Olá, Sonhadores! Eu já imaginava que esse ano seria uma loucura porque eu me propus a fazer muitas coisas na minha vida que ficaram sendo arrastada durante a pandemia. Mas, felizmente, minha meta de leitura não foi afetada e nesse semestre eu consegui ler até mais livros do que o planejado! E como todo final de semestre eu venho hoje com o famigerado post de retrospectiva, onde além de trazer tudo o que li, eu seleciono os melhores livros em diferentes categorias.
Leituras do Semestre
Apesar de eu ler mais livros do que eu previ, muitos deles são bem curtinhos. Então, na verdade, posso dizer que me mantive na média de leitura esperada se tratando de páginas lidas. Um ponto negativo foi que foram poucos livros que eu amei, a maior parte eu gostei ou achei ok só. Parte disso acredito que seja porque acabei lendo mais coisa que não necessariamente eu escolhi (como os livros de clube e leitura coletiva), e alguns que eu peguei pra ler por serem curtos e eu queria reduzir a quantidade de livros pendentes. Não sei se essa foi a melhor ideia porque agora a maioria pendente são calhamaços, mas enfim! Vamos a eles:
O Grande Livro da Mitologia Egípcia
Grimório Oculto
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Morte na Praia
O Eterno Adão
A Filha Perdida
2001: Uma Odisseia no Espaço
Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca
Obsessão
Filhos de Duna
Renúncia de um Amor
O Alienista
O Bem-Amado
Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal
As Aventuras de Pinóquio
O Doutor Ox
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes
O Caso do Hotel Bertram
Os Analectos
Pasta Senza Vino
A Origem das Espécies
Matéria Escura
O Homem Que Morreu Duas Vezes
Tarzan
O Sanatório
Na Estrada Com o Ex
Novas Verdades, Um Único Amor
Anuhar, O Guardião do Ar
Breves Respostas Para Grandes Questões
Ikigai
TOP 3 – Livros Favoritos
#1
O Homem Que Morreu Duas Vezes
#2
Filhos de Duna
#3
Matéria Escura
O primeiríssimo lugar foi o mais fácil de escolher. O Homem Que Morreu Duas Vezes foi um livro que me conquistou em muitos sentidos e me deixou feliz, em especial, porque eu sabia que O Clube do Livro das Quintas-Feiras podia ser melhor, e nesse segundo volume o autor melhorou exatamente os pontos que eu apontei, dando como resultado esse livro excelente! Estou muito ansioso por continuações. O segundo livro favorito eu coloquei Filhos de Duna, o terceiro livro da série e o que concluí a primeira geração da trama. Fiquei muito satisfeito com ele, pois ele pegou o que tinha de melhor no primeiro volume com o melhor do segundo e formou um terceiro ideal! Depois de ler o segundo eu estava em dúvidas se continuaria lendo a próxima trilogia, mas agora tenho certeza que vou. Por fim, o terceiro lugar ficou para Matéria Escura. Esse é um livro que ficou hypado por muito tempo e eu enrolei muito para ler. Entendi porque ele se tornou tão popular e não vejo a hora de pegar para ler Recursão, o outro livro bombado do autor.
Premiações
Caso você ainda não esteja familiarizado, todos semestre eu escolho arbitrariamente 5 premiações que se encaixem nos temas dos livros que li para decidir qual deles foi o melhor! Para dar uma chance de cada um ter seu minutinho de fama, não vou incluir os que já estão no TOP 3. Então vamos lá, seguem abaixo as categorias:
Melhor Livro Que Inspirou Filme da Disney!
Até a data dessa postagem eu ainda não liberei a resenha do escolhido dessa categoria, mas calma que está quase aí. Estou falando de Tarzan de Edgar Rice Burroughs. Não tinha como eu não gostar de um livro com uma escrita tão semelhante ao de Júlio Verne. Fiquei muito surpreso com toda a história e mais ainda com como a Disney fez um bom trabalho de adaptação para um filme infantil.
Melhor Comédia
Por falar em Júlio Verne, o vencedor dessa categoria foi O Doutor Ox! Li vários livros esse semestre que me fizeram rir muito, O Bem-Amado, Alcatraz e até mesmo Na Estrada Com o Ex. Mas essa pequena obra do Verne foi com certeza a mais divertida e inusitada.
Melhor Livro Policial
Como sempre, li vários livros thriller e livros policiais, mas é difícil eles concorrerem com Agatha Christie. Principalmente quando neste semestre eu reli um dos meus livros favoritos dela: O Caso do Hotel Bertram. Não entendo porque esse não é um livro muito relançado da autora, mas fica aqui minha recomendação.
Melhor Livro de Não Ficção
Sou um leitor assíduo de não ficção e é bem difícil escolher um melhor quando eles podem ser sobre temas tão distintos. Então, decidi escolher pelo que mais me impactou: Breves Respostas Para Grandes Questões do Stephen Hawking. Ler esse livro despertou em mim algo que já esteve muito em minha mente, mas que pela correria do dia a dia e do foco em tarefas e responsabilidades, acabei deixando adormecer: a curiosidade pelos mistérios do universo. É muito bom ouvir um dos cientistas mais renomados que conhecemos nos dar expectativas sobre o que a ciência está alcançando, principalmente Stephen Hawking que é tão otimista, tornando a leitura ainda mais prazerosa.
Melhor Livro do Clube de Leitura
Desde que comecei a participar de clubes de leitura, decidi criar essa categoria, pois todos os que concorrem nela tem algo em comum: eu não escolhi o livro. Graças a isso tive a oportunidade de ler diversos livros que seriam muito improváveis de serem lidos por minha escolha, e assim acabo descobrindo ótimas histórias. O vencedor desse semestre é Pasta Senza Vino, um livro nacional que se passa (em maior parte) na Itália. Tivemos um encontro com o autor e foi ótimo. Não deixe de ler a resenha dele (e de todos os outros livros que te despertaram interesse!), vale super a pena.
Bem, pessoal, essa foi a retrospectiva. Confesso que apesar de ter sido um semestre de leituras produtivas, não gerou muitos livros favoritos pra mim. Mas tudo bem, nem sempre dá para ser assim, certo? O lado bom é que como já foram muitos livros, semestre que vem posso relaxar mais e ler com calma os calhamaços que estão aguardando aqui na minha estante. Obrigado pela sua companhia e fique comigo próximo semestre, pois tenho ótimas coisas planejadas!