Pinóquio - Carlo Collodi

Resenha | As Aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi

As Aventuras de Pinóquio é um livro do escritor italiano Carlo Collodi que foi originalmente publicado por capítulos em um jornal infantil entre 1881 e 1883.


Olá, Sonhadores! Acho que nunca comentei aqui no blog, mas tenho um projeto pessoal de ler todos os livros originais que inspiraram filmes da Disney. Já li e fiz resenha de alguns, mas hoje trago um que, particularmente, nunca me atraiu muito quando criança: Pinóquio. Como tenho esse projeto, o P.S. Allen tem esse livro e ele é curtinho, decidi pegar para ler. Se foi bom? Vamos ver…

“- Lembra que os meninos que querem fazer as coisas por capricho e à sua moda acabam por arrepender-se, mais cedo ou mais tarde.”

Sobre o Livro

Todos nós conhecemos o Pinóquio pela sua maior característica: seu nariz cresce quando ele mente. Bom, na história original não é bem assim, na verdade, não é apenas isso. Pinóquio não tem só o mau hábito de mentir, ele tem todas as características de uma criança pestinha que da trabalho e desgosto para os pais.

Mas vamos do início, um marceneiro começa a achar que está ficando maluco quando um pedaço de madeira começa rir e chorar. Na primeira oportunidade, ele a dá para seu amigo Gepeto, um artesão que veio em busca de madeira para construir uma marionete.

Assim que Gepeto constrói a marionete, ela ganha vida e é adotada como um filho pelo velho. Porém, Pinóquio é uma criança terrível, desobediente, sempre se metendo em confusão e causando sofrimento a seu pai. Em cada capítulo temos uma aventura da marionete em que, aos poucos, ela vai aprendendo sobre o mundo e tentando ser uma pessoa melhor através de seus frequentes erros.

Outros livros que podem te interessar:

Pinóquio - Carlo Collodi

Minha Opinião

Eu não fazia ideia de que a história de Pinóquio havia sido publica nesse formato de capítulos em um jornal infantil. E isso faz muito sentido, pois em cada aventura, o autor coloca uma característica negativa que as crianças podem desenvolver devido a uma educação falha e uma situação ruim que ela pode causar. E, no final, ele mostra as consequências desses comportamentos.

Temos todos os elementos que conhecemos da história do personagem, mas todas foram adaptadas ao longo do tempo. No original, temos a baleia que engole Gepeto (que na verdade é um tubarão gigante). Temos o grilo falante. Temos a transformação dele em burro. Temos a fada e a busca de Pinóquio para ela transforma-lo em um humano. Todos esses elementos e muitos outros estão na história original, só que de forma mais profunda.

Vale lembrar também que é um livro antigo e mais pesado comparado aos livros infantis atuais. Em muitos momentos a gente fica chocado com as atitudes da marionete e das situações da história. As que mais me marcaram foram Pinóquio matando o grilo falante sem dó nem piedade e a cena em que ele é enforcado!

Como eu disse no início, a história de Pinóquio nunca me atraiu muito, mas não posso negar que essa foi uma leitura interessante que mudou minha visão sobre o personagem. Recomendo bastante a leitura!

“- É a minha mãe, que parece com todas as boas mães, que querem muito bem a seus meninos e não os perdem de vista, e os ajudam amorosamente em toda desgraça, mesmo quando esses meninos, pelas suas travessuras e mau comportamento, mereceriam ser abandonados e deixados a própria mercê.”


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Pinóquio - Carlo Collodi

As Aventuras de Pinóquio

Carlo Collodi

ISBN: 978-85-723-2417-5

2013 – Martin Claret

182 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Um verdadeiro conto de fadas onde o caráter humano é exposto com sutileza por meio das mais belas e emocionantes narrativas. Tradução da história original, o livro conta a história de um boneco que se transforma em menino de verdade. Mentiras, enrascadas, orgulho, ambição, traição, arrependimento, perdão, coragem, são as emoções que mais se fazem presentes nesta emocionante aventura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s