Resenha | Bambi – Felix Salten

Olá, Sonhadores! Precisamos falar sobre Bambi. Eu li este livro despretensiosamente ano passado, após ter visto o filme da Disney e que surpresa eu tive! Entrou para meus livros favoritos da vida e tem muita coisa sobre ele que eu gostaria de compartilhar com vocês hoje.

“Bambi percebeu que o mundo havia mudado. Era difícil para ele aceitar esse mundo alterado. Todos viviam como ricos, e então começaram a enfrentar a pobreza. Mas Bambi só conhecia a riqueza.”

O livro conta a história da vida de Bambi, um cervo recém nascido que ao longo da história vai se desenvolver, crescer e aprender muitas coisas sobre a vida e a natureza. O conceito é muito semelhante ao filme, caso você já tenha assistido. Porém, existem muitas diferenças no que acontece e nos personagens, pois o livro é um pouco mais profundo e explora mais alguns temas. Isso faz muita gente questionar se Bambi foi escrito para o público infantil. Eu diria que não, e diria também que o filme tentou se aproximar um pouco mais desse público, mas ainda assim foi um pouco impressionante demais para crianças.

Durante seu desenvolvimento, Bambi conhece outros animais iguais e diferentes da sua espécie. O autor usa o antropomorfismo (atribui características humanas a outros seres ou coisas inanimadas) para criar situações e personagens que Bambi precisa aprender a lidar. O começo do livro, em especial, faz a gente se sentir muito na pele de uma criança que está conhecendo o mundo e é impressionante como o autor consegue nos fazer enxergar as coisas através dos olhos do pequeno cervo.

A medida que Bambi vai crescendo ele começa a perceber também as mudanças do ambiente, em si mesmo, em como a vida não é tão fácil no inverno como é nas outras estações e os sentimentos que ele desenvolve por Falina (uma cerva de sua idade que foi sua amiga desde pequena). Sua maturidade vai chegando conforme suas experiências. É uma construção tão natural e bonita que não acho palavras para elogiar.

O maior tema que o livro aborda é a relação do Homem com a Natureza. Assim como no filme, os animais vivem em constante perigo por causa de caçadores na região e precisam sempre ser muito cuidadosos. Inclusive, existe todo um ecossistema colaborativo, onde os animais alertam uns aos outros quando o perigo se aproxima. O capítulo onde é narrado uma caçada no bosque foi uma das coisas mais perturbadoras que eu já li (eu já tinha achado a cena tensa no filme, mas o livro consegue ser pior). Infelizmente um tema que o filme abordou, mas o livro não, é o grande incêndio que ocorre na floresta por causa do Homem. Uma pena, pois é um assunto super relevante nos dia de hoje onde tanto se vê a destruição de florestas no Brasil e uma total negligência de nossos governantes com isso.

Porém, oposto a isso, temos uma parte muito relevante do livro que foi excluída do filme, que é Gobo, um pequeno cervo, irmão de Falina e amigo de Bambi. Gobo tem a saúde frágil, mas é muito gentil e bonzinho. Ficamos com o coração na mão quando vemos os outros animais olhando para ele com piedade, sabendo que nessas condições ele não tem chances de viver na natureza selvagem, em especial com caçadores nas redondezas. Porém, ele tem um papel extremamente importante na trama e vai abordar algo diferente (que não vou falar por causa de spoilers).

Gostaria de mencionar também um capítulo em especial que é muito curtinho, mas que A-CA-BOU comigo. O autor narra o fim da transição do outono para o inverno em um diálogo entre duas folhas que ainda estão em uma árvore, prestes a cair a qualquer momento. Ele aborda o tema de morte nesse texto de uma forma que não tem como você ler sem se sentir DESTRUÍDO. Eu amei!

Eu honestamente não sei porquê Bambi é um livro raro sendo uma obra tão incrível. Acho que todas as pessoas do mundo deveriam ler. Eu só colocaria um disclaimer: se você for uma pessoa muito sensível, especialmente quando se trata de animais, eu pensaria duas vezes antes de ler. Porque apesar de toda a delicadeza e beleza, é uma história que retrata as coisas da forma como elas são e vai destruir seu coração em diversos momentos.

“- Por que está gritando? – perguntou o velho, sério. Bambi tremia de pavor e não ousou responder. – Sua mãe não tem tempo para você – continuou ele. Bambi foi totalmente consumido por aquela voz imperiosa, mas ao mesmo tempo ele a admirava. – Não consegue ficar sozinho? Você devia ter vergonha.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Bambi

Felix Salten

ISBN: 978-85-675-6623-8

2019 – Wish

240 páginas (Pt/Br)

Sinopse: A vida de Bambi na floresta começa feliz tranquila com seus amigos e os primos de Bambi, o frágil Gobo e a bela Faline. Mas o inverno chega, e Bambi descobre que a floresta está em perigo. A primeira nevasca torna a comida difícil de encontrar. O pai de Bambi, um belo cervo, desaparece na mata, deixando Bambi e sua mãe sozinhos. E então há o homem, que vem para a floresta com suas armas de fogo. Em uma narrativa emocionante e encantadora, Bambi precisará enfrentar uma jornada cheia de dificuldades para se tornar o Príncipe da Floresta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s