Tarzan é o primeiro livro de uma série escrita pelo norte-americano Edgar Rice Burroughs.
Olá, Sonhadores! Continuando a saga de ler livros que inspiraram filmes da Disney, hoje trago para vocês a minha experiência com a leitura de nada mais, nada menos, do que Tarzan! E qual foi minha surpresa quando descobri que, na verdade, se trata de uma série!? Infelizmente ela não foi trazida completa para o Brasil, então vou falar apenas sobre o primeiro volume. Preparados?
“Tarzan era dono de um corpoe um cérebro de ser humano, mas ele era macaco por causa do ambiente e do estilo de sua vida na selva.”
Sobre o Livro
A trama da história é bem parecida com o filme da Disney, exceto pelo fato de que tudo é tratado de forma menos infantilizada. O livro começa também um pouco antes do filme, contando como e porquê os pais de Tarzan foram parar isolados e perdidos nessa selva. A história conta também o que eles fizeram para sobreviver e como acabaram morrendo.
A partir daí seguimos com o que conhecemos, a macaca Kala encontra o bebê, o adota e o batiza de Tarzan. O menino tem uma infância difícil por causa do seu desenvolvimento atrasado em comparação aos outros filhotes, afinal ele é humano. Mas sua mãe adotiva faz tudo para protege-lo e ajuda-lo. Quando Tarzan já está mais velho, começa a desenvolver habilidades novas e a superar seus irmãos macacos.
Um dia, Tarzan encontra a cabana em que seus pais morreram e, aos poucos, vai descobrindo quem ele realmente é. No meio dessa jornada temos a chegada de Jane, que também acaba encrencada e perdida na selva com seu pai e companheiros de viagem. Além disso, diferente do filme, no livro temos um elemento a mais, uma aldeia de nativos africanos que, para fugir dos Europeus, se refugiaram distantes no continente, próximos a grande selva.

Outros livros que podem te interessar:
- Bambi – Felix Salten
- O Mágico de Oz – L. Frank Baum
- Os 101 Dálmatas – Dodie Smith
- As Aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi
- O Velho e o Mar – Ernest Hemingway
Minha Opinião
Por incrível que pareça, a Disney até que seguiu muito fielmente o livro. Fazendo adaptações apenas no que era necessário para torna-lo mais voltado ao público infantil. Cortaram alguns elementos também que não atrapalham a história por sua ausência, mas que entendo que foi necessário pelo pouco tempo que o filme tem. De qualquer forma, o filme foi muito bem construído e se aproveitou de muitas referências interessantes do livro.
Para quem não sabe, existe um filme 2 do Tarzan, mas ele se passa na infância do menino, não é uma continuação e também não tem ligação com o andamento da série.
Agora falando um pouco sobre o livro em si. A escrita do autor é muito semelhante ao de Júlio Verne, então, para mim, foi um prazer lê-lo. A linguagem, os personagens, os toques de aventura e ficção que o autor usa são muito característicos ao de Verne.
Apesar de ser uma série, esse livro tem um começo meio e fim. No final temos apenas um gancho para o próximo volume. O problema aqui é que esse gancho é muito chocante, eu realmente não estava esperando por ele. Então agora eu sinto que preciso ler o próximo volume. Também achei que o final foi meio corrido, tudo aconteceu muito rápido e acho que faltou um desenvolvimento mais sutil, pois a história passa por uma mudança bem drástica.
Vale também evidenciar que esse é um livro escrito em 1912, com uma trama que se passa muito antes disso ainda e, além disso, em um continente Africano um pouco fantasiado. Tem uma exaltação da raça branca e uma mistificação dos africanos que, inclusive, acredito ter sido o principal motivo para terem cortado toda a relação da história com isso do filme.
De resto é um livro muito fascinante. Para quem gosta de aventura, esse é um prato cheio. Vou tentar ler os próximo volumes em inglês (apesar de até esses serem de difícil acesso). Recomendo a leitura a todos!
“Tarzan dos Macacos era a personificação do homem primitivo, do caçador, do guerreiro. (…) ele podia facilmente encarnar algum semideus de um povo selvagem e guerreiro de sua antiga floresta.”
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Tarzan
Edgar Rice Burroughs
ISBN: 978-65-509-7002-4
2020 – Principis
288 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Um casal de aristocratas ingleses é abandonado em uma ilha após um motim. Eles sobrevivem e na floresta nasce o pequeno lorde Greystoke, porém a sorte os abandona rapidamente com a morte do casal. O órfão é adotado por Kala, uma macaca antropoide, que o chama de Tarzan e o introduz na tribo à que pertence. Criado na selva, ele se torna poderoso, com grandes habilidades físicas, mas selvagem. Até que ele tem o primeiro contato com os humanos e conhece Jane, que desperta questionamentos sobre a sua identidade e origem, criando um conflito entre seu lado selvagem e humano.
Que bacana! Eu não fazia ideia da existência desse livro. Eu era apaixonada pelos livros de Julio Verne na adolescência, então creio que irei gostar bastante de fazer a leitura desse livro quando tiver a oportunidade. Amei a resenha e também a foto 😍👏🏼👏🏼👏🏼
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado ❤️ Certeza que vai gostar então. Sem contar que é uma edição bem acessível da editora Principis!
CurtirCurtido por 1 pessoa