O Livro da Selva é uma coletânea de fábulas do escritor Rudyard Kipling que representam a vida selvagem.
Olá, Sonhadores! Continuando minha meta de ler livros que inspiraram filmes da Disney, hoje eu trago a resenha de O Livro da Selva de Rudyard Kipling. Confesso que foi um pouco diferente do que eu esperava porque ele é composto por contos, não é um romance. E caso você não saiba, um desses contos inspirou o filme Mogli, o Menino Lobo da Disney.
Sobre o Livro
Todos os contos desse livro retratam a vida na selva em um formato de fábula. Temos um grupo de contos com nosso protagonista Mogli, o menino lobo, que quando bebê se perdeu dos pais na floresta e foi resgatado por uma alcateia. Os lobos o criaram, assim como o urso e a pantera, e todos o ensinaram a sobreviver nesse ambiente que era, ao mesmo tempo, hostil, mas muito regrado.
Cada conto tem seu foco. Em um, o vilão é um tigre, no outro, por incrível que pareça, são os macacos (pois eles são como párias da floresta por seu comportamento extremamente tolo e irresponsável). Além disso, tem também contos que envolvem os humanos e a verdadeira família de Mogli.
Depois que esses contos terminam começa uma nova leva de contos individuais, com novos protagonistas como Kotick a foca branca, Rikki-tikki o mangusto, e até contos sobre animais usados em guerras no Oriente Médio como elefantes e camelos. Ah, e entre os contos geralmente tem algumas poesias de canções desses animais selvagens.
Outros livros que podem te interessar:
- Bambi – Felix Salten
- Tarzan – Edgar Rice Burroughs
- Os 101 Dálmatas – Dodie Smith
- O Mágico de Oz – L Frank Baum
- As Aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi

Minha Opinião
O livro realmente te faz mergulhar no universo da selva, principalmente depois que você termina a parte do Mogli e o território das histórias se expande. A forma como o autor constrói a sociedade dos animais é muito interessante porque eles não vivem no caos, há muitas leis na natureza e há uma certa dignidade por parte dos animais de segui-las.
O problema que eu tive com esse livro, além de ter sido pego de surpresa por contos, é que alguns contos foram ótimos, outros nem tanto. Em alguns eu ficava muito envolvido, como no de Kotick a foca branca. Talvez por ele se passar no mar e esse ser meu ponto fraco, eu gostei bastante. Mas já outros como o dos elefantes de guerra foi bem sofrido.
Sem dúvidas é uma boa recomendação de livro para crianças. Além, claro, de ser um clássico e poder assistir ao filme depois. Eu confesso que queria ter assistido antes de fazer a resenha para colocar aqui também minhas impressões, mas por motivos de força maior não consegui. Apesar de já ter assistido na infância, hoje em dia não lembro mais como é. Mas fica aqui a recomendação e até a próxima!
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

O Livro da Selva
Rudyard Kipling
ISBN: 978-65-555-2091-0
2020 – Principis
176 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Por mais indomável que parece ser, a vida na selva tem uma Lei que contempla a todos os animais que nela habitam até mesmo um filhote de homem criado por lobos. Aventuras e a luta pela sobrevivência são relatados em sete contos, mostrando o respeito entre os animais e as amizades que um garoto pode ter com um urso e uma pantera a medida que amadurece como humano.