Resenha | As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis

Olá, Sonhadores! Depois de demorar muito tempo, este ano eu finalmente li a obra completa de As Crônicas de Nárnia do autor C. S. Lewis. Nesta resenha vou falar um pouco sobre o que achei sobre a série como um todo, ao invés de falar individualmente de cada livro. Afinal, quando você mergulha no universo de Nárnia, você acaba querendo saber mais e mais e ler tudo!

“Ele há de vir e há de ir-se. Num dia, poderão vê-lo; no outro, não. Não gosta que o prendam… e, naturalmente, há outros países que o preocupam. Mas não faz mal. Ele virá muitas vezes. O importante é não pressioná-lo, porque, como sabem, ele é selvagem. Não se trata de um leão domesticado.”

As Crônicas de Nárnia é uma série de fantasia publicada no Reino Unido na década de 50 pelo autor C. S. Lewis. Ela é composta por 7 livros: “O Leão, A Feiticeiro e O Guarda-Roupa”, “Príncipe Caspian”, “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, “A Cadeira de Prata”, “O Cavalo e seu Menino”, “O Sobrinho do Mago”, “A Última Batalha”. Que pode ser lida nesta ordem que eu passei que é a ordem de publicação, ou pela ordem cronológica (começando pelo “O Sobrinho do Mago” e colocando “O Cavalo e seu Menino” em terceiro, de resto continua o mesmo). Honestamente não acho que faz muita diferença, visto que essas duas histórias são mais avulsas da jornada principal, mas fica aqui a informação.

A série, começando pelo livro “O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa”, conta a história de quatro irmãos (Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia) que, fugindo de bombardeios em Londres durante a II Guerra Mundial vão para a casa de um tio no interior e lá descobrem um mágico guarda-roupa que os leva ao misterioso mundo de Nárnia. Seria uma aventura muito divertida neste mundo mágico, mas eles descobrem que Nárnia está atualmente sob o domínio da cruel Feiticeira Branca, que faz com que este mundo seja um lugar hostil, sem liberdade e que vive eternamente num frio e rigoroso inverno. Durante a estadia deles em Nárnia, as crianças acabam se metendo em algumas confusões e descobrem que elas estão destinadas a salvar este mundo do domínio da feiticeira.

O livros seguintes contam aventuras posteriores que os irmãos tiveram até o fim da existência de Nárnia. Incluindo novos personagens e lugares. Além disso, no livro “O Sobrinho do Mago” vamos para muito tempo no passado descobrir como Nárnia foi criada e a origem de Feiticeira!

Um dos personagens principais da série é o leão, Aslam. Ele é a representação de Jesus Cristo na série, informação confirmada pelo próprio autor que era um cristão e quis, através de sua obra, passar as mensagens bíblicas que acreditava. Apesar dessa base cristã, C. S. Lewis soube fazer isso de forma sutil e subliminar. Sem referencias diretas, mas claras o suficiente para quem conhece um pouco da religião conseguir relacionar as coisas.

Eu costumo gostar bastante de livros infantojuvenis por três motivos principais: nos dão uma leitura agradável, geralmente aquece nossos corações com alguma mensagem e quase sempre são engraçados. Nárnia tem as três características. Você vai adorar explorar novos lugares em “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, vai rir muito com “O Sobrinho do Mago” e se emocionar bastante com o fim de toda a jornada em “A Última Batalha”. Recomendo muito para todos os públicos! De bônus, ainda pode ver os filmes depois que eu acho que fazem jus aos livros.

“Se alguém chegar na frente de Aslan sem sentir medo, ou é o mais valente de todos ou então é um completo tolo.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


As Crônicas de Nárnia

C. S. Lewis

ISBN: 978-85-782-7069-8

2009 – Martins Fontes

752 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinqüenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literaturaclássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, ‘As crônicas de Nárnia’ continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s