Resenha | O Castelo no Ar – Diana Wynne Jones

Olá Sonhadores! A resenha de hoje será sobre o segundo livro da série de O Castelo Animado. Dessa vez a história vai contar com um novo protagonista, mas em determinado momento seu caminho vai cruzar com os personagens do primeiro livro: Sophie, Howl e cia. Vamos lá?

Sobre a História

A história começa em Zanzib, uma cidade distante no meio do deserto. Como eu disse na introdução, este livro não terá Sophie como protagonista, mas sim Abdullah, um mercador de tapetes que prefere sua vida humilde, porém livre, do que viver com seus parentes mais ricos. Porém, ele é um jovem muito sonhador e criou em sua própria cabeça a narrativa de que ele é um príncipe perdido.

Um belo dia, Abdullah comprou de um homem estranho um tapete voador. Com medo de estar sendo trapaceado, Abdullah decide dormir em cima do tapete para não deixar que ele fuja voando no meio da noite. O que ele não esperava é que o tapete o levaria durante seu sono até um belo jardim onde ele conheceria e se apaixonaria pela princesa Flor da Noite, filha do Sultão de Zanzib. Abdullah volta a se encontrar com Flor da Noite mais vezes dessa forma, até que um dia ela é raptada por um Djim, uma criatura muito poderosa e temida neste mundo.

O Sultão descobre que sua filha desapareceu e que ela estava envolvida com Abdullah. O jovem passa a ser perseguido pelos soldados e, ao mesmo tempo, ele quer descobrir onde o Djim levou Flor da Noite e como poderá salva-la.

“- Nem por um só momento eu acredito nesse djim – disse o Sultão. – É conveniente demais. Você deve ter escondido a menina em algum lugar.”

Minhas Considerações

A princípio parece que essa história não tem ligação nenhuma com o primeiro livro, mas em determinado momento os personagens originais vão começar a aparecer. A questão é que a narrativa do segundo livro não depende do primeiro, o que faz com que você possa ler em qualquer ordem. PORÉM, os personagens do primeiro livro não são reapresentados no segundo, eles apenas aparecem pressupondo que você já os conheçam. Então sim, eu recomendo ler na ordem. Caso você não tenha lido ainda, eu tenho aqui a resenha do primeiro livro para você conhecer.

Para quem gostou do primeiro, pode se decepcionar um pouco se acha que o segundo vai continuar contando com os mesmos personagens. Eles aparecem, mas com um papel secundário e pequeno. Porém, o estilo da escrita, a forma com que a autora cria o universo e a magia, até mesmo a forma com que ela faz comédia se mantém a mesma e acaba sendo muito agradável de ler também. Eu super recomendo.

Outra confusão muito comum é que o primeiro livro teve uma versão cinematográfica feita pelo estúdio Ghibli chamada O Castelo Animado, assim como o livro. Porém, o mesmo estúdio fez outro filme chamado O Castelo no Céu, só que este filme NÃO É baseada em O Castelo no Ar, eles não tem nenhuma ligação. O Castelo no Ar só existe em livro mesmo.

51-gbl4Fo9L._SX334_BO1,204,203,200_


Avaliação

♥ ♥ ♥ ♥

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads

Título: O Castelo no Ar (Castle in the Air)O_CASTELO_NO_AR_1247460296B

Autor: Diana Wynne Jones

Editora: Galera Record

Ano: 2007 (1990)

Páginas: 304

Idioma: Português (Inglês)

ISBN: 978-85-010-7542-0

Sinopse: Abdullah é um humilde vendedor de tapetes na praça de Zanzib, que gosta de fingir ser o filho perdido de um poderoso rei. Mas sua vida tediosa é deixada para trás quando ele compra um tapete voador de um misterioso estranho. Sem saber como, o tapete o leva ao jardim do Sultão, onde conhece a bela e esperta princesa Flor da Noite.

Este é o ponto de partida para uma série de aventuras fantásticas, envolvendo lindas princesas (e outras nem tanto), um perverso djim, um gênio em uma garrafa, mulheres que viram gatos, soldados que viram sapos e uma nuvem que parece um castelo… ou seria um castelo que parece uma nuvem?

* Informações da publicação original entre parênteses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s