Resenha | Six of Crows: Sangue e Mentiras – Leigh Bardugo

Olá, Sonhadores! Depois da estreia da série de Sombra e Ossos na Netflix, finalmente eu decidi ler essa duologia que compõe o universo Grisha de Leigh Bardugo. Eu cheguei a ler Sombra e Ossos a um bom tempo atrás, mas acabei não fazendo resenha na época e agora eu já não lembro o suficiente para tal. Então eu decidi não cometer o mesmo erro e hoje vamos falar de Six of Crows!

“Kaz se inclinou para trás. ‘Qual é a maneira mais fácil de roubar a carteira de um homem?’
‘Faca na garganta?’, perguntou Inej.
‘Arma nas costas?’, disse Jesper.
‘Veneno no copo?’, sugeriu Nina.
‘Vocês são todos horríveis’, disse Matthias.”

Sobre a História

Diferentemente de Sombra e Ossos onde todos os eventos se passam no reino de Ravka, em Six of Crows a história começa no pais de Kerch: uma ilha em que tudo, inclusive suas divindades, giram em torno do dinheiro e do lucro. A trama começa pouco tempo depois dos acontecimento finais de Ruína e Ascensão (último livro da trilogia Grisha), onde Ravka está se reerguendo.

Para quem não leu a primeira trilogia da autora, recomendo começar por ela antes de ler esse livro. Não que você não possa começar por ele direto, mas ele faz muitas referências aos acontecimentos anteriores, inclusive trazendo personagens de volta. Mas, caso não queira seguir meu conselho, tudo o que você precisa saber é que nesse mundo existem os Grishas, que são pessoas que nasceram com poderes “mágicos” de manipular matéria física, forças elementais e até a vida.

A trama de Six of Crows gira em torno de um cientista que criou, através de uma planta, uma droga chamada Jurda Parem, que leva ao extremo o poder dos Grishas. O problema é que a droga é extremamente viciante e mata quem a consome aos poucos. Esse cientista acaba preso pelo reino de Fjerda, um pais conservador que enxergam os Grishas como abominações. Agora todas as nações estão com medo do que pode acontecer se a receita da Jurda Parem cair em mãos erradas.

O conselho de mercadores do país de Kerch, com receio das consequências que uma possível guerra pode causar ao capitalismo, decide enviar um grupo para sequestrar o cientista que está sendo mantido na prisão de segurança máxima de Fjerda. E é aqui que entram os protagonistas da nossa história: os membros do Clube do Corvo. Liderado por Kaz Brekker, um dos bandidos mais temidos de Kerch, o grupo é contratado para invadir Fjerda, sequestrar o cientista e traze-lo vivo para Kerch, em troca de uma imensa fortuna.

Minhas Considerações

Já começo dizendo que essa série é superior a Sombra e Ossos em muitos sentidos. Fica evidente como a autora evoluiu e conseguiu criar um universo mais interessante e personagens mais bens desenvolvidos. Minha única crítica quanto aos personagens é que parece que a autora forçou um pouco a barra ao manter a idade deles entre 17 e 18 anos para o livro ser um Young Adult, sendo que não corresponde com a idade que eles realmente parecem ter. Mas quanto ao universo, a autora conseguiu desenvolver muito mais, criando conflitos que envolvem todas as nações da região e mostrando um pouco mais sobre elas.

Todos os personagens desse livro são muito cativantes. Quem gosta de um romancezinho vai amar e sofrer ao mesmo tempo com os casais que vão sendo formados e todas as dificuldades que impedem os romances engatarem!

O livro também tem bastante ação e as melhores partes são quando o grupo executa seus planos e o leitor fica com coração na mão esperando tudo dar certo. Especialmente porque Kaz sempre tem uma carta na manga e oculta informações até mesmo de sua equipe.

O segundo livro dessa série se chama Crooked Kingdom e é uma continuação direta. Ele vai narrar os acontecimentos após o assalto de Kaz e sua equipe em Fjerda e resolver todos os conflitos que ficaram pendentes. Não pretendo fazer resenha, porém devo dizer que ele segue a qualidade do primeiro, mas aprofundando mais os personagens. A história nesse segundo livro é encerrada de forma satisfatória, mas deixando várias possibilidades para continuação. Não sei se a autora pretende transformar numa trilogia algum dia, mas existe a possibilidade e eu adoraria!

Eu assisti a adaptação da Neflix antes de ler este livro e devo dizer que eles fizeram um excelente trabalho na caracterização dos personagens. Fiquei com receio pelo fato deles terem misturado as duas séries, mas depois que li essa duologia vi que é possível misturar as duas histórias fazendo adaptações aceitáveis. Então estou ansioso pela continuação!

“Você conhece a palavra parem? (…) Significa ‘sem piedade’.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Six of Crows: Sangue e Mentiras

Leigh Bardugo

ISBN: 978-85-823-5382-0

2017 – Gutenberg

504 páginas (Pt/Br)

Sinopse: A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.
Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.
Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.
O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s