O Caminho dos Reis é o primeiro volume da série épica Os Relatos da Guerra das Tempestades do escritor Brandon Sanderson.
Olá, Sonhadores! O grande dia chegou. FINALMENTE. Depois de muitos contratempos, a série The Stormlight Archive do Brandon Sanderson veio para o Brasil pela editora Trama como Os Relatos da Guerra das Tempestades. Por enquanto temos apenas o primeiro volume, O Caminho dos Reis (que é sobre o que vamos conversar hoje), mas espero que a editora traga logo as sequências. Apesar dessa resenha ser só sobre o primeiro livro, se prepare, pois são mais de 1200 páginas e um super fã do autor para falar aqui hoje!
“Acho que algo instintivo em nós compreende que buscar o bem para a sociedade é geralmente melhor para o indivíduo também. A humanidade é nobre, quando damos a ela a chance de ser nobre. Essa nobreza é algo que existe independentemente do decreto de qualquer deus.”
Sobre o Livro
Esse livro é uma High/Epic Fantasy, ou seja, é uma fantasia de proporções gigantescas, com um universo extenso e complexo, com muitas tramas paralelas e entrelaçadas e com histórias que vão desde intrigas familiares, passando por mistérios ocultos e indo até batalhas sangrentas. Para quem leu O Senhor dos Anéis e/ou As Crônicas de Gelo e Fogo, essas são boas referências.
Mas calma, apesar do extenso conteúdo vou tentar resumir aqui sobre o que a história se trata, sem dar, claro, nenhum spoiler. E antes de começar, apenas um aviso: quando iniciar a leitura você vai ficar perdido. Os capítulos se passam em lugares diferentes, focados em personagens diferentes, algumas vezes no passado, e sem muitas explicações do contexto. Porém, não se preocupe, a medida que a leitura for fluindo, as coisas vão se encaixando e fazendo sentido. Basta que você leia de maneira constante e não fique longos períodos sem ler porque senão você vai mesmo esquecer.
Dito isso, vamos a história. O foco de tudo são as grantormentas, tempestades devastadoras de origem desconhecida que varrem o continente com certa frequência. Existe também toda uma mitologia de um passado mágico em que Cavaleiros Radiantes, com poderes incríveis protegiam o mundo de terríveis desolações, até o momento em que eles misteriosamente abandonaram tudo, deixando a civilização vulnerável. O que de fato aconteceu nesses tempos ficou perdido na história. Talvez o que se conte hoje em dia seja uma versão deturpada e talvez as grantormentas tenham alguma relação com isso, mas ninguém realmente sabe.
Neste mundo existem diversos reinos, sendo o destaque da trama Alethkar. Após o assassinato do rei, o príncipe resolveu ir atrás de vingança nas Planícies Quebradas para exterminar os Parshendianos, o povo que admitiu ter executado seu pai. O problema é que a vingança se transformou numa grande fonte lucrativa para os grão-príncipes do rei, pois lá possível extrair gemas valiosíssimas que já eram de conhecimento dos inimigos. A guerra passou a ser mais pelas gemas do que pela vingança e está durando muito anos, a ponto de Alethkar basicamente estabelecer uma nova cidade na região. E como se não bastasse as batalhas, as Planícies Quebradas também escondem terríveis e gigantescas criaturas que de vez em quando aparecem causando o caos.
Parece muita coisa já, mas isso é somente uma parte. Ainda há muito o que falar sobre as delicadas relações entre os grão-príncipes, as lendárias Armaduras Fractais, as orbes de Luz da Tempestades usadas como moeda de troca, as religiões e a cultura dos povos que falam muito sobre tudo o que está acontecendo, a tecnologia desse mundo que beira a magia e está em incrível desenvolvimento, a cultura de escravidão e de classes sociais pela cor dos olhos, o livro O Caminhos do Reis que existe dentro da história também e etc. Há muita coisa mesmo!
E em volto a esse contexto temos quatro personagens centrais. O primeiro é um assassino com poderes que lembram muito os Cavaleiros Radiantes, mas que não tem a liberdade de agir como quer, é forçado a levar a morte por onde passa. A segunda é uma jovem e talentosa desenhista em busca de salvar sua família da falência após a morte de seu pai, e ela não pretende ter escrúpulos para atingir seu objetivo. O terceiro é um incrível soldado que acabou se tornando escravo, mas apesar de todo o sofrimento que passou pela vida, sua alma nobre está sempre em busca de justiça. E, por fim, temos um grão-príncipe, braço direito do rei, grande estrategista de guerra e também poderoso guerreiro. Após uma vida inteira de combates, ele começa a perceber que o mundo em que sempre viveu não faz mais tanto sentido e que as coisas precisam mudar.
Outros livros que podem te interessar:
- Coração de Aço – Brandon Sanderson
- Elantris – Brandon Sanderson
- Skyward – Brandon Sanderson
- Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal – Brandon Sanderson
- Duna – Frank Herbert

Minha Opinião
Acho que tudo o que eu já falei vai te dar uma boa base para você começar a ler já entendendo alguma coisa e ainda assim se surpreender com os acontecimentos. O único defeito desse livro é que ele acaba! Minha recomendação é que você vá lendo aos poucos e sem pressa. Afinal são mais de 1200 páginas. O bom é que a escrita do Brandon Sanderson não podia ser melhor, é extremamente fluída, você lê super rápido e os capítulos são curtos. A menos que você não goste de fantasia (então você nem leria esse livro) você não vai ficar entediado nem por um minuto.
A construção dos personagens é impecável. Todos são personagens complexos e diferentes uns dos outros, e todos são muito coerentes em suas ações. Sem contar que eles tem aquele carisma que nos fazem torcer por eles por mais que nem sempre eles sigam o melhor caminho. O desenvolvimento deles ao longo da história também é visível, no final você nota como eles mudaram e como suas convicções de transformaram. E, de bônus, ainda acontecem revelações chocantes sobre eles!
Se ainda acha pouco, durante os diálogos há muitas reflexões e debates sobre questões éticas e filosóficas. Apesar desse universo ter algumas peculiaridades bem diferentes, há muitas correspondências ao nosso mundo, principalmente no que se trata de comportamento humano. E nada é entediante ou a toa, existe um motivo para cada coisa, cada fala, tudo ajuda a construir os personagens e o universo.
Tem muita coisa ainda para acontecer nos próximos livros. Apesar do mais superficial ter sido revelado nesse volume, ainda há bastante coisa obscura. Vale destacar também a capa com essa ilustração belíssima e a edição da Trama que ficou muito bem feita. Encontrei alguns errinhos pelo caminho, mas nada grave e podemos perdoar por causa do tamanho do livro, né? O problema mesmo fica por conta de ser um calhamaço pesadíssimo. Impossível ficar levando pra qualquer lugar. Eu não ligo, mas vai de você analisar se não compensa pegar o e-book.
Espero que tenha gostado e que minha resenha tenha sido útil para você. Estou preparadíssimo aqui esperando a Trama lançar o próximo volume para ler e trazer mais uma resenha dessa série. Se você gosta desse tipo de livro, não deixe de seguir o blog para ficar sempre por dentro e receber muitas indicações de leitura excelentes. Até a próxima!
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

O Caminho dos Reis
Brandon Sanderson
ISBN: 978-65-891-3268-4
2022 – Trama
1240 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Do autor best-seller n.º 1 do “New York Times” Brandon Sanderson, “O caminho dos reis”, o livro mais aguardado de todos os tempos, chega ao Brasil iniciando uma incrível saga épica. Roshar é um mundo de pedras e tempestades. Essas estranhas tormentas, de incrível poder, varrem o terreno rochoso com tanta frequência que terminaram moldando não apenas a ecologia, mas também a civilização. Animais que se escondem em conchas, árvores de galhos rígidos e uma vegetação que se retrai e se revela. As cidades só podem ser construídas onde a topografia oferece abrigo. Já se passaram séculos desde a queda das dez ordens conhecidas como os Cavaleiros Radiantes, mas suas Armaduras e Espadas Fractais permanecem: objetos místicos que transformam seres comuns em guerreiros praticamente invencíveis. Homens dão seus reinos em troca das Espadas Fractais. Guerras são travadas por elas, e são elas que garantem a vitória. Uma dessas guerras ocorre em uma paisagem inóspita conhecida como Planícies Quebradas. Lá, Kaladin, que abandonou seus estudos de medicina em troca de uma lança para proteger seu irmão mais novo, foi reduzido à escravidão. Agora, em meio a um conflito que parece não fazer sentido, no qual dez exércitos lutam isoladamente contra um único inimigo, Kaladin busca manter seus homens enquanto sonda os outros líderes. O Luminobre Dalinar Kholin comanda um dos exércitos. Assim como seu irmão, o falecido rei, ele é fascinado por um texto antigo chamado “O caminho dos reis”. As visões dos tempos antigos e dos Cavaleiros Radiantes o fazem duvidar até da própria sanidade. Do outro lado do oceano, a jovem Shallan, ainda inexperiente, procura realizar seu treinamento com a Luminosa Jasnah Kholin, a sobrinha herege de Dalinar. Embora aprecie o aprendizado, a motivação de Shallan não é tão nobre assim. Enquanto planeja um roubo um tanto ousado, a pesquisa que faz para Jasnah sugere segredos dos Cavaleiros Radiantes e a verdadeira causa da guerra. Após mais de dez anos de planejamento e construção deste universo único, “O caminho dos reis” é o fantástico capítulo de abertura de Os Relatos da Guerra das Tempestades, uma obra-prima de grande magnitude que continua a ser elaborada. Volte a dizer os antigos juramentos: Vida antes da morte. Força antes da fraqueza. Jornada antes do destino. E devolva aos homens os Fractais que outrora portaram. Os Cavaleiros Radiantes devem se erguer novamente.