O Farol no Fim do Mundo é uma obra póstuma do escritor francês Júlio Verne.
Olá, Sonhadores! Quero começar dizendo que tenho ficado muito feliz por encontrar muitos livros raros de Júlio Verne em sebos já que suas histórias menos populares nunca são republicadas hoje em dia. O livro da resenha de hoje é um deles e muito mais ainda está por vir!
“Naturalmente, antes que na Ilha dos Estados fosse erguido o farol no fim do mundo, o comandante Lafayate não teria cometido a imprudência de aproximar-se tanto da terra.”
Sobre o Livro
Neste livro nós vamos para o sul da Argentina, lá na Terra do Fogo, mais especificamente na Ilha dos Estados! Depois de surgir a necessidade de melhorar a navegação pela costa sul no Estreito de Lamaire, os argentinos decidiram construir um farol nessa remota e inabitada ilha próxima da região. E para administrar o local, eles enviaram três homens da marinha, com boa experiência náutica. O único trabalho deles seriam cuidar do farol e garantir que ele estaria aceso todas as noites.
Porém, a ilha não é inabitada a toa, sua formação e localização a faz ser de difícil administração no inverno. Por isso, o governo decidiu que a cada três meses os guardiões do farol seriam substituídos e fariam essas rotações trimestrais. Para a felicidade dos três primeiros selecionados, eles voltariam pouco antes do inverno começar.
Mas, para a tristeza dos mesmos, esse primeiro trimestre será marcado por um grande conflito. Presos nessa ilha estão um grupo de “piratas” que se aproveitam dos navios desavisados que passam pela região e acabam naufragando nessa perigosa ilha durante tempestades. Eles coletam todos os tesouros dessas navegações e levam ao continente para contrabando. Porém, por acidente, eles ficam presos na ilha e descobrem que o farol argentino está sendo construído e que esse pode ser o meio para eles fugirem.

Outros livros que podem te interessar:
- O Velho e o Mar – Ernest Hemingway
- O Memorial do Desterro – Mauro Maciel
- Moby Dick – Herman Melville
- A Ilha Misteriosa – Júlio Verne
- 20 Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne
Minha Opinião
Esse livro é a cara do autor. Se você já gosta das histórias mais populares dele, sem dúvidas vai gostar dessa. Tem todos os elementos de aventura e sobrevivência que fazem os livros de Júlio Verne serem tão divertidos.
Há também muita tensão do início ao fim e momentos impactantes que você não esperava que fossem acontecer, pelo menos não tão cedo! A cada parte a história nos deixa ansiosos sobre o que vai acontecer: a fuga dos piratas vai ser bem sucedida? Os planos para impedi-los serão o suficiente? Os salvadores chegaram a tempo?
Recomendo para todo mundo. Não tem uma linguagem difícil e não é arrastado. Por ser um livro curto eu li bem rapidinho. O único problema é ser de difícil acesso, já que você só encontra edições muito antigas. Espero que alguma editora mude isso um dia!
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

O Farol no Fim do Mundo
Júlio Verne
1978 – Hemus
174 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Para lá da ponta da Terra do Fogo, “no fim do mundo”, onde se cruzam as águas de dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico, existe uma ilha onde um farol impede que os navios se despedacem nos recifes. Nessa região desabitada sobrevive um bando de piratas, ladrões de salvados, provocadores de naufrágios, assassinos sem contemplações que assaltam as embarcações nas margens inóspitas daquela ilha. Conheça as lutas de um vigia de farol contra um bando de piratas que depois de matar dois guardas se apoderam do farol. O heroismo do único sobrevivente.