20 Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne

Olá Sonhadores! Como estão? Hoje venho com uma resenha do livro que fez eu me apaixonar pelas histórias de Júlio Verne.

20 Mil Léguas Submarinas começa narrando o caso de uma criatura gigantesca que vive nos oceanos, destruindo navios e embarcações.  Alguns países declaram caça a esse ser, criando navios mais resistentes e preparados para o combate. Um desses países foi os EUA, que criou o navio Abraham Lincoln e nele embarcaram os aventureiros dessa história: Ned Land, um famoso arpoador Canadense, Professor Aronnax, um intelectual francês, e seu fiel criado, Conselho.

Quando finalmente chega o momento em que eles encontram tal criatura, o navio é completamente destruído sem ter a menor chance. Por acidente, Prof. Aronnax, Conselho e Ned acabam sobrevivendo ao ataque, mas sendo capturados pelo “monstro”. Neste momento eles descobrem que na verdade não existe nenhuma criatura, mas sim um gigante submarino, Náutilus, com uma tecnologia que jamais foi vista no mundo.

A bordo do Náutilus estão o misterioso Capitão Nemo e seus companheiros. Um dos personagens mais icônicos de Julio Verne, o Capitão Nemo é um homem que abandonou o mundo por algo que aconteceu em sua vida e que o fez abominar a raça humana. Mesmo insatisfeito, Nemo decide ser misericordioso e receber os três sobreviventes como parte de sua tripulação, na condição de que eles nunca mais poderiam voltar para casa, pois o capitão não quer que seu segredo seja revelado.

Sem ter muitas opções, os três homens aceitam o acordo, esperando que em algum momento exista uma possibilidade de fuga ou que o Náutilus seja capturado. E então eles começam a navegar pelo mundo submarino, conhecendo lugares e criaturas incríveis, que nunca imaginaram existir.

O que eu mais gosto neste livro são essas aventuras que os personagens passam ao longo de vinte mil léguas. Eu já disse várias vezes aqui no blog e repito: gosto bastante da escrita de Júlio Verne. Ele é bastante descritivo neste livro, que pode ser um incomodo para muitas pessoas, porém, para mim, as descrições dele sempre se encaixam muito bem ao ritmo.

Recomendo muito para quem gosta de aventura, para quem fantasia com coisas extraordinárias, e especialmente para quem gosta do mar.

Nota 5/5

20_MIL_LEGUAS_SUBMARINAS_15339400263173SK1533940027B Título: 20 Mil Léguas Submarinas (Vingt mille lieues sous les mers)

Autor: Júlio Verne (Jules Verne)

Editora: Zahar

Ano: 2012 (1869)

Páginas: 455

Idioma: Português (Francês)

ISBN: 978-85-378-0730-9

Sinopse: 20 Mil Léguas Submarinas, a obra-prima de Jules Verne, há mais de 150 anos faz os leitores de todas as idades prenderem o fôlego e soltarem a imaginação. Este grande clássico tem, finalmente, uma edição brasileira a altura, com o texto integral em cuidadosa tradução, além de gravuras da época e notas explicativas.

Em 1866, quando navios de diversas nacionalidades começam a naufragar e sofrer misteriosas avarias, governantes e homens da ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques – “comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia”. A missão de captura, no entanto, não segue conforme planejado: o professor Aronnax, o fiel Conselho e o exímio arpoador Ned Land são resgatados do mar e feitos prisioneiros do enigmático capitão Nemo.

A bordo do prodigioso Náutilus, navegando águas remotas, lançando-se em ousadas caminhadas pelo fundo do mar, enfrentando criaturas das profundezas, esses homens descobrirão a exuberância da flora e da fauna marinhas e experimentando emoções conflituosas, numa inesquecível viagem sob as águas.

* Informações da publicação original entre parênteses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s