Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne

Este é um livro que eu tenho certeza que o Lucas pré-adolescente teria gostado de ler. Já contei aqui no blog sobre como entrei no universo dos livros, mas eu poderia ter entrado muito antes se alguém tivesse me apresentado essa obra. Além da escrita do autor que naturalmente já me agrada, o tema do livro é tudo o que eu super me interessaria nos meus doze anos.

A história começa na Alemanha e é narrada por Axel, o sobrinho de um renomado geólogo, o professor Lidenbrock. Um dia, como qualquer outro, o professor adquiri um exemplar raríssimo de um livro manuscrito muito antigo. Dentro desse livro é encontrado uma mensagem misteriosa, que depois de muito esforço é decifrada. A mensagem dizia que seu autor conseguira chegar ao centro da Terra uma vez, e dava instruções sobre por onde começar. As instruções indicavam um vulcão extinto na Islândia e, por mais absurda e ousada fosse essa ideia, o professor decidiu que ele e seu sobrinho iriam explorar os caminhos que levavam ao centro da Terra.

Axel seguia os passos do tio, e tinha grande conhecimento sobre geologia. Considerando as teorias da época, ele conclui ser impossível e uma completa loucura alguém conseguir ir tão fundo abaixo da terra. O rapaz faz de tudo para convencer seu tio a parar, mas o professor é inabalável em sua decisão. Um homem forte, decidido, corajoso e otimista, este é o professor Lidenbrock. Ele também sabe de todas as dificuldades que as teorias dizem que eles vão passar, mas ele também sabe que teorias podem ser quebradas e outras tomarem seu lugar, e essa é sua motivação. Então, mantendo completo sigilo sobre sua expedição, os dois partem para Islândia. Vale comentar aqui que Axel deixa para trás um amor, que o incentiva e da a coragem que ele precisa para seguir em frente e retornar vivo.

Chegando na Islândia, eles contratam um guia chamado Hans. Um homem forte, nativo da ilha, caçador e com grande experiência em sobrevivência. Ele não imagina sobre que aventura o aguarda, mas acompanha os dois até o destino final, provando ter sido vital para a sobrevivência da equipe.

Durante toda a leitura eu mal podia esperar para ver qual seria a próxima descoberta desses aventureiros, e achei incrível cada uma delas. A imprudência camuflada como determinação do professor Lidenbrock chegou a me incomodar diversas vezes, mas eu sabia que ela era necessária para a história não acabar nas dificuldades que eles passaram.

Concluindo, este livro é incrível, não esperava menos do autor. Recomendo para quem tem sede por aventuras e descobertas, seja você um sonhador pré-adolescente ou um adulto que nunca deixou de sonhar.

Nota: 5/5


viagem ao centro da terraTítulo: Viagem ao Centro da Terra (Voyage au centre de la Terre)

Autor: Júlio Verne (Jules Verne)

Editora: Zahar

Ano: 2016 (1864)

Páginas: 242

Idioma: Português (Francês)

ISBN: 978-85-378-1551-9

Sinopse: Em 1863 o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista, descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura – levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível guia, Hans, que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho!

Fruto da imaginação e do conhecimento de um dos pais da ficção científica, Viagem ao centro da Terra, é uma das obras mais originais e ousadas de seu tempo. Rios de lava, mares subterrâneos, os primórdios da vida no planeta, fauna e flora pré-históricas, múmias de homens primitivos… Embarque você também nessa estranha e maravilhosa expedição!

Detalhes da Edição: Capa Dura. Edição comentada e ilustrada. Inclui cerca de 30 ilustrações originais.

* Informações da publicação original entre parênteses.

2 comentários sobre “Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s