A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne

Continuando a série de resenhas de Júlio Verne deste ano, chegou a hora de falar sobre o livro dele que menos me agradou até agora, mas que ainda assim não deixou de me cativar e conquistas milhares de fãs.

A Volta ao Mundo em 80 Dias conta a história de Phileas Fogg, um estereótipo extravagante de um gentleman inglês, que aposta com seus companheiros que é perfeitamente possível dar a volta ao mundo em oitenta dias, considerando as novas tecnologias da época.

Mr. Fogg é um homem extremamente metódico, segue uma rotina tranquila, porém inabalável. O livro começa com ele demitindo seu empregado e contratando Jean Passepartout, um francês que tem sido criado de diversos homens que levavam uma vida muito agitada, com viagens e eventos, e tudo o que ele gostaria era trabalhar para alguém simples e previsível como Phileas Fogg. Porém, ainda sem sorte, ele é contratado justo quando a grande aposta é feita e agora ele deve ir junto com seu novo patrão dar a volta ao mundo.

Ao mesmo tempo que isso acontece, um roubo ocorre em um banco e a descrição do criminoso corresponde as características de Mr. Fogg. Durante toda o trajeto, o inspetor Fix estará atrás do gentleman, preparado para prende-lo assim que receber em mãos o mandato de prisão, e para isso ele fará de tudo para atrapalhar a viagem.

Este é um livro divertido e com um final surpreendente e criativo. O que não me agradou muito é que boa parte dele se trata de se transportar de um lugar a outro e isso acaba se tornando cansativo (inclusive é algo que me incomoda, assim como citei na resenha de Tomb Raider). Todavia, o livro se trata exatamente disso, uma grande viagem contra o tempo, então creio que esta é uma crítica injusta, especialmente porque o autor ainda assim consegue fazer com que seja divertido.


Avaliação

♥ ♥ ♥ ♥

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads

A_VOLTA_AO_MUNDO_EM_80_DIAS_15090730611132SK1509073063BTítulo: A Volta ao Mundo em 80 Dias (Le tour du monde en quatre-vingts jours)

Autor: Júlio Verne (Jules Verne)

Editora: Zahar

Ano: 2017 (1873)

Páginas: 242

Idioma: Português (Francês)

ISBN: 978-85-378-1613-4

Sinopse: Londres, 1872. Ao sentir-se desafiado pelos companheiros do Reform Club, o gentleman inglês Phileas Fogg aposta que é capaz de dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias, arriscando todo o seu dinheiro. Homem misterioso, de poucas palavras e rotina inabalável, Fogg embarca no mesmo dia, levando consigo apenas seu empregado recém-contratado, o francês Jean Passepartout, e uma bolsa.

Um dos mais conhecidos e adorados romances de Jules Verne, “A volta ao mundo em 80 dias”, além de divertido e eletrizante, é um passeio formidável pelos quatro cantos da Terra e pelas diversas culturas e situações. De Londres a Yokohama, passando por lugares como os Alpes, Bombaim, Hong Kong e São Francisco, Verne leva nossos heróis – aos quais se juntarão o inspetor Fix e a deslumbrante Ms. Alda – a enfrentar tempestades marítimas, fanáticos religiosos, sabotagens e ataques de índios e de lobos famintos. Tudo isso em oitenta dias. Conseguirá Phileas Fogg chegar a tempo e ganhar a aposta, evitando perder sua fortuna?

* Informações da publicação original entre parênteses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s