Comentando Adaptações de Livros [P. S. Allen]

Olá, Sonhadores! Nada mexe mais com um fandom do que receber a notícia de que tal livro vai virar série/filme. A expectativa para saber quem serão os atores escolhidos, como vão recriar as cenas, em que plataforma vai sair e QUANDO vai sair. Porém, as adaptações podem ser um tiro no pé e ficarem completamente diferentes da história original. Hoje eu vou falar sobre alguns livros que foram adaptados e se EU gostei do resultado final.

A Torre Negra – Stephen King

Já vou começar com uma decepção imensa. Eu amo essa saga, a história é simplesmente maravilhosa e consegue unir TUDO o que King já escreveu e que ainda vai escrever. Porém, o filme de 2017 foi vagamente baseado na trama, o enredo não converge nada com o original e só pode dizer que foi baseado no livro por se passar no mesmo universo e trazer alguns personagens.

O Jardim Secreto – F.H. Burnett

Esse foi o livro que me fez gostar de ler. Eu tenho um carinho imenso pela história e pelos personagens. Quando eu era criança, assisti a adaptação de 1993 diversas vezes. A escolha dos atores foi maravilhosa, assim como os cenários e as atuações. O melhor de tudo foi conseguir manter a simplicidade da historia. A adaptação de 2020 eu não assisti, mas confesso não ter vontade, o trailer me passou uma impressão de que tudo ficou muito fantasioso. Bom, quem sabe uma hora dessas…

A Mulher na Janela – A.J. Finn

Gatilho! Apaga! Apaga! Tem gente chorando, criança de colo correndo, idoso sofrendo! Apaga! Assistir a adaptação de 2021 na Netflix fez eu gostar um pouco menos no livro. Ficou péssima! Amy Adams perdeu tempo decorando as falas… A única coisa boa desse filme foi que conseguiram reproduzir bem a casa e a vizinhança onde a história se passa. Do resto: personagens rasos, atuações ruins e mudanças no enredo que não me agradaram.

Um Amor Para Recordar – Nicholas Sparks

Uma comédia romântica do inicio dos anos 2000 que, na minha concepção, só valorizou a história. Este é um dos poucos exemplos em que o filme é melhor que o livro. Não curto muito o fato de o autor sempre se basear em uma tragédia para criar o elemento de tensão no enredo. O filme acabou tornando os acontecimentos um pouco mais plausíveis.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios – Rick Riordan

Essa daqui é uma das mais polêmicas adaptações: os fãs não gostam, os atores não gostam, o autor não gosta, ninguém gosta! Conseguiram estragar uma história que possui um roteiro pronto para adaptação. No primeiro filme (2010), deixaram diversos elementos fundamentais de fora e tentaram resgatar todos eles no segundo filme (2013). Só que já era tarde: tudo ficou sem sentido.

Cidades de Papel – John Green

Eu ameeeeeeeei esse livro e ameeeeeeei o filme. Eu sou muito suspeito para falar sobre coisas que envolvem adolescentes e seus dramas, mas eu realmente gostei de tudo o que foi feito nesse caso. O livro foi uma leitura deliciosa. Foi um dos poucos casos em que parei tudo só para ficar lendo. O filme soube manter os elementos originais e a escolha dos atores foi muito boa: eram adolescentes interpretando adolescentes.

Não Fale Com Estranhos – Harlan Coben

Eu gosto muito da escrita do Harlan: é direta, limpa, simples e instigante. Se contar que ele sempre retrata um núcleo familiar aparentemente perfeito, mas que na verdade esconde muita coisa podre. Um crítica sutil ao american way of life e o sonho americano. Porém, essa série (Netflix) ficou MUITO fora do que foi proposto no livro: criaram elementos demais que não estavam na história e isso invalidou os elementos originais.

O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna

Esse daqui todo mundo já deve ter visto na televisão. A história é muito engraçada e muito bonita, com frases e mensagens fortes, que retratam a realidade, a crença e as esperanças do sertanejo do nordeste brasileiro. O livro e o filme (2000) são idênticos, divergindo apenas em alguns pontos, mas que não alteraram em nada a proposta principal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s