Calamidade – Brandon Sanderson – Os Executores Parte 3

Chegamos ao fim da resenha da série Os Executores de Brandon Sanderson, e hoje falaremos do último livro, que encerra a história do jovem David e da Calamidade que atingiu a humanidade há mais de dez anos atrás.


Caso você não tenha lido meus outros dois posts da série, clique nos links a seguir: Coração de Aço e Tormenta de Fogo.


No final de Tormenta de Fogo, depois que Prof cedeu para o lado maligno de seus poderes e matou alguns de seus companheiros, David acabou se tornando o novo líder da célula dos executores, agora formada por ele, Megan, Cody, Mizzy e Abraham.

A história começa com esse novo time em busca de recursos para enfrentar Prof e, ao mesmo tempo, evitando serem encontrados pelo mesmo. Para isso eles vão atrás de Falcão Paladino, um homem que possui alta tecnologia formada através de poderes épicos, e que fornecia esses materiais aos Executores (pelo menos na época em que seu velho amigo, Prof, era o líder). O plano deles é enfrentar Prof usando contra ele seus próprios poderes, pois o grupo chegou a conclusão que essa era sua fraqueza. Porém, eles não queriam mata-lo, mas sim faze-lo dominar seu medo pela sua fraqueza e, assim como aconteceu com Megan, dominar seus poderes.

Ao mesmo tempo, eles sabem que Calamidade, a estrela que esteve no céu durante todos esses anos, na verdade é também um épico. Ele é o responsável por ter dado os poderes para todas as pessoas e levado o planeta a destruição. Os executores acreditam que podem ir atrás de Calamidade, destrui-lo e fazer com que o mundo volte ao normal, mas para isso será necessária a ajuda dos próprios épico, os mais poderosos, Altos Épicos, assim como Prof e Megan.

A maior parte do livro se passa na cidade Ildithia, onde um dia foi Atlanta, mas atualmente é uma cidade de areia que se locomove pelo continente, se desintegrando por trás e se reconstruindo pela frente. Essa cidade é governada por um épico chamado Larápio, que tem o poder de absorver poderes de outros épicos e toma-los para si. Os executores vão para essa cidade sabendo que Prof está lá por algum motivo. Porém, eles jamais esperavam que seria neste lugar que grandes segredos sobre Calamidade seriam descobertos.

Um ponto muito importante desse livro são os poderes de Megan, que vão se desenvolvendo mais agora que ela consegue controla-los. Ela é capaz de puxar para o nosso mundo qualquer coisa de uma realidade paralela, não só como uma ilusão, mas real. Além de conseguir também levar qualquer coisa do nosso mundo para esses outros mundos paralelos. E foi através desse poder que muitas coisas interessantes e inesperadas aconteceram na história.

Eu achei um livro tão bom quanto os anteriores, teve grandes reviravoltas; muita ação; o final conclui toda a história de David e, ao mesmo tempo, cria um universo que ainda pode ser amplamente explorado pelo autor, se assim o desejar.

Uma pequena critica que eu tenho em relação ao livro é que o autor nunca se aprofunda nas histórias e na vida dos personagens secundários. Temos um pequeno gostinho sobre eles, mas nada além disso. Isso acaba sendo um pouco frustrante, mas por outro lado, a série tem muitas qualidade, a leitura é totalmente fluida e divertida.

Toda essa série eu recomendo bastante, se você gosta de super-heróis, você vai gostar desses livros. Foi ótimo te-la acompanhado através das publicações da editora Aleph, e agora que Brandon Sanderson tornou-se para mim um autor que vale a pena se dedicar a ler, vou atrás da série Mistborn (e com certeza falarei dela aqui no blog!).

Um comentário sobre “Calamidade – Brandon Sanderson – Os Executores Parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s