Starsight é o segundo livro da saga de sci-fi, Skyward, do autor Brandon Sanderson.
Olá, Sonhadores! Depois de uma loooonga espera e muito pedir, a editora Planeta Minotauro finalmente trouxe para o Brasil a continuação da série Skyward do Brandon Sanderson. Eu li o primeiro volume logo no lançamento em 2018 e até trouxe a resenha pro blog na época, então ler a continuação agora, depois de tantos anos, foi um pouco complicado. Mas calma que vou compartilhar tudo nessa resenha!
Sobre o Livro “Starsight”
Começando pela história do livro, ela narra os eventos seguintes ao final do primeiro livro. Então, caso não queira spoilers, recomendo ler Skyward antes, pois não tem como eu falar desse livro sem mencionar as grandes revelações do plot twist do final do primeiro. Nele, Spensa descobre que o universo além do planeta que eles estão presos é muito maior e mais complicado do que eles imaginam, era governado pela Supremacia. E o poder que ela tem poderia ser a chave para libertar os humanos dessa prisão.
Spensa é uma citônica, um ser com a capacidade de se conectar com o nada e, através de lá, se comunicar e até mesmo se transportar para qualquer lugar do universo (claro que com algumas limitações e regras). O problema é que o uso desse poder atrai criaturas conhecidas como Desbravadores, seres colossais que vagam pelas galáxias destruindo tudo o que encontram pela frente.
A questão é que a guerra que os humanos travavam contra os Krells parecia estar chegando a um fim, mas um fim que causaria a extinção da raça humana. Eles precisavam urgente de um plano, mas antes mesmo de conseguirem elaborar algo, uma misteriosa nave cai do céu trazendo a bordo uma alienígena citônica chamada Alanik, que foi atraída até lá por causa dos poderes de Spensa. A conexão inconsciente das duas fez com que Spensa soubesse imediatamente o que ela estava fazendo ali e para onde ela iria. E a partir disso ela encontrou uma oportunidade de salvar os humanos.
O plano era o seguinte: Spensa se passaria por Alanik e iria até um centro da Supremacia onde estão recrutando pilotos de nave para se prepararem para uma batalha. Estando lá, Spensa obteria informações sobre tudo o que está acontecendo e, assim que surgisse a oportunidade, roubaria a tecnologia que permite a supremacia a fazer viagens intergalácticas.
Outros livros que podem te interessar:
- Skyward – Brandon Sanderson
- A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers
- Coração de Aço – Brandon Sanderson
- O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
- O Caminho dos Reis – Brandon Sanderson
Minha Opinião
Como eu não lembrava de muita coisa do primeiro livro eu decidi reler o final dele antes de começar esse. E ainda bem que fiz isso. Os acontecimentos desse segundo livro são literalmente logo na sequência e as revelações que são descobertas no final são fundamentais para contextualizar o que está acontecendo nesse volume. Eu pensei até em reler ele todo, mas felizmente não é necessário, a maioria dos personagens do primeiro livro não aparecem nesse, ou tem uma participação tão pequena que não compensa. O problema é que talvez no terceiro livro eles voltem e aí eu tenha complicações, mas enfim, isso eu penso daqui uns anos quando o terceiro livro chegar no Brasil…
O Brandon Sanderson tem uma distinção clara de dois estilos: adulto e adolescente. É perceptível quando o livro é feito para uma ou outra faixa etária. A série de O Caminho do Reis, por exemplo, é mais adulto, mas Skyward (e Coração de Aço também) são claramente adolescentes. Não só os personagens, mas o tom de comédia são bem característicos. Eu gosto de ambos, acho que cada um tem seus pontos fortes e fracos. No caso dos para adolescentes eu sempre dou mais risada.
Esse volume tem uma grande diferença quanto ao primeiro, enquanto o anterior era bem fechado sobre o que estava realmente acontecendo, esse segundo deixa absolutamente tudo claro, talvez até demais. Levando em conta que a série ainda tem continuação, eu não imagino como o autor poderá surpreender (apesar de confiar plenamente na capacidade dele). Brandon Sanderson é ótimo em elaborar tramas complexas e mesmo sendo esse um livro mais adolescente, ele tem uma trama surpreendente. Em determinado momento eu achei que tinha descoberto um certo mistério, mas foi totalmente tapeado!
É uma série que vale a pena? Com certeza! Só espero que o terceiro livro não demore tanto para chegar ao Brasil. Pelo menos não tenho do que reclamar da edição da Minotauro, as nossas capas são bem mais bonitas que as originais!
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Starsight
Brandon Sanderson
ISBN: 978-85-422-1960-9
2022 – Planeta Minotauro
348 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Durante toda a sua vida, Spensa sonhou em se tornar piloto de caça e provar ser uma heroína como o pai. Ela conseguiu alcançar os céus, mas não sem lidar com verdades terríveis ao longo do caminho. Os rumores da covardia de seu pai eram, enfim, verdadeiros: ele havia abandonado o posto durante a batalha contra os Krell e, pior, se voltado contra sua própria equipe, atacando os companheiros.
Porém, Spensa desconfia de que há algo nessa história que ela ainda desconhece. E tem certeza de que o que aconteceu com o pai naquele dia pode também acontecer com ela. Como o pai, a garota foi capaz de ouvir as estrelas – e o que elas lhe revelaram foi aterrorizante.
Já haviam se passado seis meses desde que derrotamos a tentativa dos Krell de nos exterminar com um forte bombardeio. Com nossa vitória, descobrimos alguns fatos importantes. O inimigo que chamamos de “Krell” era um grupo de alienígenas encarregado de conter meu povo em nosso planeta, Detritus, um tipo de cruzamento entre prisão e reserva natural para a civilização humana. Os Krell prestavam contas a um governo galáctico maior chamado Supremacia. Eles empregavam drones guiados remotamente para lutar conosco – pilotados por alienígenas que viviam muito longe.
Oi Lucas
Estou por fora, nem sabia deste lançamento!
Eu li o primeiro e adorei!
Quero ler este também.
Realmente as capas são sensacionais.
Quais surpresas virão no volume três? Também quero saber
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, jamais imaginei que você tinha lido o primeiro livro dessa série, Clau!
CurtirCurtir
Não só li como gostei muito…rs
Realmente não é minha temática favorita, mas eu achei muito bacana e quero ler os outros!
CurtirCurtir