Eu, como um bom nerd e programador que sou, deveria ter lido a série de livro do Guia do Mochileiro das Galáxias a muito tempo. Mas nunca é tarde e esse ano eu decidi finalmente fazer essa leitura e tentar entender o que faz dessa história ser um ícone no meio nerd.
Sobre o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”
Tudo começa com Arthur Dent, um humano que está lutando para que sua casa não seja demolida para a construção de um desvio para facilitar a locomoção das pessoas. O que ele não sabia, era que ao mesmo tempo, seu planeta passava pela mesma situação. Criaturas chamadas Vogons estavam prestes a destruir a Terra para liberar a passagem de uma via intergaláctica. Somente uma pessoa sabia dessa situação: Ford Prefect. Um excêntrico amigo de Arthur que fingia ser humano. Ele veio a Terra a muitos anos com o objetivo de criar um artigo sobre nosso planeta para o Guia do Mochileiro das Galáxias e acabou preso aqui. O Guia nada mais é do que uma grande enciclopédia eletrônica de tudo o que existe. Ele é escrito por mochileiros que viajam por todo o universo, levando sempre consigo sua toalha; elemento que se tornou referência no meio nerd.
Com a ajuda de Ford, Arthur consegue fugir do planeta pouco antes dele ser destruído. A partir daí, os dois começam a viver aventuras pelo universo que faria qualquer um questionar a própria sanidade. Nessa aventura eles conhecem outros personagens como Zaphod, Trillian e o depressivo robô, Marvin.
Outros livros que podem te interessar:
- A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers
- Anuhar, O Guardião do Ar – E.E. Soviersovski
- Skyward – Brandon Sanderson
- O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle
- Fundação – Isaac Asimov
Minha Opinião
O livro tem um ritmo fora do comum. Particularmente, eu demorei um pouco para me adaptar. Tenha em mente que você vai ficar confuso. As situações são absurdas, a cronologia é distorcida; há muito conteúdo referente a planetas, civilizações e tecnologias fictícios. Todavia, tudo isso, unindo-se ao tom de ironia e comédia usado por Douglas Adams, faz parte da essência da obra.
Como programador, eu sou uma pessoa que busca muita lógica nas coisas. Eu só comecei a apreciar a leitura dessa série quando me desprendi dessa lógica, e passei a ler apenas seguindo o fluxo do tempo e espaço criado pelo autor. Depois disso, tudo foi mais divertido. É uma leitura que eu recomendo para todos os públicos.
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
Douglas Adams
ISBN: 978-85-306-0149-2
2020 – Arqueiro
784 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga de Arthur Dent pela Galáxia conquistou fãs pelo mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando leitores de todas as idades. Reunindo todos os livros da série em uma edição de luxo, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias vai levar você por aventuras improváveis. Pegue sua toalha, divirta-se e não entre em pânico!
[…] em dúvida sobre fazer uma resenha única para toda a série (como fiz com Desventuras em Série e O Guia do Mochileiro das Galáxias) ou individual para cada um dos três livros, e optei pela segunda […]
CurtirCurtir
[…] gosto do universo de O Guia do Mochileiro das Galáxias, acho tão cheio de possibilidades, o que da uma certa sensação de paz. Eu sei, […]
CurtirCurtido por 1 pessoa