Resenha | A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers

Olá, Sonhadores! Você já leu ficção científica? Gosta? Não gosta? Tem dificuldades para ler? Bem, hoje vou falar sobre um livro do gênero que quebra um pouco o estereótipo que temos deles e tenta se aproximar um pouco mais do público de leitores das gerações mais novas. Então vamos lá falar hoje sobre A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil.

“Temos tanto períodos sombrios na nossa história quanto qualquer outra espécie.”

Sobre a História

O livro conta a história da tripulação de uma nave especial chamada Andarilha, que realiza trabalhos de criar dobras no tempo/espaço que servem de atalhos para viagens de longa distância, os famosos buracos de michoca. A história começa nos apresentando Rosemary, um humana muito rica que vive em Marte, mas que por algum motivo precisa fugir do planeta e consegue um emprego burocrático na nave em que se passam as aventuras deste livro.

Rosemary tem um conhecimento limitado do universo por ter sempre vivido superprotegida em seu planeta natal, sem oportunidades de conhecer outros povos e culturas. Isso faz com que ela seja os olhos do leitor que também não conhece nada. Aos poucos somos apresentados aos outros personagens, tripulantes da nave, que é composta por uma grande diversidade de seres. Todos tendo que se adaptar uns aos outros para conviver bem e realizar um bom trabalho.

Como o próprio título descreve bem, a trama do livro se trata de uma longa viagem que essa nave precisa fazer até um pequeno planeta com habitantes hostis que, depois de muito tempo, decidiram fazer parte do que parece ser uma ONU do universo. Agora eles precisam de um buraco de minhoca para estreitar o caminho entre eles e as outras galáxias e coube a Andarilha realizar o serviço.

Minhas Considerações

Não espere por muita ação ou grandes clímax nesse livro. A proposta dele não é essa e só depois que eu entendi a dinâmica dele foi que passei a apreciar melhor. Toda história se passa por essa longa viagem em que acontecem pequenas aventuras que nos permitem conhecer mais sobre o universo e ver o desenvolvimento dos personagens através das relações entre eles.

Os personagens são, sem dúvidas, a essência desse livro. A personalidade de cada um, os comportamentos culturais, o modo de pensar, as reflexões que eles trazem, tudo se cruza numa diversidade tão intensa, refletindo questões atuais que abordamos na vida real, que fazem com que esse livro seja muito incrível! Ao mesmo tempo, tudo isso combinado com a linguagem da autora, faz com que o livro se aproxime demais dos leitores atuais, em especial os mais jovens. Se tornando uma porta de entrada ideal para a ficção científica para quem não está acostumado.

E por falar em ciência, Becky Chambers não deixa a desejar, criando tecnologias muito interessantes e um universo bem aprofundado. Os pais da autora são cientistas espaciais e o amor pela ciência também a atingiu, então conhecimentos e ideias não faltam pra ela.

O livro que teve sua estreia através de financiamento coletivo, ganhou prêmios e atualmente tem mais dois volumes que se passam no mesmo universo, mas que não são sequências em si. Recomendo para todos os públicos, em especial para quem está em busca de uma leitura agradável que nos aquece o coração.

“Não julgue outras espécies pelas suas próprias normas sociais.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Becky Chambers

ISBN: 978-85-945-4050-8

2017 – DarkSide Books

352 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Você nem imagina os mistérios que existem do outro lado do Universo. Se tiver coragem de desbravá-los, é melhor se preparar. Essa não será uma jornada rápida e os perigos podem surgir a cada momento, de onde menos se espera.
A boa notícia é que você não estará sozinho. Milhares de leitores em todo o mundo já embarcaram nas páginas dessa que é A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil. O livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Prêmio Arthur C. Clarke e o Prêmio Hugo. Um dos motivos do sucesso de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa de ficção científica estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. Mas o que realmente torna único esse romance “On the Road” muito divertido e futurístico são seus personagens. Complexos, instigantes e tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente, ainda que nem todos sejam terráqueos ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial, Andarilha, é composta por indivíduos de espécies, gêneros e planetas diferentes, incluindo um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida e uma estagiária nascida nas colônias de Marte, uma piloto reptiliana. Temas como amizade, força feminina, novos conceitos de família, poliamor e racismo fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo. Becky Chambers segue os passos da pioneira Ursula K. Le Guin e inclusive presta homenagem à inventora do ansible, um dispositivo de comunicação interplanetária, em sua obra. A visão acurada e feminina de autoras como Becky e Ursula permite desconstruir velhos clichês e quem sai ganhando são os amantes da literatura de ficção científica, de todos os espécies e gêneros. Outras fontes ajudaram a formar a autora de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, Carl Sagan e Star Trek, por exemplo. Mas certamente suas influências estavam em casa. Becky é filha de um casal de cientistas espaciais e neta dum dos participantes do Projeto Apolo da NASA. A ciência é algo importante na família. A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é o primeiro livro de ficção científica da linha DarkLove. Livros escritos por autoras com grandes histórias para contar prontas para desbravar novos mundos. E ele consolida a DarkSide Books no fantástico universo da ficção científica. A editora já lançou Star Wars, romance dos 3 primeiros filmes da série, e o Homem que Caiu na Terra, romance que deu origem ao primeiro filme de David Bowie como ator.

Neste mês de Agosto de 2021 estou fazendo o BEDA com postagens diárias aqui nesses 31 dias! Se você gostou do conteúdo não deixe de curtir e seguir o blog para receber notificações quando sair coisas novas e também me segue no Instagram para interagir comigo lá: @leitordossonhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s