Olá, Sonhadores! A Resenha Relâmpago desse mês não vai ser de um livro único, mas de uma série. Uma série que foi responsável por me fazer reconhecer Brandon Sanderson como meu escritor de Fantasia contemporâneo favorito. A resenha de hoje é da primeira era da série Mistborn, ou no Brasil, Nascidos da Bruma.
A série é dividida em Eras, mas hoje só falaremos sobre a primeira. Ela é composta por três volumes: O Império Final, O Poço da Ascenção e O Herói das Eras. Cada um sendo um grande calhamaço.
Essa não foi minha primeira experiência com o autor, na verdade li primeiro a série Executores (que, na época, eu trouxe resenhas individuas aqui pro blog). Só que quando eu li Mistborn eu estava um pouco afastado do blog e, quando voltei, já estava na vibe de outras histórias e acabou que fui enrolando e até hoje não tinha feito um post sobre ela.
Com o advento das Resenhas Relâmpagos era uma boa oportunidade de finalmente fazer e falar tudo o que queria sobre, mas por ser uma série que eu gosto muito, sempre ficava enrolando porque queria fazer da melhor forma possível. E como o momento ideal nunca chega, decidi que deveria fazer de uma vez.
Outros livros que podem te interessar:
- O Caminho dos Reis – Brandon Sanderson
- Coração de Aço – Brandon Sanderson
- Skyward – Brandon Sanderson
- Elantris – Brandon Sanderson
- Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal – Brandon Sanderson
O que eu tenho para falar sobre esses livros é que eles tem uma trama, um universo e uma protagonista, todos muito bem feitos! A história é envolvente e a cada volume as coisas vão tomando dimensões maiores e ficando mais empolgantes. Muitas coisas vão sendo reveladas e é admirável a criatividade do autor nesse processo. Mas mais ainda no processo de criação desse universo, que é muito diferente das histórias de fantasia mais comuns que estamos acostumados.
Eu mencionei que a protagonista é bem feita, mas todos os personagens são. Ela é forte e, para mim, foi um grande bom exemplo de protagonista feminina bem feita. E todos os coadjuvantes também são muito bem desenvolvidos e nos identificamos muito facilmente com eles.
Tudo isso e ainda nem mencionei o sistema de magia! Esse é o tipo de coisa que o autor gosta de complicar. Nada de coisas genéricas e fáceis de entender. Aqui ele elabora um sistema baseado em metais muito original.
Eu sabia que uma Resenha Relâmpago dessa série acabaria sendo muito maior que o tamanho que elas costumam ter. Mas é que tem tanta coisa para se falar sobre ele que não tem condições. Eu só não fiz uma resenha normal porque realmente faz muito tempo que li e não sou capaz de dar detalhes sobre a história e ser mais específico. O que ficou comigo é que é uma série excelente.
Pena que a edição que veio para o Brasil na época pela editora Leya já não seja mais produzida. Resta aguardar que alguma editora relance esses livros, pois eu também não tenho a edição física deles e adoraria ter.
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

O Império Final
Brandon Sanderson
ISBN: 978-85-804-4864-1
2014 – LeYa
612 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.
As Resenhas Relâmpagos são um formato que decidi trazer para o blog para falar de livros que li faz tempo, mas que, por algum motivo, acabei não fazendo a resenha na época. Como o tempo passou e já não lembro o suficiente deles para fazer uma resenha completa, criei este formato diferente. Nele falo de forma um pouco mais breve e superficial sobre livros que acho que valem a pena terem seu espaço por aqui.