Resenha | A Casa dos Muitos Caminhos – Diana Wynne Jones

Olá, Sonhadores! É com uma grande mistura de alegria e tristeza que trago para vocês a resenha de A Casa dos Muitos Caminhos da autora Diana Wynne Jones hoje. Alegria porque eu amei esse livro, essa série do Castelo Animado é sem dúvidas uma das minhas favoritas, porém, para minha tristeza, esse é o último volume!

“Tudo que eu queria era me sentar e ler um livro.”

Sobre a História

Apesar de comporem uma série, cada livro tem sua própria história com seu próprio protagonista. Porém, os personagens de O Castelo Animado como Sophie e o Mago Howl sempre aparecem nos outros livros se envolvendo na confusão. Em A Casa dos Muitos Caminhos nossa protagonista é Chairmain, uma adolescente um tanto mimada que não sabe fazer nada e só pensa em ler. Um dia ela se vê obrigada por sua tia Semprônia a cuidar da casa de um tio-avô mago que ficou doente e vai passar uma temporada ausente para se recuperar com os elfos. Essa tarefa não agrada muito Chairmain, mas ela decide aproveitar a oportunidade e enviar uma carta ao rei oferecendo seus serviços para trabalhar na biblioteca real. Para a sua surpresa o rei responde aceitando a oferta e agora ela se vê tendo duas obrigações: trabalhar na biblioteca e cuidar da casa do tio.

Porém, ambas as obrigações não eram muito bem o que ela esperava. Na biblioteca ela ficou responsável por analisar e organizar documentos extremamente entediantes, mas acabou percebendo que algo estava errado. A família real, apesar de muito simpática, parecia ter algum segredo. Isso se confirma quando Sophie e Howl aparecem como hospedes da princesa e secretamente começam a investigar o local com a ajuda de Chairmain. E a casa do mago que ela precisa cuidar está cheia de magia e confusão, a obrigando aprender alguns truques para lidar com o lugar. Como se isso não fosse agitação o bastante para a menina que tinha uma vida tão pacata antes, um garoto aparece dizendo que veio para ser um aprendiz de magia e acaba ficando por lá aguardando o retorno do mago e ajudando Chairmain a cuidar da casa, mesmo eles não se entendendo muito bem.

Minhas Considerações

Esse é um livro de fantasia muito completo que, apesar de seguir alguns clichês do gênero em determinados aspectos, é muito original e divertido. Imagino que se você está lendo essa resenha, você já deve ter lido pelo menos O Castelo Animado. Então deve saber como o universo dessa série é: com muita magia e sem muitas regras e limitações. Tudo é possível! Isso pode ser um pouco problemático em alguns aspectos como tornar algum personagem poderoso demais ou fazer o leitor não se preocupar muito com os conflitos porque, afinal, qualquer coisa pode facilmente acontecer para resolver. Mas, felizmente, esse livro não tem esses problemas. E eu diria que não tem porque a autora busca sempre divertir o leitor ao invés de preocupa-lo. É uma estratégia diferente, mas que funciona muito, pelo menos comigo. Tudo acaba sempre numa confusão gigantesca que chega a ser cômica e gera um alívio quando algo facilmente a resolve. Inclusive, uma das cenas favoritas que a autora adora fazer em todos os livros (dessa série, pelo menos) é reunir todos os personagens possíveis no meio de uma grande confusão e descrever o que cada um está fazendo no meio daquele caos hahaha

Como Sophie, Howl e cia são os queridinhos da série por serem os protagonistas originais, é sempre uma preocupação se os protagonistas novos vão dar conta de carregar essa responsabilidade. Em O Castelo no Ar, o jovem Abdullah conseguiu e até achei que ele apareceria neste livro, mas infelizmente não. E acredito que Chairmain também satisfaz o requisito. Ela tem uma personalidade um pouco chata as vezes, mas é uma personagem interessante de acompanhar, ela faz a história acontecer!

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena! Para quem quer iniciar no mundo da fantasia é uma ótima opção. A autora foi aluna de grandes mestres como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien, então aprendeu todo o necessário para criar uma fantasia perfeita. É também uma ótima indicação para crianças e adolescentes, pois tem uma escrita simples, divertida e sai totalmente do padrão de fantasias que temos atualmente. É uma grande pena que a autora faleceu em 2011 e não teremos mais continuações. Mas sem dúvidas ela deixou um grande legado e espero que outros livros e séries dela sejam trazidos para o Brasil um dia.

Homens! disse a princesa. Não tenho uma opinião muito favorável sobre a habilidade dos homens de controlar qualquer coisa.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


A Casa dos Muitos Caminhos

Diana Wynne Jones

ISBN: 978-65-558-7210-1

2021 – Galera Record

336 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Charmain vive uma confortável e tranquila rotina – não tira os olhos dos livros não tem tarefas domésticas e, principalmente, é muito mimada pelos pais… Até que tia Semprônia lhe pede que cuide da casa do seu tio-avô, o Mago Norland, durante sua ausência. Ela imagina que a tarefa, no fim, valerá a pena – afinal, esta é sua única chance de sair de casa e tentar trabalhar na Biblioteca Real, seu maior desejo. Mas as tarefas domésticas das quais Charmain deve se ocupar são, naturalmente, quase todas mágicas. E, embora precise arrumar a bagunça que o tio-avô deixou, ela não entende absolutamente nada sobre magia!
Ao abrir a porta da casa, Charmain passa a ser responsável não apenas pelo lugar, mas também por um cachorro mágico e um muito atrapalhado aprendiz de mago. A aventura fica ainda mais arriscada quando a menina se torna alvo de uma aterrorizante criatura, e junta-se a uma equipe que vai ajudar o rei e a princesa a encontrar o misterioso dom de Elfo perdido. Como Charmain acabou no meio dessa confusão? E, mais importante: como vai sair dela?

Neste mês de Agosto de 2021 estou fazendo o BEDA com postagens diárias aqui nesses 31 dias! Se você gostou do conteúdo não deixe de curtir e seguir o blog para receber notificações quando sair coisas novas e também me segue no Instagram para interagir comigo lá: @leitordossonhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s