Resenha | O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Olá, Sonhadores! Hoje vamos falar sobre essa grande obra que é a saga de O Senhor dos Anéis! Demorei um bom tempo pra ler, pois queria estar numa fase que a leitura fosse boa e prazerosa, e consegui! Apesar de ser uma trilogia, decidi fazer uma resenha única da série, pois a história em si é contínua, não tem um começo, meio e fim em cada livro. O que é uma característica rara nos livros atuais por não ser uma prática muito recomendada. Mas enfim, vamos lá!

“Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte.”

Sobre a História

A história se passa no universo ficcional da Terra-Média, um mundo cheio de fantasia com magos, elfos, anões, orcs e… hobbits! A aventura começa muito antes do primeiro livro, ela é consequência dos acontecimentos do livro O Hobbit. Inclusive, recomendo a leitura dele antes de ler O Senhor dos Anéis por dois motivos: (1) a escrita é um pouco menos densa e mais dinâmica (e vai fazer você se acostumar mais com o estilo do autor) e (2) você vai pegar as referências que O Senhor dos Anéis faz a esse livro.

Essa série gira em torno do anel que o hobbit, Bilbo Bolseiro, encontrou durante a aventura que protagonizou em O Hobbit. O anel é um artefato maligno criado em eras antigas por Sauron. Muito tempo se passou desde que Bilbo se apossou dele e a cada dia o anel passa a ter mais influência sobre a mente do velho hobbit.

Porém, quem protagoniza essa nova história não é Bilbo, mas sim seu sobrinho, Frodo. Esses hobbits vivem numa região chamada de Condado e Bilbo pretende realizar lá uma grande festa de seu centésimo décimo primeiro aniversário. Depois seu plano é desaparecer, se aposentar e ir embora do Condado para viver em paz seus últimos anos de vida em outro lugar.

Quando Gandalf, um mago e velho amigo de Bilbo, chega para a festa, ele convence o hobbit e deixar o anel com Frodo, pois suas investigações revelaram não só que provavelmente o anel de Bilbo pode ser o mesmo anel forjado por Sauron como também que Sauron retornou em busca dele, colocando a vida do velho hobbit em risco, especialmente depois que o mago vê a influência sombria que o anel está tendo sobre amigo.

Frodo fica com o anel por alguns anos, até que Gandalf retorna ao Condado com más notícias. Sua teoria sobre o anel é confirmada e Sauron está criando um exército de orcs cada vez maior para dominar a Terra-Média. Com a ajuda de Frodo e seus amigos hobbits, elfos, homens e anões, Gandalf cria A Sociedade do Anel, um grupo de 9 membros com o único objetivo de levar o anel a sua fonte de criação para destrui-lo, visto que essa é a única maneira de fazer isso e consequentemente de acabar com as forças de Sauron (que dependem da existência desse anel).

Este é o plot que irá durar os três livros da série e eu poderia acrescentar muito mais informações aqui, mas J. R. R. Tolkien criou um universo tão grande e profundo que esse post ficaria imenso.

Minhas Considerações

Muito se diz que O Senhor dos Anéis é uma série difícil de ler, mas minha experiência me fez achar que não é tão difícil assim. Claro que se você não gosta da temática medieval ou de fantasia, provavelmente não vai apreciar tanto. Principalmente porque o que faz a leitura dessa série ser boa é a imersão. O autor é bem descritivo, mas a partir do momento que você não fica ansioso em querer ler logo e apenas aprecia a história, é uma leitura muito boa.

As vezes você pode ficar um pouco confuso e perdido com algumas informações históricas. Coisas que você pode saber lendo O Hobbit, O Silmarillion ou outros livros deste universo. Mas não se preocupe com isso. Se você deixar alguma coisa dessas passar, não vai afetar de modo nenhum seu entendimento. Assim como os poemas que os personagens cantam e declamam ao longo do livro, que é uma característica muito intrínseca do autor e que da a história certa alegoria, mas que não tem problema não entender tudo também.

Para fãs de histórias medievais e pessoas que buscam conhecer livros clássicos, essa série é fundamental. Vale muito a pena dedicar seu tempo para essa leitura. Aproveite a jornada!

“A jornada não acaba aqui. A morte é apenas um outro caminho… que todos temos que tomar.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


A Sociedade do Anel

J. R. R. Tolkien

ISBN: 978-85-950-8475-9

2019 – HarperCollins

608 páginas (Pt/Br)

Sinopse: O volume inicial de O Senhor dos Anéis, lançado originalmente em julho de 1954, foi o primeiro grande épico de fantasia moderno, conquistando milhões de leitores e se tornando o padrão de referência para todas as outras obras do gênero até hoje. A imaginação prodigiosa de J.R.R. Tolkien e seu conhecimento profundo das antigas mitologias da Europa permitiram que ele criasse um universo tão complexo e convincente quanto o mundo real.
A Sociedade do Anel começa no Condado, a região rural do oeste da Terra-média onde vivem os diminutos e pacatos hobbits. Bilbo Bolseiro, um dos raros aventureiros desse povo, cujas peripécias foram contadas em O Hobbit, resolve ir embora do Condado e deixa sua considerável herança nas mãos de seu jovem parente Frodo.
O mais importante legado de Bilbo é o anel mágico que costumava usar para se tornar invisível. No entanto, o mago Gandalf, companheiro de aventuras do velho hobbit, revela a Frodo que o objeto é o Um Anel, a raiz do poder demoníaco de Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de eliminar a ameaça de Sauron é destruir o Um Anel nas entranhas da própria montanha de fogo onde foi forjado.
A revelação faz com que Frodo e seus companheiros hobbits Sam, Merry e Pippin deixem a segurança do Condado e iniciem uma perigosa jornada rumo ao leste. Ao lado de representantes dos outros Povos Livres que resistem ao Senhor Sombrio, eles formam a Sociedade do Anel.
Alguém uma vez disse que o mundo dos leitores de língua inglesa se divide entre os que já leram O Senhor dos Anéis e os que um dia lerão o livro. Com esta nova tradução da obra, o fascínio dessa aventura atemporal ficará ainda mais evidente para os leitores brasileiros, tanto os que já conhecem a saga como os que estão prestes a descobrir seu encanto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s