Resenha | Phantastes – George MacDonald

Olá, Sonhadores! Hoje é dia de falar de um clássico dos clássicos, um livro que inspirou diversos autores que conhecemos hoje em dia. Se você é fã de Fantasia e gosta de Senhor dos Anéis ou de as Crônicas de Nárnia, com certeza essa é uma resenha do seu interesse.

“(…) aprendi que o melhor modo de lidar com alguns tipos de pensamentos dolorosos é desafia-los a fazer o pior que podem;”

Phantastes é uma fantasia que leva ao extremo o gênero. Narrada em primeira pessoa pelo jovem Anodos, a história é uma jornada do rapaz por um mundo mágico onde ele busca respostas para as questões da vida. Desde o começo já não conseguimos distinguir a realidade da fantasia, e quando Anodos adentra Phantastes, conhecido também como Mundo das Fadas, tudo se torna ainda mais metafísico.

Durante seu caminho, Anodos conhece personagens e precisa lidar com diversas situações que despertam nele todos os tipos de sentimentos: medo, amor, alegria, tristeza e etc. Sua coragem e confiança são postas a prova e seu tato para lidar com diversos tipos de personalidades sensíveis e estranhas também. Tudo nessa jornada parece acontecer com o objetivo de fazer Anodos evoluir e dar à ele, de forma indireta, as respostas que procura.

Só com esse pequeno contexto da história já da para perceber que é um livro bem reflexivo. Além disso, a escrita do autor não é objetiva, na verdade é bem floreada e poética. O que não me agrada no geral, mas que funciona muito neste caso, pois combina com o que o livro é e faz a fantasia se tornar mais e mais imersiva.

Enquanto lia, tive a sensação de estar lendo um conto de fadas para adultos. Não por conter nada proibido para crianças, mas por ser complexo a ponto delas não compreenderem e nem acharem legal. Porém todos os elementos de um conto de fadas estão lá, apresentados de uma forma que te deixa ansiosamente esperando o que mais de mágico esse universo tem pra oferecer.

Definitivamente esse foi um livro interessante de ler. Apesar de eu não ter gostado tanto no fim das contas, a experiência é válida. Por isso cheguei a conclusão que não é um livro que vai agradar qualquer um. Ele é muito diferente do que as pessoas hoje estão acostumadas a ler e com certeza vai causar estranheza. Se você quiser dar uma oportunidade, vá em frente, mas tenha a mente aberta para o que o livro tem a oferecer!

“Por que todas as reflexões são mais atraentes do que aquilo que chamamos de ‘realidade’? Talvez não tão tremendas e poderosas, mas sempre mais fascinantes?”


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Phantastes

George MacDonald

ISBN: 978-65-568-9115-6

2020 – Thomas Nelson Brasil

288 páginas (Pt/Br)

Sinopse: O pai da Fantasia moderna. “Ouvi dizer que, para os que entram no Reino das Fadas, não há volta. Devem continuar e atravessá-lo. Como, eu não faço a menor ideia.” A obra de fantasia clássica que influenciou C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien, considerada uma das obras mais importantes de George MacDonald, é a história do jovem Anodos e suas aventuras no reino das fadas que, em última análise, revelam a condição humana. “Escrevo não para crianças”, disse George MacDonald, “mas para crianças, sejam elas de cinco, cinquenta ou setenta e cinco anos”. Tudo escrito com um capricho inocente e um anseio cheio de alma, o coração da jornada de Anodos através do Reino das Fadas revela uma busca espiritual que requer uma entrega de si mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s