Sobre 2020 & Sobre 2021

Olá, Sonhadores! Como está o natal de vocês? Espero que bem! Mais um ano chegando ao fim e a gente começa a lembrar tudo o que aconteceu e a fazer planos para o ano seguinte. Hoje eu pretendo contar um pouco sobre como foi meu 2020 e para revelar algumas transformações que acontecerão aqui no blog. Vamos lá?

Antes de tudo eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que acessaram o blog e o Instagram, curtiram, comentaram e interagiram comigo. Fico muito feliz com esse feedback e mais feliz ainda quando percebi que esse ano o acesso ao meu conteúdo cresceu bastante!

Desde que eu criei o blog em 2018 tive altos e baixos. No começo me dediquei bastante, depois desanimei um pouco, voltava as vezes fazendo resenhas e posts esporádicos, mas nunca consegui me dedicar 100% por não ter energia o suficiente. Sim, energia, não tempo. Tempo eu tinha, mas não conseguia aproveitar por viver sempre exausto por causa do meu antigo trabalho. No comecinho de 2020, antes da pandemia começar, eu me demiti. Estava planejando isso a muito tempo, só não tinha coragem e não achava o momento certo. O mais engraçado é que quando achei que fosse o momento certo, uma semana depois começou o isolamento social que complicou a vida de todo mundo. Isso é para provar que por mais que você se planeje, o momento ideal não existe, a gente é que tem que aprender a lidar com as adversidades.

Mas enfim, não é sobre adversidades o post de hoje. Muito pelo contrário. Aproveitando esse tempo que passei em casa e desempregado, decidi finalmente me dedicar ao blog. Estabeleci dois posts por semana (uma resenha e outro conteúdo diverso como book tags, textos e etc) e desde então eu tenho cumprido certinho essa meta! Além disso, também me comprometi a gerar mais conteúdo para o Instagram. O resultado disso não poderia ter sido melhor: crescimento! Comparado com 2019, o blog teve um aumento de 321% de visualizações! Eu não poderia estar mais satisfeito.

Claro que não teria como eu continuar desempregado e só cuidar do blog, visto que ele não me gera nenhuma renda. Então continuei procurando um emprego e consegui! Não apenas consegui, como é um emprego MUITO melhor, mais saudável e de bônus: é Home Office! Em janeiro vou fazer um post só comentando minha experiência trabalhando de casa. Quando comecei esse novo trabalho fiquei um pouco inseguro se iria ou não conseguir manter o ritmo das postagens do blog. Afinal não se trata apenas de sentar e escrever o post, eu preciso ler muitos livros, pesquisar temas de posts, interagir com quem me segue, entre outras coisas. Exige uma certa dedicação e eu já carregava o trauma do meu antigo trabalho sugar todas as minhas forças. Felizmente o pior não aconteceu, eu consegui continuar fazendo as resenhas e os posts e até agora não senti meu trabalho sugando nenhuma energia a mais do que eles me pagam. Estou em um momento ideal da minha vida.

E por estar em um momento ideal, eu decidi algumas mudanças na minha vida pessoal e no blog em 2021. Talvez futuramente eu faça posts contando as mudanças pessoais se elas realmente forem acontecendo, mas hoje quero falar sobre o blog! A primeira coisa é nada mais, nada menos, do que uma mudança da Identidade Visual do blog! Logo no começo eu já havia mudado o layout do site, pois não estava muito satisfeito com o que eu havia escolhido a princípio. Porém, a estética sempre se manteve e até hoje tem sido a mesma. Houve algumas melhorias com o tempo, principalmente dentro dos posts e das resenhas, mas esta é a primeira vez que a identidade num geral vai mudar.

O layout vai permanecer o mesmo, só terá umas pequenas mudanças. Eu gosto dele e dentre as opções que eu tenho é a melhor. O nome também vai continuar sendo Leitor dos Sonhos. Cogitei mudar, mas decidi continuar assim mesmo. O logo e as cores vão mudar totalmente. Primeiro porque enjoei e segundo porque comecei a achar que as cores não batiam com o conceito. Dito isso, vocês podem conferir já na capa deste post o novo logo e as novas cores!

Todas essas mudanças vão acontecer na virada do ano, mas uma coisinha que já adiantei foi a reformulação das páginas de Resenhas, Tags Literárias, Reflexões e o Sobre! Você pode conferir todas no menu superior do site. Antes era apenas uma listagem simples e agora está muito mais atrativa.

Os formatos dos posts vão permanecer iguais, apenas com a adaptação das cores. Porém, pretendo me dedicar a formatar os posts futuros de maneiras mais interessantes. As postagens antigas ainda é uma questão para mim. Talvez eu volte para reeditar e adaptar ao novo formato, talvez eu deixe como está, tudo vai depender do meu tempo e disposição para o ano que vem. Principalmente porque grande parte do conteúdo do blog não é datado, eu posso sempre estar trazendo de volta posts antigos para quem não conhecia na época. Acho importante não negligencia-los.

Pretendo também manter a rotina atual que venho tendo no Instagram, mas com um diferencial. Hoje eu apenas replico o conteúdo daqui para lá, mas agora vou começar a fazer uma versão adaptada do conteúdo para funcionar melhor no Instagram. Assim ele se torna mais atrativo lá e quem se interessar e quiser mais informações acessa o blog. Isso vai me dar um certo trabalho extra, mas se der resultado e trazer mais pessoas, tudo bem! Especialmente porque vou ter uma ajuda a mais do P. S. Allen que vai criar mais conteúdos. Vamos trabalhar bastante para entregar conteúdos de qualidade!

Para encerrar algumas informações extras:

  • Criei um Pinterest para o blog. Dica que a querida @maeliteratura deu durante a live que participou na Bienal Virtual desse ano.
  • O calendário de postagens segue igual, com resenhas as terças e posts diversos na sexta. Geralmente publicados às 10h da manhã.
  • Ainda vão ter mais algumas novidades, mas tudo no seu tempo, quando chegar o momento eu conto rsrs

Por hora é isso, pessoal. Eu estou bem animado para o ano que vem. Não vai ser um ano tenso como 2020 que vai me desanimar, principalmente depois de eu ter conquistado tantas coisas mesmo nessas condições. Semana que vem temos a última resenha do ano e também a Retrospectiva das Leituras do 2º Semestre de 2020, não perca!

Um comentário sobre “Sobre 2020 & Sobre 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s