Resenha | 21 Lições Para o Século 21 – Yuval Noah Harari

Olá, Sonhadores! Esta é a última resenha de 2020 e eu optei especialmente pelo livro 21 Lições para o Século 21 para falar hoje! Este foi um ano difícil, mas muito reflexivo. Infelizmente foi necessário uma situação tão adversa para que as pessoas começassem a repensar as coisas, mas antes tarde do que nunca, não é? Para dar um complemento final para essas reflexões, resolvi trazer hoje este livro que possui muitos questionamentos sobre o futuro!

“Como espécie, os humanos preferem o poder à verdade. Dedicamos muito mais esforço tentando controlar o mundo do que tentando compreendê-lo -, e mesmo quando tentamos compreendê-lo, normalmente fazemos isso na esperança de que compreender o mundo fará com que nos seja mais fácil controlá-lo.”

21 Lições para o Século 21 é um livro formado por uma coletânea de textos e palestras do professor Yuval Noah Harari, compilados e adaptados para este formato. Este já é seu terceiro livro publicado e caso queira saber um pouco mais sobre ele, recomendo que leia também essa resenha de seu primeiro livro: Sapiens – Uma Breve História da Humanidade; onde falamos um pouco mais sobre sua carreira.

Diferente de seus livros anteriores que falam sobre o passado e futuro da humanidade, este é um livro para se refletir sobre o presente. Vivemos em uma era cheia de transformações e de novidades, coisas que ainda não sabemos lidar, pois não temos referências delas no passado. Como se isso por si só já não fosse assustador o suficiente, é fundamental que aprendamos a lidar com essas mudanças, visto que o sucesso do futuro da humanidade depende disso. Um pequeno passo em falso pode causar graves consequências. Uma negligência pode matar milhões de pessoas. Um negacionismo pode destruir o meio ambiente e, por consequência, nos eliminar juntos.

Pensando em todas essas questões, o autor trás nesse livro vinte e uma lições que devemos refletir se quisermos que a humanidade avance da melhor forma. Essas lições variam entre temas políticos, sociais, ambientais, tecnológicos e até mesmo pessoais. Tudo está interligado e uma coisa pode afetar outra se não houver cuidado.

Assim como em suas outras publicações, Harari não tem medo de questionar a forma com que instituições governamentais e religiosas tem lidado com questões atuais. E, inclusive, de forma muito inteligente, ele aplica questões chaves de cada uma das maiores religiões do mundo em pontos específicos do livro. Será que as religiões são algo do passado sem espaço no futuro? Ou será que elas ainda tem o que acrescentar? Será que o nacionalismo e os Estados serão a melhor forma de gerir um mundo globalizado? Será que o capitalismo funcionará depois da revolução tecnológica? São diversas questões que os capítulos abordam.

Acho que as questões mais próximas da nossa realidade são as relacionadas a tecnologia. Não porque já estamos vivendo muitas influências dela atualmente, mas também porque ela me parece ser o elo que liga todos os temas. Tudo pode ao mesmo tempo ser salvo ou destruído por ela. Tudo vai depender de como ela será usada e administrada por quem estiver no poder, político ou financeiro.

Se você estiver interessado em se aprofundar um pouco mais nessas questões e estar mais preparado para o ano que vem (e os próximos), sem ser pego de surpresa por eventos inesperados (como tem sido nossos últimos anos), recomendo bastante a leitura desse livro!

“Os cientistas, por sua vez, precisam estar muito mais envolvidos nos debates públicos atuais. Não deveriam ter medo de se fazer ouvir quando o debate se estender a seu campo de especialidade, seja a medicina ou a história. Silêncio não é neutralidade, é apoio ao status quo.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


21 Lições Para o Século 21

Yuval Noah Harari

ISBN: 978-85-359-3091-7

2018 – Companhia das Letras

446 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Num mundo repleto de informações irrelevantes, clareza é poder. Se não há mais restrição ao fluxo de ideias, a lógica da censura parece ter sido subvertida: o excesso de conteúdo a que as pessoas são expostas diariamente inunda-as de desinformação e distrações. 21 lições para o século 21 faz um travessia por essas águas turvas e confronta alguns dos temas mais urgentes da agenda global.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s