Resenha | O Livro dos Mortos do Antigo Egito – E. A. Wallis Budge

Olá, Sonhadores! Acho que não tem tema melhor de livro para postar resenha neste dia de finados do que esse. Não é nenhuma surpresa que pessoas diferentes de culturas diferentes lidam com a morte de maneiras diferentes. E nenhum povo teve uma relação tão próxima e intensa com a morte do que o Antigo Egito.

Desde criança fui fascinado por essa cultura. A mitologia, a arte e tudo o que ela significou e influenciou no futuro são impressionantes. E quando falamos de Egito Antigo uma das primeiras coisas que vem em nossa mente são as famosas múmias. Elas não eram apenas a forma com que eles “enterravam” seus mortos, a mumificação tinha o objetivo de preservar o corpo da pessoa para que ela chegasse na vida pós-morte da melhor maneira.

Mas a mumificação não era o único procedimento que eles faziam. Em O Livro dos Mortos do Antigo Egito temos uma coletânea de textos e rituais que eram realizados nos funerais. Tudo com o objetivo de fazer com que o falecido encontre a vida eterna ao lado de seus deuses. E se você acha que a religião cristã é complexa quanto a isso ou que a mitologia grega tinha muitos deuses representando muita coisa, você não faz ideia do quanto os egípcios eram ainda mais complexos! Talvez seja por ignorância minha, mas eu fiquei muito perdido durante a leitura. Consegui entender alguns conceitos e significados por trás dos rituais, mas bem superficialmente.

Neste livro você não vai ter muitas explicações. Não vai aprender muita coisa com ele, apenas matar sua curiosidade (ou talvez desperta-la ainda mais). Este livro trás a tradução dos textos antigos com uma breve descrição do contexto. Na minha opinião foram descrições muito fracas e por isso acabei achando um livro fraco. Além disso, os textos antigos em si são extremamente cansativos de ler, pois são repetitivos (o que é normal de orações) e um tanto abstratos, difíceis de entender.

O ponto forte do livro, na minha opinião, foram as ilustrações dos textos originais junto a seus desenhos nas placas. É o que faz o livro valer a pena. Recomendo ele mais para quem já tem um conhecimento prévio da mitologia, já conheça bem os deuses, suas histórias e os papéis que desempenham. E, claro, para quem gosta do tema!


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Livro dos Mortos do Antigo Egito

E. A. Wallis Budge

ISBN: 978-85-370-1230-7

2019 – Madras

160 páginas (Pt/Br)

Sinopse: O Livro dos Mortos (cujo nome original, em egípcio antigo, era Livro de Sair Para a Luz ou Saída para a Luz do Dia) é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além. O livro era posto sob a cabeça da múmia ou junto dela, ou então copiavam-se trechos dele na tumba.
Não resta dúvida de que o julgamento dos atos após a morte devia preocupar, e muito, a maioria dos egípcios, religiosos que eram. Para os egípcios esse conjunto de textos era considerado como obra do deus Thoth. As fórmulas contidas nesses escritos podiam garantir ao morto uma viagem tranquila para o paraíso e, como estavam grafadas sobre um material de baixo custo, permitiam que qualquer pessoa tivesse acesso a uma terra bem-aventurada, o que antes só estava ao alcance do rei e da nobreza. Em verdade, essa compilação de textos era intitulada pelos egípcios de Capítulos do Sair à Luz ou Fórmulas para Voltar à Luz (Reu nu pert em hru), o que por si só já indica o espírito que presidia a reunião dos escritos, ainda que desordenados. Era objetivo desse compêndio, nos ensina o historiador Maurice Crouzet, fornecer ao defunto todas as indicações necessárias para triunfar das inúmeras armadilhas materiais ou espirituais que o esperavam na rota do “ocidente”.

2 comentários sobre “Resenha | O Livro dos Mortos do Antigo Egito – E. A. Wallis Budge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s