Indicações de Livros Para o Dia de Finados

Olá, Sonhadores! Eu sei o que você deve estar pensando: “Nossa, Lucas, que post mais pra baixo.”. E sim, realmente, falar sobre luto nunca é legal, mas é um tema que inevitavelmente acaba acontecendo nas nossas vidas e é bom que estejamos preparados para quando essa hora chegar. Além disso, os temas para essa época de Dia das Bruxas já foram todos usados (inclusive se quiser indicações para o Halloween: temos). Então esse ano eu decidi escolher alguns livros que abordam o tema “morte” de diversas maneiras para indicar para vocês.

Os Prós e Contras de Nunca Esquecer – Val Emmich

Esse livro foi curioso, pois quando eu peguei para ler eu esperava, obviamente, a abordagem do tema memória, mas não imaginei que ele faria isso dentro do tema luto (apesar de fazer todo o sentido se parar pra pensar). Em Os Prós e Contras de Nunca Esquecer a pequena Joan vai usar de sua capacidade surpreendente de memória para ajudar Gavin a superar a morte do marido, compartilhando com ele todas as memórias que ela tinha dele. Confesso que por ter sido pego de surpresa o começo me deixou meio abalado, mas este é um livro leve e nos faz questionar os lados bons e ruins de lembrar e esquecer o passado.

As Últimas Testemunhas – Svetlana Alexsiévitch

Acho que não podemos fazer uma postagem falando sobre luto sem mencionar nenhum livro sobre a terrível Segunda Guerra Mundial, que até hoje carregamos o luto de tudo e todos que perdemos nesse período. As Últimas Testemunhas é um livro pesado em que pessoas, que eram crianças naquela época, contam seus relatos e experiências. É um livro bem pesado, mas necessário para nunca esquecermos esse grande erro da humanidade e para jamais chegar perto de se repetir.

Tipo Uma História de Amor – Abdi Nazemian

Assim como o primeiro livro da lista, luto não é o tema principal de Tipo Uma História de Amor. Este é um livro que fala sobre a crise da aids nos anos 80 e, por consequência, isso nos leva a refletir sobre diversas questões, incluindo a morte. E nesse caso a morte de pessoas que já eram marginalizadas pela sociedade e que precisavam lutar com tudo o que tinham e não tinham para conseguir o mínimo de auxílio do Estado. A morte, infelizmente, era um assunto constante não apenas pela doença, mas pela violência. O livro tenta trazer um pouco de conforto, esperança e cultura, mas o luto por todas as pessoas que passaram por essa época jamais deve ser esquecido.

O Livro dos Mortos do Antigo Egito – E. A. Wallis Budge

Bem, depois de 3 indicações pesadíssimas, vamos abordar o tema de uma forma mais leve e diferenciada. A morte existe desde sempre, e povos antigos, em especial no antigo Egito, tinham sua forma própria e peculiar para lidar com ela. Em O Livro dos Mortos do Antigo Egito, vamos conhecer o que pensava aquele povo sobre a morte, conhecer seus rituais e seus deuses. O Egito antigo tem uma cultura extremamente voltada para a morte, e é muito diferente de como lidamos com ela hoje em dia. Então achei super interessante trazer essa indicação para refletirmos que nosso jeito não é o único, muito menos o melhor, jeito de lidar com o luto.

O Memorial do Desterro – Mauro Maciel

Enfim, para terminar vou trazer um livro nacional que venceu o prêmio Kindle e que também aborda o tema “morte”, mas de um jeito curioso. O Memorial do Desterro conta a história de um escritor aposentado que precisa lidar com o funeral de um inquilino estrangeiro que alugava sua casa, e que ninguém sabia absolutamente nada sobre a vida dele. Devido a cultura local, o escritor precisa escrever um memorial sobre o falecido, mas para isso precisa fazer investigações para descobrir quem afinal era ele e o que fazia ali. O livro trás muitas reflexões sobre diversos assuntos, incluindo a morte.


É sempre bom lembrar também que esse é um tema gatilho para muita gente. Se você não se sente preparado ou confortável para ler sobre o tema, melhor não faze-lo. Pelo menos não sem acompanhamento psicológico. Caso você conheça outros livros bons sobre o tema, deixe nos comentários para agregar mais a lista. Enfim, até a próxima!

2 comentários sobre “Indicações de Livros Para o Dia de Finados

  1. Adorei a sua lista, Lucas!
    Li com você dois deles e fiquei curiosa para ler os outros.
    O Memorial do desterro parece muito bom e ainda não conhecia!
    Dicas anotadas
    Beijos
    Claudia

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s