Falaremos hoje de um tipo de livro diferente do que estou acostumado a postar aqui no blog. Não é algo que me atraia, mas acabei lendo porque assinei a Tag Livros no mês de Julho e esta foi a edição enviada. Então, aproveitei a oportunidade e resolvi experimentar.
O livro se trata de um agrupamento de relatos comoventes de pessoas que eram crianças durante a segunda guerra mundial pelo ponto de vista da União Soviética. Os relatos contam situações e lembranças dessas pessoas que hoje são as últimas testemunhas do que aconteceu naquela época.

É uma leitura difícil, pesada e triste. Não é algo que eu recomende para qualquer um, mas é uma leitura importante para grande parte das pessoas, especialmente mais jovens, que não tem consciência do que é uma guerra, do que é a violência, a falta de segurança e o medo que comunidades inteiras de pessoas sofreram.
Não é um livro sobre o lado certo e o lado errado, não é um livro sobre que tipo de governo leva seu povo a destruição. É um livro que não só nos faz questionar, mas também entender que, como civilização humana, não queremos repetir os erros do passado.
Outros livros que podem te interessar:
- Mulheres Sem Nome – Martha Hall Kelly
- Rosas Esquecidas – Martha Hall Kelly
- Kim Jiyoung, nascida em 1982 – Cho Nam-Joo
- O Sol é Para Todos – Harper Lee
- Ponti – Sharlene Teo
Este foi o primeiro livro sobre a Segunda Guerra Mundial que eu li, e futuramente pretendo ler outros sobre outros contextos históricos. É importante expandirmos de vez em quando nossas leituras.
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

As Últimas Testemunhas
Svetlana Aleksiévitch
ISBN: 978-85-359-3100-6
2018 – TAG
320 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
A 22 de junho de 1941, a Alemanha nazi invade a União Soviética, quebrando o pacto de não-agressão celebrado entre as duas nações e dando início ao que ficaria conhecido do lado russo como a Grande Guerra Patriótica. No final do conflito, em 1945, tinham morrido cerca de três milhões de crianças e, só na Bielorrússia, vinte e sete mil viviam em orfanatos.
Os relatos destes órfãos foram recolhidos, passados mais de quarenta anos, por Svetlana Alexievich. O resultado é uma visão única da guerra, testemunhada pelas crianças e não por soldados, políticos ou historiadores — os narradores mais sinceros e, simultaneamente, mais injustiçados. Uma obra importante, composta por relatos impressionantes, profundamente comovedores e autênticos, em que o conflito e a tragédia se transformam em acontecimento pessoal, em fascinante e pungente memorial vivo de guerra.
[…] As Últimas Testemunhas: Crianças na Segunda Guerra Mundial Svetlana Aleksiévitch. Esse livro foi enviado pela Tag Livros em Julho e, confesso, é um tipo de livro que eu não leria se não aparecesse convenientemente na minha vida. E ainda bem que ele apareceu, pois é um livro de onde você pode tirar ensinamentos importantes. […]
CurtirCurtir