As Últimas Testemunhas – Svetlana Aleksiévitch

Falaremos hoje de um tipo de livro diferente do que estou acostumado a postar aqui no blog. Não é algo que me atraia, mas acabei lendo porque assinei a Tag Livros no mês de Julho e esta foi a edição enviada. Então, aproveitei a oportunidade e resolvi experimentar.

O livro se trata de um agrupamento de relatos comoventes de pessoas que eram crianças durante a segunda guerra mundial pelo ponto de vista da União Soviética. Os relatos contam situações e lembranças dessas pessoas que hoje são as últimas testemunhas do que aconteceu naquela época.

É uma leitura difícil, pesada e triste. Não é algo que eu recomende para qualquer um, mas é uma leitura importante para grande parte das pessoas, especialmente mais jovens, que não tem consciência do que é uma guerra, do que é a violência, a falta de segurança e o medo que comunidades inteiras de pessoas sofreram.

Não é um livro sobre o lado certo e o lado errado, não é um livro sobre que tipo de governo leva seu povo a destruição. É um livro que não só nos faz questionar, mas também entender que, como civilização humana, não queremos repetir os erros do passado.

Este foi o primeiro livro sobre a Segunda Guerra Mundial que eu li, e futuramente pretendo ler outros sobre outros contextos históricos. É importante expandirmos de vez em quando nossas leituras.

Um comentário sobre “As Últimas Testemunhas – Svetlana Aleksiévitch

  1. […] As Últimas Testemunhas: Crianças na Segunda Guerra Mundial Svetlana Aleksiévitch. Esse livro foi enviado pela Tag Livros em Julho e, confesso, é um tipo de livro que eu não leria se não aparecesse convenientemente na minha vida. E ainda bem que ele apareceu, pois é um livro de onde você pode tirar ensinamentos importantes. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s