Resenha | A História Sem Fim – Michael Ende

Lucas: Olá, sonhadores! Hoje temos uma resenha especial de um livro especial em um formato especial! Eu e o P. S. Allen vamos fazer uma resenha conjunta de A História Sem Fim! Este famoso livro de Michael Ende conquistou o coração de muitas crianças da nossa época tanto pelo livro, quanto pelo filme.

P. S. Allen: Lembro-me que quando li A História Sem Fim pela primeira vez eu tinha 14 anos. Eu estava terminando o ensino fundamental, tinha acabado de ler As Crônicas de Nárnia e os universos onde fadas, elfos e criaturas mágicas habitavam eram fascinantes para mim. O livro começa em um dia de chuva e, por coincidência também estava chovendo quando comecei a lê-lo. Sabia que gostaria dessa aventura.

“Quem nunca se escondeu embaixo dos cobertores lendo um livro à luz de uma lanterna, depois de o pai ou a mãe ou qualquer outro adulto lhe ter apagado a luz, com o argumento bem-intencionado de que já era hora de ir para a cama, pois no dia seguinte é preciso levantar cedo.”

Sobre a História

Lucas: Primeiramente vamos começar contando um pouco sobre o que se trata este livro. Bastian é um garoto solitário, vive mais dentro de sua imaginação do que no mundo real. Por isso, acaba sendo frequentemente alvo de bullying. Em um dia chuvoso, ele acaba vendo um livro misterioso na livraria de um homem esquisito e intimidador. Por algum motivo, ele fica muito tentado a saber os segredos daquela história e, mesmo correndo grandes riscos, ele rouba o livro. A curiosidade é tanta que ele até falta da aula naquele dia e fica escondido em um armazém da escola lendo. Este livro começa contando a história de um garoto chamado Atreyu, em um mundo fantástico cheio de aventuras e criaturas mágicas. Bastian fica cada vez mais entretido com a leitura. Depois de muitas páginas, ele chega em um ponto muito estranho, onde ele, como leitor, começa a ter influência na trama. Nesta hora a magia acontece e Bastian começa a viver sua própria aventura!

P. S. Allen: Michael Ende foi um escritor alemão, filho de pintor surrealista e escreveu A História Sem Fim em 1979. A influência artística da família e de escritores de fantasia (C.S.Lewis e Tolkien) estão marcados nesta obra. Além de personagens místicos se interpondo com formas humanas, as ilustrações e detalhes da primeira edição são maravilhosos. Ao longo dos 26 capítulos, onde cada um sempre se inicia com uma letra do alfabeto em sequência, aquilo que acontece no mundo real está escrito em VERMELHO e a história do livro está escrita em VERDE. Isso foi um diferencial que chamou a atenção para a imaginação e genialidade de Ende.

Nossas Considerações

Lucas: Quando você conclui a leitura fica fácil de entender o porquê de este livro ter seu destaque entre tantas outras histórias de fantasia. Sua história agrada o público infantojuvenil e sua estrutura e conceito agrada qualquer outro leitor, pois não tem como não se admirar com a criatividade do autor.

P. S. Allen: O que mais achei surreal foi o conceito de várias histórias se cruzarem e formarem uma história maior que nunca acaba; foi o primeiro título de livro que me deixou chocadíssimo com o tamanho do conceito (risos). Foi muito fácil amar Atreyu, porém o Bastian foi um processo de construção capítulo por capítulo. Acho que o crescimento e amadurecimento dele é um espelho do nosso próprio crescimento diante das situações que vamos vivendo.

Lucas: Concordo sobre os personagens. Realmente fica difícil defender Bastian durante suas aventuras, mas achei bem legal essa forma de comparar como lidamos com situações hipotéticas através da leitura, com como somos de verdade vivenciando na pele. Para quem gosta de Fantasia este livro é um prato cheio. Existem muitos lugares, muitas batalhas, muitas criaturas fantásticas, tudo tendo como base uma construção de mundo sólida e convincente.

P. S. Allen: Para mim o livro é um estímulo a imaginação, uma metáfora de como as situações, por mais avessas que sejam, estão nos transformando em heróis. Que dentro de nós há um universo criativo cheio de histórias esperando para saírem. Os amantes de As Crônicas de Nárnia, Ponte para Terabítia, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz vão se sentir em casa lendo este livro.

“Os monstros são indispensáveis para que o herói possa ser um herói”


Avaliação

Lucas

Avaliação: 4 de 5.

P. S. Allen

Avaliação: 4.5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


A História Sem Fim

Michael Ende

ISBN: 978-85-336-1315-7

2005 – Martins Fontes

392 páginas (Pt/Br)

Sinopse: “A História sem Fim” é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s