Ikigai

Resenha | Ikigai – Hector Garcia Puigcerver & Francesc Miralles

Ikigai. Os Segredos dos Japoneses Para Uma Vida Longa e Feliz é um livro escrito em conjunto por Hector Garcia Puigcerver e Francesc Miralles.


Olá, Sonhadores! Todo mundo, em algum momento, começa a questionar a própria saúde e qualidade de vida, pensando em passar a viver melhor e por mais tempo. E conteúdo nesse sentido é o que não falta em livros e na internet. A resenha de hoje vai falar exatamente disso, como o comportamento dos habitantes de um pequeno vilarejo no Japão faz com que eles tenham uma vida mais longeva de forma ativa e feliz.

O livro foi resultado de uma pesquisa feita pelos autores no povoado de Okinawa no Japão. Estatísticas indicavam que os cidadãos desse lugar viviam por muito mais tempo que a média da população e isso despertava a curiosidade de quem buscava pelo mesmo. Analisando o comportamento e a alimentação dessas pessoas, os autores trouxeram nesse livros suas conclusões e alguns métodos que outras práticas ao redor do mundo também fazem de forma semelhante.

O núcleo de tudo isso e o fator mais relevante dessa longevidade, segundo os autores, é o Ikigai. Ikigai nada mais é do que uma filosofia que diz que devemos encontrar nossa razão de ser, o que gostamos de fazer e como gostamos de viver. Tenho certeza que você já ouviu a frase: “Encontre um trabalho que você ame e nunca mais vai precisar trabalhar novamente.”. Bem, o Ikigai é uma versão um pouco mais honesta disso, pois mesmo que amemos nosso trabalho, ele sempre vai ser um trabalho, vão ter os momentos difíceis e os conflitos que precisaremos resolver.

Muito do que é tratado no livro vem da cultura oriental, mas até mesmo o ocidente chegou a algumas conclusões por outros caminhos. Outro detalhe muito relevante foi a constatação de como a vida em comunidade é muito mais favorável para a longevidade do que a individualidade aflorada pelo mundo capitalista. Vale muito mais a pena o pertencimento a um grupo que se ajuda mutuamente sem qualquer cobrança de reciprocidade, pois ela já é algo intrínseco ao estilo de vida. É como sentir que você sempre poderá contar com alguém para te ajudar com qualquer situação e isso nos trás muita segurança e paz. Muito o oposto do estilo de vida ocidental, em que vivemos sempre na tensão, sempre na insegurança de que tudo depende da gente porque ninguém vai poder ou querer ajudar.

Outros livros que podem te interessar:

O livro também trás alguns tópicos sobre alimentação. Um destaque aqui fica por conta de que, cientificamente, já foi provado que quando mais comemos e mais o sistema digestivo trabalha, mais ele “se gasta” e, com isso, envelhecemos mais rápido. O ideal é que sempre devemos parar de comer pouco antes de nos sentirmos totalmente satisfeitos. E é claro, comer alimentos saudáveis com os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

É muito interessante também que os autores trazem diversos comentários e entrevistas com centenários contando o que eles acham que é a causa de terem vivido tantos anos e de ainda sentirem tanta disposição para continuar vivendo. As respostas são das mais variadas e englobam todos os assuntos tratados no livro.

Sem dúvidas é uma leitura que vale muito a pena e que vai tanto te inspirar a buscar essa longevidade quanto agregar seu conhecimento.


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Ikigai

Hector Garcia Puigcerver & Francesc Miralles

ISBN: 978-85-510-0279-7

2018 – Intrínseca

208 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Descubra seu ikigai e encontre o propósito que vai guiar sua vida.
Por que existem pessoas que sabem o que querem, enquanto outras definham na confusão? Segundo os japoneses, o segredo é encontrar seu ikigai, conceito que pode ser traduzido como razão para viver. Ter um ikigai claro e definido proporciona a satisfação e o propósito que justificam nossa existência, sendo, para muitos, também a chave da longevidade.
Em Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s