O Método Bullet Journal - Ryder Carroll

Resenha | O Método Bullet Journal – Ryder Carroll

Olá, Sonhadores! Várias vezes eu já trouxe aqui formas e métodos de organização que eu uso ou já usei para ajudar no meu desempenho do dia a dia, sejam com coisas do blog ou pessoais. Hoje vou trazer um livro sobre um desses métodos junto com a minha experiência usando ele. Vamos falar sobre o famoso Bullet Journal!

O Método Bullet Journal é o livro oficial dessa metodologia e foi escrito por seu criador Ryder Carroll. Muita gente se confunde acreditando que Bullet Journal é somente o caderno (materialmente falando), mas na verdade ela se trata se uma metodologia de organização de tarefas que idealmente deve ser aplicada através de um caderno. Neste livro, o autor vai explicar com muitos detalhes os conceitos por trás do método, suas funcionalidades, opções de customizações conforme suas necessidades e, no processo, contar um pouco de onde veio essa ideia e como ela ficou tão popular.

Esse método engloba conceitos de diferentes fontes, pois seu principal objetivo é facilitar a sua vida. E como cada ser humano tem uma vida diferente, com necessidades diferentes, é necessário que ele esteja preparado para ser capaz de acolher uma grande variedade dessas necessidades e ainda ser aberto o suficiente para o usuário ter liberdade de adapta-lo conforme ache melhor. Talvez devido essa flexibilidade, o Bullet Journal se tornou um dos métodos de organização mais populares do mundo. Hoje, você encontra na internet uma infinidade de modelos, muitos perfis especializados dando dicas e exemplos, além de vários fóruns de discussão com uma comunidade super presente. Porém, acho importante começar por este livro, independente se você já ter experiência com o método ou não. Ter essa base vai te ajudar bastante no sucesso de sua utilização.

A primeira vez que tive um Bullet Journal foi em 2018. Naquela época eu só tinha em mente uma ideia muito superficial do que ele era e o apliquei de forma bem… independente. O que foi um erro. Não que não tenha funcionado, mas acho que muitas das minhas dificuldades daquele ano teriam sido mais fáceis se eu tivesse aprendido melhor sobre o método antes. Agora, em 2022, eu resolvi voltar a utilizar, mas dessa vez preparado para não cometer os mesmos erros. Foi então que eu decidi ler este livro, a fonte original. Como ainda é o começo do ano, não tenho muito o que falar na questão de estar ou não dando certo, mas posso dizer que o conhecimento adquirido me ajudou bastante a preparar meu caderno com o que eu realmente preciso e acho necessário.

Alguns pontos desse livro me fizeram abrir os olhos para algumas questões que imagino ser a que a maioria das pessoas tem. Primeiro que para usar um Bullet Journal precisa-se ter um objetivo. Ele vem para facilitar a sua vida, então não faz sentido você ter todo o trabalho de registrar as coisas neste caderno se você não sabe o porquê. E em muitos anos eu fiz isso, registrava informações que me faziam perder tempo e, no fim, nunca precisei delas. Outro ponto importante é a nossa própria pressão de ter um caderno bonito e caprichado. Isso também não é uma necessidade. O que importa é a legibilidade, é você ter acesso as informações de forma fácil e clara. Ver aqueles modelos super bem feitos, belíssimos, com vários tipos de canetas e materiais de papelaria, não me faziam muito bem. Já que nunca conseguia fazer nada a altura, isso me desmotivava um pouco. O fato de conhecer totalmente o método também abriu minha mente para as diversas possibilidades que ela poderia me oferecer e que eu não fazia ideia.

Existem muitos métodos de organização por aí, eu mesmo já experimentei vários. Minha conclusão é que não existe um melhor que o outro, apenas que cada pessoa, em cada momento da sua vida, vai ter um que funcione mais. A vantagem de dar uma chance ao Bullet Journal é que você tem boas chances de encontrar o jeito que funciona melhor para você mais rápido. Se você estiver inspirado(a) nesse começo de ano a ter uma vida mais dentro dos trilhos, recomendo dar uma oportunidade. E não se engane, nunca é tarde para começar! O método independe de data, então se estiver lendo isso aqui no meio de setembro, não precisa esperar virar o ano, não! Não se trata de uma agenda ou planner, comece lendo este livro e você vai entender melhor.


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Método Bullet Journal

Ryder Carroll

ISBN: 978-85-843-9130-1

2018 – Fontanar

328 páginas (Pt/Br)

Sinopse: O método Bullet Journal é muito mais do que uma forma de organizar tarefas através de anotações. É uma maneira de diminuir a ansiedade e “viver de forma intencional”. Ao remover as distrações e focar seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado, você vai transformar sua vida profissional e pessoal.
Aprenda neste livro a:
– Registrar o passado;
– Organizar o presente;
– Planejar o futuro.
Um guia certeiro para quem quer tomar as rédeas da própria vida e comemorar um aumento na produtividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s