Dicas de Leitura

Leitor Avançado – Dicas de Leitura | Aliança dos Blogs

Olá, Sonhadores! Acho que depois de muito tempo lendo e, principalmente, criando conteúdo sobre livros, acho que sou capaz de trazer para vocês algumas dicas que me ajudam bastante a absorver melhor minhas leituras. Então hoje eu vou compartilhar quatro práticas que vão ajudar vocês a se tornarem leitores mais avançados. É claro que nada disso é necessário para você curtir um livro ou entender mais ou menos o que ele quer passar, mas se você sente que talvez não está aproveitando ao máximo suas leituras, está deixando coisas demais passarem despercebidas ou quer começar a encarar livros mais difíceis, essas dicas podem te ajudar bastante!

Minha primeira dica é a mais fácil e é algo que muita gente, inclusive você, faz: pesquise sobre o livro e o autor na internet, veja as opiniões dos leitores, leia resenhas, converse com outras pessoas que tenham livro e, se possível, participe de clubes de leitura! A troca de experiências de leituras é muito enriquecedor e vai te mostrar diferentes pontos de vista e interpretações sobre aquele livro que vai fazer total diferença na sua própria experiência.

A segunda dica eu sei que pode ser meio chata para muita gente e uma dificuldade para várias outras: leia tudo o que tiver no livro. Notas de rodapé, sobre o autor, prefácio e tudo mais. Não pule essas coisas! Eu sei que na correria do dia a dia a gente acaba cortando essas páginas para agilizar o processo, sei também que muitas vezes elas podem nem serem úteis, mas… pode ser que sejam. Lembre-se que são, geralmente, textos muito curtinhos que, afinal, nem vão tomar muito do seu tempo.

A próxima dica eu considero que é algo em que eu sou bom em fazer: analise o enredo. Existe um roteiro por trás de todas as histórias e é muito comum que nesse roteiro tenha inconsistências, coisas sem sentido, furos terríveis e falta de criatividade. Se você costuma ler críticas de filmes sabe bem o que eu estou falando. E quando eu identifico alguns desses problemas em livros eu fico bolado, sendo sincero. Principalmente se for um autor grande que teve bastante gente envolvida na produção e revisão. Nem sempre esses problemas são fáceis de identificar, principalmente se o livro for mais complexo, mas na minha opinião, essas são coisas que mais devemos ficar atentos. Quanto a parte de falta de criatividade, acho que nem preciso falar muito, pois é bem óbvio de perceber quando o autor opta por seguir pelo caminho mais fácil e clichê. De todas as dicas, essa é a que mais faz eu tirar estrelas da avaliação dos livros.

A última dica é um pouco mais complexa, porém é uma das coisas mais interessantes de se fazer: observe e identifique o estilo do autor. E com estilo eu me refiro não só a escrita, mas a criação de personagens, o desenvolvimento deles, a ambientação, diálogos e etc. Geralmente nós acabamos percebendo várias características do autor automaticamente ao longo da leitura, mas tente observar com mais atenção os detalhes. Isso é algo extremamente difícil de fazer, pois enquanto lemos acabamos mergulhando na história e deixamos fluir. Muitas vezes deixamos até mesmo erros graves de Português passarem batidos. Mas eu acredito que é um grande diferencial quando, além de percebermos coisas sobre a trama e o enredo, também percebemos as técnicas de escrita que o autor usou para criar os mais diversos efeitos no livro. Quando você identifica isso, você passa entender o motivo de uma coisa no livro ter dado certo ou não. Em uma cena que você achou esquisita, por exemplo, você consegue localizar nela a causa. E é a mesma coisa para as partes boas.

Sei que tudo isso é algo um pouco difícil de entender, então vou exemplificar: recentemente eu li pela primeira fez um livro do Joël Dicker, A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert. Durante a leitura eu percebi que o autor usa e abusa de estereótipos para criar os personagens, em especial, os secundários. Alguns desses estereótipos ele tenta usar como alívio cômico e, até aqui, tudo bem. O problema está no fato de que ele força tanto a barra as vezes, levando o estereótipo a um extremo tão surreal que não consegue ser engraçado, fica só bizarro e desconfortável. Cenas com essas personagens ficam tão ruins a ponto de a gente não querer que elas apareçam mais no livro. E é aqui que entra a diferença que essa dica faz, um leitor que identifica o porquê da personagem ser ruim consegue compreender o que houve, enquanto um leitor menos interessado em se aprofundar vai só dizer que aquela tal personagem era chata.

Essa é uma postagem da Aliança dos Blogs e o tema desse mês é Leitor! Não deixe de passar nos blogs parceiros para ver o que eles trouxeram em cima desse assunto. Espero que minhas dicas sejam úteis para vocês, mas é aquilo que eu disse, você pode ignorar totalmente essas coisas se para sua experiência elas não forem relevantes e só curtir a leitura. Enfim, espero todos de volta aqui no blog para mais conteúdos essa semana. Até lá!

6 comentários sobre “Leitor Avançado – Dicas de Leitura | Aliança dos Blogs

  1. Eu amei as dicas Principalmente sobre trama e características de escrita pois bem como tu disseste Lucas: quem vê muitos filmes acaba considerando mais essas peculiaridades de cada um. Adorei! E é uma grande alegria mais um ano de nossa parceria na Aliança dos blogs ! Até mais, Dani!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que post incrível, Lucas! Gostei demais das suas dicas! Embora eu não seja muito fã de notas de rodapé em excesso eu não consigo passar batido por elas (e nem pelos loooongos prefácios que encontramos às vezes, haha!) Mesmo não gostando eu tenho que ler! xD Agora posfácio eu adoro, depois de concluir a leitura quero saber o máximo de curiosidades possíveis! ^^ Parabéns pelo post e vamos que vamos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado, Tom! Que bom que gostou! Acho que pra mim o problema não é a nota de rodapé sem extensa, mas sim o fato do livro precisar de tantas notas… eu gostaria de entender o livro lendo ele, não com a ajuda da interpretação de alguém :/

      Curtir

  3. Querido Lucas
    Eu amei as dicas e o post!
    Percebi e concordo com você sobre o livro do Harry, é exatamente isso!
    Adoro nossa blogagem coletiva!
    Beijos e até o mês que vem
    Clau

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s