Andiamo a Italia

Andiamo a Italia! [P. S. Allen]

Ciao, ragazzi! Come state! Qui va molto bene. Oggi parleremo dell’Italia, questo paese belisimo e pieno de cultura. [Oi pessoal! Como vocês estão? Aqui está tudo bem. Hoje vamos falar da Itália, este país lindo e cheio de cultura].

A Itália é basicamente o que sobrou do Império Romano. Situado no centro-sul da Europa, o país da bota é muito famoso pela quantidade de obras de arte renascentistas, igrejas, vilarejos exóticos e paisagens deslumbrantes. Além de tudo isso, a gastronomia italiana é mundialmente apreciada, afinal, toda vez que você come uma pizza, macarrão ou qualquer outro tipo de pasta, deve agradecer a difusão da cultura italiana pelos continentes. Além disso, é o segundo maior exportador de vinhos do mundo. A Itália recebe milhões de turistas todos os anos que vão visitar os marcos históricos, ruínas e castelos medievais. E se ainda não bastasse tudo isso, o país é o berço de diversas marcas famosas no meio da moda, como Versace e Gucci.

Mas de onde saiu essa inspiração toda para falar sobre a Itália? Em 2021 eu iniciei meus estudos em italiano após saber que havia uma remota possibilidade de adquirir a cidadania do país, o famoso “passaporte vermelho” (passsaporto rosso). Eu nunca havia me interessado intensamente pela Itália. Quem me conhece sabe que eu falo MUITO da França e da Inglaterra. Não que não achasse a Itália um país bonito, pelo contrário, sempre tive vontade visitar o Coliseu, a Torre de Pisa, a Fontana di Trevi e a Toscana, mas nunca pensei em morar por lá. Porém, esta pequena possibilidade de me mudar para um lugar melhor, me deixou obcecado por aprender a cultura, a língua e tentar me mudar o mais rápido possível.

Mas nem tudo é tão perfeito e rápido assim. Tudo é um processo, cheio de etapas, dificuldades, gastos e espera. Então tive que colocar um pé no freio e entender que para que isso ocorra um dia, se ocorrer, tenho que subir um degrau de cada vez. Assim, estou aprendendo mais sobre a cultura, terminando meus estudos e adquirindo experiência para poder arranjar um emprego por lá e, o mais importante, aprendo a língua italiana.

Eu tenho certo conhecimento de inglês e espanhol. Apesar do inglês ser intrínseco ao nosso dia a dia, confesso que estou achando o italiano muito mais fácil de assimilar, além de muito mais bonito e expressivo. Há cerca de seis meses comecei a estudar pelo Duolingo e fui expandindo minhas fontes e tempo de estudo. Hoje vejo vídeos no youtube, sigo perfis de pessoas que ensinam e/ou que moram na Itália, tento estudar todos os dias para fazer da língua parte da minha rotina e treino minha pronúncia comigo mesmo (sim, falando sozinho kkkkk). Claro que vão ficando algumas lacunas no processo de aprendizagem, e sei que uma hora precisarei de um tutor para formalizar meu aprendizado, mas enquanto não consigo fazer isso, vou avançando como posso.

Acredito que o processo de aprendizagem esteja mais fácil que o inglês por dois motivos: a semelhança com a língua portuguesa, pois as duas vêm do latim, e por já saber quais ferramentas utilizar para facilitar o aprendizado. Eu comecei a avançar no inglês quando substitui as legendas em português por inglês e, também, quando comecei a ler livros no idioma. Isso me faz pensar em inglês e sair daquele esquema “escuta-traduz-compreende-responde-traduz-fala” e deixar a conversação mais fluida e natural. Tenho aplicado isso ao italiano e vejo que faz toda a diferença.

Tenho buscado por legendas e filmes em italiano, comprei livros no idioma para ir lendo aos pouquinhos e ver o que consigo entender, tento inserir a conversação no meu dia a dia com meus amigos (sem parecer exibido, claro) e continuo a ver as aulas e fazer lições. Sono molto orgoglioso di me stesso, perché in solo sei mesi già parlo con molta sicuranza [Estou muito orgulhoso de mim mesmo, pois em apenas seis meses já falo com muita segurança].

Como conhecer e ler sobre a cultura e a língua é fundamental, vou deixar algumas indicações de filmes e livros que estão em italiano ou que se passam na Itália.

Livros:

  • La divina commedia – Dante Alighieri
  • Il perduto amore – Mario Tobino
  • Le avventure di Pinocchio: storia di un burattino – Carlo Collodi
  • O advogado do diabo – Morris West
  • O nome da Rosa – Umberto Eco
  • Amor & gelato – J.E.Welch

Filmes:

  • A vida é bela (1997)
  • Cartas para Julieta (2010)
  • Me chame pelo seu nome (2017)
  • O turista (2010)
  • Sob o sol da Toscana (2003)
  • Comer, rezar e amar (2010)
  • O poderoso chefão (1972)
  • O talentoso Ripley (1999)

Espero que minha experiência e minhas dicas ajudem vocês a estruturar melhor o aprendizado de outros idiomas e que as dicas de filmes/livros sejam um passatempo molto buono. Até a próxima!

2 comentários sobre “Andiamo a Italia! [P. S. Allen]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s