Você jogava Neopets

Você Jogava Neopets?

Olá, Sonhadores! Esse ano eu comecei a publicar esses posts extras ao sábados sobre assuntos que vão além de literatura, mas olha… tá complicado! Justo nesse período de aumento de conteúdo pra criar eu fiquei doente por uma semana e uns dias depois de me curar eu fui tomar a terceira dose da vacina e tive muita reação. Atrapalhou totalmente minha produtividade aqui. Mas enfim, agora já está tudo certo e finalmente vou começar a trazer uns assuntos diferentes. O tema de hoje é um jogo que foi extremamente popular na internet dos anos 2000: Neopets!

Você conheceu? Jogou? Pois eu sim, fui viciado por aaaaaanos! Bem, caso você nunca tenha ouvido falar vou explicar: Neopets é um site que você pode criar uma conta e criar/adotar criaturinhas (no maior estilo Pokémon) para cuidar delas. Você precisar alimenta-las, brincar com elas, deixar elas mais fortes, mais inteligentes, pode customizar com uma infinidade de roupinhas e mais um milhão de coisas. Um bichinho virtual super avançado, vamos dizer. Ou seja, tudo o que as crianças dos anos 2000 amavam e queriam. Não foi surpresa nenhuma o sucesso que esse jogo fez.

Eu conheci o site em Junho de 2006 através de uma propaganda que passou na TV pela Nickelodeon, onde eles anunciavam um evento especial que ocorreria no site pela primeira vez e que acabou sendo uma das minhas maiores obsessões: a Copa de Altador. Mas vamos por partes: sim, eu sei a data que conheci o site porque fica ela registrada no perfil; e SIM, minha conta está lá até hoje, se quiser me adicionar o nome é lucasyugioh2 (algum dia ainda farei um post falando sobre meu vicio em Yu-Gi-Oh!, mas uma coisa de cada vez hahah).

É tanta informação que nem sei que caminho tomar. Bem, como eu disse, o site tem um milhão de coisas para se fazer. Claro que no começo era mais simples e com o tempo foi crescendo, mas é realmente tanta coisa, que eu passava o dia todo nele. Você podia colecionar itens para exibir na sua galeria (e existem uma quantidade e variedade inacreditável deles), criar neopets com cores super raras, criar e customizar sua casinha, jogar mini-games e competir contra outros usuários por troféus, criar um loja para vender seus itens, fazer eventos especiais pelo site, participar de concursos de arte promovida pelos desenvolvedores e muuuuito mais. É realmente muita coisa! E uma das coisas mais legais era interagir com os outros usuários pelos fóruns. Foi aqui que eu conheci basicamente todos os meus amigos virtuais (que são meus amigos até hoje e vários deles já conheci pessoalmente).

A Copa de Altador que eu mencionei acima, é um evento especial que ocorre anualmente no site e basicamente é uma espécie de Copa do Mundo só que de um esporte chamado Yooyubol (algo bem similar a futebol). Existe um planeta onde os neopets vivem chamado Neopia, e neste planeta existem várias regiões. Na copa, cada região envia seu time para jogar neste campeonato e no final apenas um time será o Campeão. Cada usuário deve escolher um time para representar e em cada ano você podia entrar em um time diferente, mas eu sempre ia no mesmo: a Montanha do Terror! Esse sempre foi o maior evento do site e, no se auge, causava o caos na comunidade. Os fóruns bombavam demais porque cada time criava sua torcida organizada, visto que o desempenho do time era baseado em quanto mais e melhor era o desempenho dos jogadores que o representavam. Claro que, como é um site infantil, os fóruns eram monitorados e limitados, mas mesmo assim havia uma enorme rivalidade entre os times. Só que tudo era muito saudável e divertido. Eu amava. E olha que eu nem gosto de esportes! Eu me viciei tanto nisso que EU fui um dos criadores da torcida organizada pt/br da Montanha do Terror e por anos liderei ela. Aiai, bons tempos, é uma imensa nostalgia para mim!

Uma das coisas que eu mais gostava no site também é que tudo e todos os personagens tinham uma história por trás, havia sempre um plot, uma trama. Tanto que existe no site uma enciclopédia (a Neopédia) com diversos textos que contam essa histórias. Além disso, os usuários tem bastante ferramentas e liberdade para criar tramas sobre seus próprios pets. E muita gente fazia isso! Era uma forma incrível de colocar a criatividade em ação e desenvolver sua escrita. E como já existia um universo bem grande para se ter como base, era super divertido. Depois as pessoas compartilhavam nos fóruns seus textos para os outros lerem e haviam também concursos de escrita para participar. Era muito completo e incrível! Inclusive, uma das ferramentas do site era você ter uma páginas HTML livres para fazer o que quiser (claro que, dentro das regras do site) e foi aqui que eu aprendi HTML e iniciou-se minha carreira profissional.

Infelizmente, o site foi se perdendo ao longo do tempo. Tanto devido ao fato dos usuários irem crescendo e já não terem mais tempo e interesse, quanto pela má administração da empresa em si, que foi comprada e vendida algumas vezes e não souberam atrair novos públicos, nem cuidar bem da plataforma. Tanto que foi só muito recentemente que eles começaram a adaptar o site para jogar por celular, por exemplo. É uma grande pena, pois o projeto tinha um grande potencial para se tornar uma franquia imensa! Hoje em dia, apesar de ainda ter a conta, eu já não jogo mais (nem mesmo na Copa), mas é algo que estará eternamente nas minhas lembranças e terá um espacinho no meu coração ❤

2 comentários sobre “Você Jogava Neopets?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s