O Navio das Noivas - Jojo Moyes

Resenha | O Navio das Noivas – Jojo Moyes

Olá, Sonhadores! Vocês também tem aquele autor que encontram livros em todo lugar, que parecem (e geralmente são) extremamente famosos, mas que nunca leu nada dele? Pois eu tenho vários e uma delas é Jojo Moyes. Como nunca me atrai naturalmente por nenhum livro da autora, não tinha a menor previsão do dia que tentaria ler algo dela. Porém, surgiu uma oportunidade no clube de leitura que participo e decidi arriscar. Então, hoje vamos falar sobre O Navio das Noivas de Jojo Moyes e descobrir: será que gostei?

“Nunca nos contam que não ficamos só com o vazio da perda, mas também com uma infinidade de perguntas que jamais serão respondidas.”

Sobre a História

O livro conta a história da trajetória da viagem de navio de algumas mulheres australianas que se casaram com soldados americanos e ingleses durante a segunda guerra mundial. O navio de guerra parte para Londres com centenas de corajosas e ousadas recém casadas que abandonaram suas famílias em busca de formar uma família com seus maridos do outro lado do planeta. Muitas delas foram com uma mão na frete e outra atrás, outras mal conheciam a vida do homem com quem casaram e não sabiam o que esperar quando chegassem. Tudo o que tinham eram sonhos e idealizações.

A trama foca em um grupo de mulheres em específico, que acabam tendo que dividir o mesmo quarto no navio. Cada uma delas vem de um lugar diferente, e são de famílias e classes sociais distintas. Aos poucos vamos conhecendo cada uma delas, suas histórias de vida e como vão lidando umas com as outras durante essas longas seis semanas de viagem. Não se engane, muitas coisas acontecem nesse navio e é claro que essas protagonistas acabam envolvidas nas maiores confusões.

Minhas Considerações

Para a minha surpresa essa leitura me agradou bastante. Quanto a escrita da autora eu não estava muito preocupado, pois já imaginava que seria bem clara e objetiva. Minha preocupação mesmo estava por conta da trama ser sem graça e enrolada (já que não é um livro tão curto). Porém, fui surpreendido e gostei bastante. Tem uma parte ou outra que talvez tenham sido desnecessárias e algumas pontas que ficaram soltas, mas no geral foi bem interessante. O desenvolvimento das personagens foi muito bom, cada uma tinha uma personalidade própria e única e até mesmo a mais chata delas a gente quer saber o que vai acontecer.

Outro ponto que me atraiu bastante durante a leitura foi o contexto da época e da situação em si que elas estavam passando. É bizarro pensar na coragem dessas mulheres, independente se o objetivo delas fosse o amor ou simplesmente ir atrás de uma vida melhor em países mais desenvolvidos. O mundo naquela época não tinha a tecnologia e o conhecimento de hoje, tomar a decisão de pegar esse navio foi um grande ato de coragem.

Para quem não é muito fã de romance (e aqui eu me refiro a casos de amor mesmo), esse é um ótimo livro de introdução a autora, pois não tem quase nada romântico na história. E para quem já conhece a autora, eu ouvi falar que muitas vezes ela estraga o final de seus livros. Bem, nesse caso, tirando um pequeno detalhe, eu não acho que ela estragou. Acho que foi um final aceitável que deveria apenas ter dado um pouco mais de atenção para alguns personagens que ficaram para trás esquecidos. De qualquer forma, é um livro que vale a pena conferir!

“- Comandante – disse ela – as únicas pessoas que têm todas as respostas são as que nunca se defrontaram com as perguntas.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Navio das Noivas

Jojo Moyes

ISBN: 978-85-805-7995-6

2016 – Intrínseca

384 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito.
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.
Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.
Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s