O Sanatório - Sarah Pearse

Resenha | O Sanatório – Sarah Pearse

O Sanatório é o romance de estreia de Sarah Pearse. Um thriller que introduz sua detetive Elin Warner, a qual será uma personagem recorrente em seus próximos livros.


Olá, Sonhadores! A resenha dessa semana é de um thriller que li no clube de leitura MãeLiteratura e que gerou uma discussão bem interessante. Hoje vou trazer minhas impressões sobre ele e algumas questões que levantamos no clube. Se você já leu ou tem interesse nesse livro, segue aqui comigo!

Sobre o Livro

Thrillers que se passam em montanhas isoladas, cheias de neve e perigos, estão se tornando bem comuns. É exatamente o caso desse livro. Um antigo sanatório nos Alpes Suíços, é totalmente reformado para se tornar um luxuoso resort. Nele se encontra Elin Warner, uma detetive que está passando por uma crise em sua profissão. Ela foi até lá com a desculpa de prestigiar o noivado de seu irmão, mas na verdade seu objetivo é faze-lo confessar um crime que ela não tem provas, mas que tem quase certeza que ele cometeu: o assassinato de irmãozinho deles.

Essa morte aconteceu a muito tempo, durante a infância deles. Porém, essa eterna dúvida sempre perseguiu Elin e a fez desenvolver uma relação complicada com o irmão. Ela vai fazer de tudo para arrancar a verdade dele, mas as coisas vão ficar um pouco mais complicadas quando uma série de crimes violentos começam a acontecer no hotel e o mal tempo faz com que todos acabem ficando isolados no local, sem a possiblidade de ajuda da polícia.

Sendo uma detetive, Elin toma a frente da situação e, por telefone, mantém contato com a polícia local enquanto faz uma investigação por conta própria. Sem entender quais são os objetivos desse assassino em série, a tensão toma conta do local e Elin precisa não só correr contra o tempo, quanto temer pela própria segurança.

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Queria aproveitar a resenha desse livro para comentar algo que venho percebendo com frequência: problemas de tradução e revisão. Como a maior parte dos livros deles eu leio em clubes de leitura, toda vez nós temos identificados esses tipos de erros. E esse livro bateu records. Teve desde frases desconexas, até troca de nome de personagens, quando alguém estava claramente falando da pessoa X, mas no texto estava o nome da pessoa Y. Em outros livros também vi casos de traduções muito literais de termos que, no português, temos outra forma de dizer que se encaixaria melhor. São detalhes que acabam quebrando um pouco a leitura e que não deveriam acontecer, ainda mais em uma editora tão grande.

Mas enfim, o livro foi um misto de emoções. Em algumas partes, principalmente referentes a motivações e comportamentos de personagens, a autora deixa muito a desejar. Já me incomoda o clichê do detetive que tem um monte de problemas pessoais, mas no caso da Elin é ainda pior, pois a personalidade dela não se encaixa em nada em uma detetive. A gente como leitor realmente duvida da capacidade dela. Pior ainda é quando chegam as revelações dos crimes. Eu não pretendo dar nenhum spoiler aqui, mas tem coisas pesadas que são muito fáceis de se colocar como motivação para crimes, mas que são muito rasas. E depois de ter lido muito romance policial, sei que os crimes precisam corresponder com o psicológico do criminoso. Não é porque tal personagem é um assassino que ele comete qualquer tipo de crime. Ele comete o que se encaixa com o psicológico dele. É difícil ser claro sem dar o exemplo do que acontece no livro, mas o que importa saber aqui é que a autora peca bastante nisso.

No geral a escrita da autora é boa e o livro bem dinâmico. Como um thriller deve ser. Ficamos com curiosidade de ler até o final, queremos saber o que está acontecendo, mas a história é bem mal desenvolvida. Como esse é o romance de estreia, espero que a autora consiga pegar os problemas desse e melhorar para o próximo. Pois, sim, esse livro se tornará uma série de vários livros de crimes investigados pela detetive Elin Warner…

Não tenho nenhuma intenção de ler o próximo volume, mas nunca se sabe. A questão com esse livro não nem que eu não recomendo, é que existem tantas opções parecidas e melhores que será que vale a pena escolher esse? Talvez se você gostar bastante dessa temática de crimes em locais inóspitos, esse seja uma opção, de resto recomendo esperar para ver se o próximo livro vai ser melhor para decidir se vale a pena iniciar essa série.


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Sanatório

Sarah Pearse

ISBN: 978-65-556-0552-5

2022 – Intrínseca

480 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Um resort isolado no alto dos Alpes Suíços é o último lugar em que Elin Warner gostaria de estar. Mas ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão, Isaac, a quem não vê há anos, ela sente que o melhor que pode fazer é aceitar.
Assim que chega, em meio a uma forte nevasca, Elin é imediatamente acometida por uma onda de tensão. Além do relacionamento estremecido com Isaac, algo no hotel a deixa nervosa. Antes um sanatório abandonado, o lugar tem um passado sinistro, que só alimenta o clima macabro que o permeia.
Quando eles acordam na manhã seguinte e descobrem que Laure, a noiva do irmão, desapareceu sem deixar vestígios, a inquietação de Elin aumenta. Em pouco tempo, a tempestade impede qualquer um de chegar ou sair do hotel, e quanto mais tempo Laure permanece desaparecida e situações estranhas acontecem, mais o pânico se instaura entre os hóspedes e os funcionários confinados no lugar.
Para piorar, ninguém notou ainda o desaparecimento de outra mulher. E ela é a única que poderia tê-los alertado sobre as ameaças à espreita. Agora, todos estão em perigo. E qualquer um pode ser a próxima vítima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s