Indicações de Livros que Inspiraram Filmes da Disney

Indicações de Livros que Inspiraram Filmes da Disney

Olá, Sonhadores! Eu estava a muito tempo querendo fazer esse post e finalmente chegou a hora! Estou em um projeto pessoal de ler todos os livros que serviram de base para os filmes clássicos da Disney e hoje vou trazer uma lista de alguns deles para você conhecer. Inclusive, alguns já tem resenha aqui no blog, basta clicar no título deles para acessar caso fique interessado na leitura!

Bambi – Felix Salten

Bambi - Felix Salten

O primeiro não poderia ser outro se não Bambi! De longe é o meu favorito dessa lista, pois me marcou e emocionou muito quando li. Em toda oportunidade que eu tenho eu falo e recomendo esse livro e não entendo porquê ele não se popularizou mais. Vale muito muito muito a pena conferir!

Os 101 Dálmatas – Dodie Smith

Os 101 Dálmatas - Dodie Smith

Esse é dos meus filmes favoritos da Disney e eu soube a muito pouco tempo que ele era baseado em um livro. Comprei e li imediatamente quando descobri. Confesso que tive um pouco de medo de não gostar porque eu tinha certeza que o filme devia ter feito diversas adaptações, mas mesmo com essas diferenças entre as duas mídias eu gostei muito do livro! Ele segue a narrativa principal que conhecemos (o que já dá uma nostalgia) e é extremamente divertido e engraçado.

Tarzan – Edgar Rice Burroughs

Tarzan - Edgar Rice Burroughs

Esse foi o mais recente que li dessa lista. Confesso que só descobri esse ano que o filme foi inspirado nesse livro e segura essa: não é só o livro, Tarzan é uma série com mais de 20 volumes! Infelizmente os outros volumes nunca vieram para o Brasil, mas eu adoraria ler porque gostei bastante desse. Tive medo no início dele ser meio maçante, mas não foi. Ele teve uma vibe parecidíssima com Júlio Verne e se você acompanha o blog sabe que ele é um dos meus autores preferidos, então, né?

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Um clássico muito popular que, diferente dos livros acima, a versão literária teve muito mais sucesso. Alice no País das Maravilhas não era um filme que me atraia muito na infância, mas mesmo assim eu decidi ler o livro para entender melhor o motivo de ser tão popular. E minha conclusão é que é uma leitura… diferente. Que é divertida, mas que dá o que pensar.

As Aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi

Pinóquio - Carlo Collodi

Pinóquio nunca foi um personagem que eu achasse legal. Acho que é bem comum isso, afinal ele é um herói cheio de defeitos, tanto que sua característica mais popular é ser mentiroso e o nariz crescer. No livro ele é ainda pior, acredite! Na história temos todos os elementos popular que conhecemos, mas um aprofundamento maior do conteúdo. Foi uma livro publicado aos poucos em uma revista infantil, então é cheio de capítulos pequenos, cada um com uma lição de moral vivida pela marionete mais famosa do mundo.

Princesa Pocahontas – Virginia Watson

Pocahontas - Virginia Watson

Essas últimas indicações são de livros que eu ainda não li, mas estão no meu radar a um tempo. Primeiro temos Pocahontas que é o meu filme de princesa da Disney favorito. Amo a história e as músicas. É baseado em uma história real e não vejo a hora de conhecer mais.

O Livro da Selva – Rudyard Kipling

Esse não é um livro tão óbvio de perceber, mas é a inspiração de Mogli, o Menino Lobo. Esse é outro filme que nunca me atraiu muito quando criança, sinto que foi bem ofuscado por Tarzan (no meu caso). É um livro de contos na verdade e pretendo ler em breve!

Peter Pan – J.M. Barrie

Peter Pan eu ainda não li também porque eu sempre odiei o protagonista. Essa ideia de não envelhecer e ser uma criança para sempre nunca me atraiu. Talvez por eu ter sido muito responsável e maduro além do que uma criança normal seria e não gostar de comportamentos infantis e inconsequentes, não sei, fica para a terapia esse assunto. Só sei que mesmo assim, quero ler esse livro para ver se mudo minha opinião a respeito do garoto.


Existem muitas outras obras, principalmente contos, que inspiraram outros filmes da Disney, em especial os filmes de princesas. Mas esses ficam para uma outra oportunidade. Espero que tenham gostado e não deixe de seguir o blog para mais conteúdos literários interessantes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s