Em Águas Sombrias – Paula Hawkins

Eu não tive dúvidas quanto a dar oportunidade a esse livro já tendo lido A Garota no Trem. E fazendo uma comparação rápida entre os dois, com certeza a autora evoluiu, em especial na construção e profundidade dos personagens.

A história começa quando Nel Abbot, que vive numa pequena cidade no interior da Inglaterra, liga para sua irmã Jules. Jules ignora. Ela saiu da cidade a muito tempo e guarda um grande rancor contra a irmã. Porém, depois disso ela acaba recebendo a notícia de que Nel se suicidou no rio que atravessa a cidade. Perturbada, Jules acaba voltando para sua cidade natal onde todo o mistério em volta da morte de irmã, combinado com seus próprios conflitos interiores causados pelo seu passado, geram uma narrativa pesada e, como o próprio título sugere, sombria.

A morte de Nel não é um caso isolado de suicídio naquele rio. Desde de muito tempo, na época de caça as bruxas, mulheres morreram afogadas nele. Existe uma espécie de lenda ou maldição em volta disso. Porém, as circunstâncias da morte de Nel e a própria investigação, dão indícios de que o caso pode se tratar de um assassinato. Por causa disso, as opiniões das pessoas ficam muito divididas, principalmente por Nel ter criado inimizades com algumas pessoas. Antes de morrer, ela estava produzindo um documentário sobre o rio e os mistérios das mortes que o cercam, e isso não agradou algumas pessoas.

Com certeza este é um livro cheio de mistérios e reviravoltas. Os personagens são bem complexos, a ponto de serem irritantes como pessoas, cheios e defeitos e problemas. Além disso, temas como feminicídio e estupro são abordados. Tudo isso acaba tornando o livro bem pesado de ler. Apesar disso, a leitura é fluida, tem sempre algo acontecendo. A autora conseguiu criar um ritmo legal, mesmo constantemente parando a história para falar do passado.

Para quem gosta de romances policiais e até para quem curte as tramas sombrias de Stephen King, esse livro é uma boa recomendação.

Nota 4/5


EM_GUAS_SOMBRIAS_1490016221664356SK1490016221B Título: Em Águas Sombrias (Into the Water)

Autor: Paula Hawkins

Editora: Record

Ano: 2017 (2017)

Páginas: 364

Idioma: Português (Inglês)

ISBN: 978-85-011-0994-1

Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás.
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

* Informações da publicação original entre parênteses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s