Em Fogo Lento é o terceiro thriller publicado pela autora Paula Hawkins.
Olá, Sonhadores! Paula Hawkins me conquistou com A Garota no Trem, se manteve e Em Águas Sombrias, mas será que agora, em seu terceiro livro, Em Fogo Lento eu continuo um fã? Bom, é sobre isso que iremos falar hoje!
“Assim como a solidão, sua ausência se autoperpetua: quanto mais se tentava fazer com que as pessoas gostassem de você, menor era a probabilidade de que gostassem; a maioria das pessoas percebia, logo de cara, que havia algo estranho, e se esquivava.”
Sobre o Livro “Em Fogo Lento”
Assim como os outros livros da autora, esse começa nos entregando um misterioso assassinato a facadas. Nesse caso a vítima, Daniel, foi um jovem artista com uma reputação questionável. Ele havia perdido os pais e morava em um barco num canal de Londres. A principal suspeita é Laura, namorada do rapaz. Além de um histórico complicado na polícia, a garota foi vista suja de sangue andando próxima do local pouco depois do horário estimado do crime.
Laura já tem muitos problemas pessoais, mas ela não é a única que está envolvida no caso. Os tios de Daniel também podem ter seus motivos para querer se vingar do garoto, principalmente considerando o fato de que a própria mãe dele morreu de maneira muito suspeita a pouco tempo atrás e as famílias tinham muitas questões mal resolvidas. E, por fim, há Mirian, uma mulher estranhíssima que mora em um barco vizinho e que foi quem encontrou o corpo da vítima.
As investigações em conjunto com as questões mal resolvidas dos personagens entregam uma trama em que é difícil encontrar um culpado, mas que aos poucos algumas revelações vão apontando para um fim chocante.
Outros livros que podem te interessar:
- A Garota no Trem – Paula Hawkins
- Em Águas Sombrias – Paula Hawkins
- A Garota do Lago – Charlie Donlea
- O Sanatório – Sarah Pearse
- Por Trás de Seus Olhos – Sarah Pinborough
Minha Opinião
Antes de fazer minhas considerações, acho justo apontar algumas coisas que me fizeram não aproveitar o livro muito adequadamente e, portanto, tem chances de eu estar enganado sobre algumas coisas. Eu comecei a ler esse livro poucos dias antes da minha viagem para a Itália e lá eu não consegui ler absolutamente nada (aqui eu explico tudo). Então eu parei na metade e voltei a ler só vinte dias depois. E não é muito bom ficar tanto tempo sem ler, você perde totalmente o ritmo da história. Tanto que tive muita dificuldade de me entender com os personagens e definir quem era quem. Eu poderia dizer que isso era um problema do livro, mas acredito que foi mais por culpa minha.
Enfim, eu tentei não ter grandes expectativas vindas dos livros anteriores, mas esperava o mínimo de qualidade. Isso posso dizer que achei. A conclusão da trama e a resolução do mistério foi bem satisfatória. Até um determinado ponto é impossível prever qualquer coisa, mas depois de algumas revelações você consegue chegar no assassino sozinho. O que surpreende é um certo plot twist no final que estava na cara o tempo TODO, mas eu pelo menos fui feito de trouxa.
É uma pena que esse meu hiato no meio da leitura me tenha feito não me apegar tanto a história, sinto que com o tempo vou facilmente acabar esquecendo. Mas no meio de tantos thrillers meia boca que vem sendo lançado nos últimos anos, esse é bom. Principalmente porque os personagens, em especial Laura, são bem construídos. Digamos que não é a obra prima da autora, mas vale a pena a leitura.
“(…) ter consciência de algo sobre si mesmo não impedia que esse algo acontecesse.”
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Em Fogo Lento
Paula Hawkins
ISBN: 978-65-558-7332-0
2021 – Record
336 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Em Londres. Com uma faca. Agora só falta descobrir quem matou a vítima e – o que é mais importante – por quê? Uma pessoa marcada pela dor é capaz de tudo. Até de matar.
O jovem Daniel Sutherland era um artista. Desenhista talentoso, criava histórias em quadrinhos e levava uma vida relativamente tranquila morando em seu barco num canal de Londres.
Até que um dia Daniel foi encontrado morto no chão do barco. Sangrou através dos cortes por golpes de faca e a vida se esvaiu de seu corpo. Em meio às pessoas que o rodeavam – familiares, vizinhos e interesses amorosos –, algumas carregavam marcas e traumas que poderiam levá-las a uma atitude insana como essa num momento de loucura. E, aparentemente, todas teriam algum motivo para querer Daniel fora de seu caminho.
Neste novo thriller de Paula Hawkins, best-seller internacional e autora de A garota no trem e Em águas sombrias, você vai desvendar esse mistério depois de duvidar o tempo todo do julgamento que faz dos personagens. E vai terminar a leitura questionando seus próprios julgamentos.