Resenha | Por Trás de Seus Olhos – Sarah Pinborough

Olá, Sonhadores! Bem vindos a mais uma resenha de um livro que eu li no famoso clube de leitura Mãe Literatura que eu tenho participado desde janeiro. Dessa vez foi um livro polêmico e controverso que muita gente gostou e muita gente detestou. Pretendo elencar aqui alguns pontos positivos e negativos, mas sem entregar nenhum spoiler. E para quem não liga para spoilers ou já leu e quer saber minha opinião, no final vai ter uma sessão só pra isso!

“As pessoas nem sempre confiam umas nas outras a ponto de não terem dúvidas. Ninguém realmente espera o melhor de outra pessoa.”

Sobre a História

Em linhas gerais, esse livro é um thriller que conta a história de Louise: uma secretária de consultório médico, recém divorciada e mãe de um menininho. Numa noite em um bar, ela se envolve com um cara e depois acaba descobrindo que ele é um psiquiatra que vai passar a trabalhar com ela. Mas o problema mesmo fica por conta de que David, o psiquiatra, é casado.

Do outro lado da história temos Adele, esposa de David. Apesar de muito bonita, a jovem tem um passado obscuro em que perdeu os pais em um incêndio e quase morreu também senão tivesse sido salva por David. Ela passou um período internada numa clinica de reabilitação para pessoas com doenças psicológicas e desde então parece que vem sendo extremamente controlada pelo marido, apesar de ser absolutamente dedicada a ele e publicamente parecerem o casal ideal.

Apesar de saber que está procurando problema, Louise não consegue esquecer David e vice-versa. Mas a trama realmente começa quando Louise e Adele se conhecem e acabam se tornando amigas, escondidas de David. Ao conhecer Adele mais a fundo, a secretária percebe que o casal que ela se envolveu tem problemas mais profundos do que ela podia imaginar.

Minhas Considerações (sem spoilers)

Não espere gostar ou sentir empatia por nenhum personagem. Eles são interessantes, mas problemáticos. Adele tem traços de psicopatia, ao mesmo tempo que parece ser vítima de um relacionamento extremamente abusivo. David parece ter duas personalidades opostas: o amante carinhoso de Louise e o marido perigoso de Adele. E Louise que apesar das boas intenções é insegura e tem uma vida tão vazia desde seu divórcio que resolve preencher com vinho e confusão, se tornando aquela personagem irritante que fica se questionando sobre o que fazer, toma a decisão que sabe que é errada, se arrepende depois, mas repete tudo de novo.

Esse foi um livro que me prendeu 100%. Não consegui parar de ler até terminar! Não sei que feitiço a autora usou nas palavras, mas nem mesmo a chatice da Louise me fez parar. Como um thriller o livro cumpriu seu papel.

Porém, eu cometi um grave erro. Li com a mentalidade de que era um thriller normal, realista, como algum livro da Colleen Hoover ou qualquer título “A Garota [insira aqui qualquer coisa]”. Mas a história tem um toque sobrenatural e metafísico. E isso me frustrou muito! Não que eu não goste, acho que segue uma linha parecida com Stephen King, mas eu li esperando outra coisa. De qualquer forma, resolvi ser justo e não tirei pontos do livro por isso. Mas fica aqui o disclaimer: não espere um final realista.

O livro tem uma série na Netflix. Eu não assisti e nem pretendo, mas quem eu conheço e assistiu, gostou. Ela é um pouco mais superficial que o livro (como são adaptações em geral) e eu não acho que compense fazer ambas as coisas, ler e assistir, pois a graça do livro está no mistério, que se perde se você já sabe.

“Eu nunca me preocupo com o passado, a menos que possa usá-lo no presente…”

Minhas Considerações (com spoilers)

O que fez o livro perder pontos de fato comigo foram dois pontos. O primeiro é a narração do clímax da história, quando Louise tenta salvar Adele do incêndio, mas tudo era um plano da Adele para trocar de corpo com Louise. Achei extremamente confuso e absurdo. Você tem que ler oitenta vezes pra entender o que rolou porque nada te prepara para aquilo e a forma que a autora decidiu fazer deixou tudo ainda mais confuso.

E o segundo motivo, o realmente problemático, é o plot twist no final que revela que, por todo esse tempo, era Rob no corpo de Adele. Foi chocante? Foi. Eu fiquei uns segundos impactado até começar a me dar conta das implicâncias que essa revelação tem: mais um personagem cheio de problemas psicológicos, psicopata e viciado em drogas, colocado como gay. Só quem é LGBT sabe o inferno que sempre foi desassociar a imagem que a sociedade tem da gente de pessoas com algum tipo de doença mental e aí vem mais um livro pra reforçar o estereótipo. A autora poderia ter feito a mesma coisa, só que com Rob sendo uma mulher, por exemplo. Teria o mesmo efeito e não precisaria dessa problematização. Mas parece que ela quis causar mais, afinal se você parar pra pensar isso trás um monte de reflexões: estaria David então numa relacionamento homoafetivo já que era Rob no corpo de Adele? Ou poderíamos considerar Rob como uma mulher trans? Enfim, isso me incomodou muito. Desnecessário.

De qualquer forma vale a pena a leitura. Para quem quer aprender a escrever thriller é um bom estudo de caso de um que foi muito bem sucedido em prender a atenção e atiçar a curiosidade.


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Por Trás de Seus Olhos

Sarah Pinborough

ISBN: 978-85-510-0220-9

2017 – Intrínseca

352 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Não confie neste livro. Não confie nestas pessoas. Não confie em você.
Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.
Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s