A Origem das Espécies - Charles Darwin

Resenha | A Origem das Espécies – Charles Darwin

Olá, Sonhadores! No começo dessa semana eu trouxe a resenha do livro Darwin Sem Frescura, um livro sobre biologia, escrito para o público leigo. Lá, eu contei que sou leigo, mas que entrei na onda de querer aprender mais sobre o assunto. Depois de ter lido ele, resolvi ser mais ousado e comprei (e li) A Origem das Espécies do próprio Charles Darwin. Hoje, irei compartilhar com vocês essa minha experiência.

Antes de mais nada, devo deixar aqui uma menção honrosa a essa edição maravilhosa da Martin Claret. É um livro caro? Um pouco. Mas só de ter esse livro lindo na estante já vale o investimento! Além, claro, de ser um título chique para se ter em casa.

Mas chega de futilidades, vamos falar sobre o conteúdo. E o conteúdo desse livro é denso, profundo, específico, cheio de termos e conceitos técnicos. Apesar de Charles Darwin ter escrito com a intenção de atingir o público mais geral e não apenas o acadêmico, ainda assim é um livro que exige um pouco de pré-conhecimentos. Nada muito complexo, mas ainda assim exige. Além disso, é uma leitura arrastada, cheia de repetições, com frases longas e pouco objetivas. Não vou mentir, é uma leitura difícil e que exige muito tempo.

Nele, o autor explica as bases da sua teoria em seus mínimos detalhes. Trazendo a tona não somente as pesquisas que o levaram a chegar a essas conclusões, mas também seus pontos fracos. Ele trás argumentos que ao longo dos anos foram sido levantados sobre sua teoria e não tem medo de expor que nem tudo o que ele afirma está totalmente comprovado cientificamente ainda.

Outro ponto importante a se considerar é que esse é o livro traduzido do próprio original, lançado em 1859. E desde aquela época, muitas pesquisas e descobertas foram feitas. Então não dá para se confiar muito em tudo o que tem no livro, pois, como leigos, não sabemos o que já pode ter sido refutado (ou comprovado) em seu texto. Seria MUITO legal se a editora tivesse colocado notas de rodapé falando sobre isso. Atualizando o leitor sobre novidades no mundo da pesquisa na área da Biologia.

Esse é um livro para se ler aos poucos ou ler partes que você considera interessante. Não me arrependo do tempo e dinheiro investido, pois, para mim, valeu a pena.


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


A Origem das Espécies

Charles Darwin

ISBN: 978-85-723-2985-9

2014 – Martin Claret

556 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Conhecido como ‘O livro que abalou o Mundo’, ‘A Origem das Espécies’, foi lançado em 1859 e as cópias da obra do biólogo e naturalista Charles Darwin se esgotaram logo no primeiro dia de lançamento – e o mesmo aconteceu com as seis impressões seguintes. Darwin lançou para o mundo as bases da ‘Teoria da Evolução Natural’, com o conceito do desenvolvimento de todas as formas de vida por meio de um processo lento de seleção, no qual apenas os mais fortes sobrevivem. Este livro reúne o relato dessa pesquisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s