Resenha | O Livro da Literatura

Olá, Sonhadores! Essa semana eu tirei para falar sobre livros que falam sobre literatura e por que não trazer O Livro da Literatura então? Li ele bem aos poucos nos últimos meses parar absorver o conteúdo e agora compartilharei com vocês minhas impressões e minha opinião se vale a pena ou não adquirir!

Antes de mais nada, um disclaimer: eu não sou estudante de Literatura, sou um leitor comum. Inclusive, tenho dificuldade com livros mais literários até hoje, mesmo lendo tanto. Além disso, entendo pouco sobre História, correntes literárias e etc. Então tudo o que eu disser aqui tenha em mente estar vindo de um leigo para leigos.

Em resumo, este é um livro escrito por professores e pesquisadores que reúne as obras mais famosas de todos os tempos. Em cada obra, o livro apresenta seu contexto histórico e regional, fala brevemente sobre o autor, sobre suas influências e até mesmo sugere influências que o livro teve em obras futuras. Além, claro, de contar um pouco sobre o enredo, o livro aproveita para nos ensinar aos poucos conceitos de linguagem, técnicas narrativas, gêneros, entre outras coisas. Tudo de forma bem objetiva, clara e gráfica, usando e abusando de imagens, tabelas e diagramas.

Eu sempre tive um pouco de dificuldade (em História no geral) de me localizar nos períodos. Por exemplo, várias vezes já ouvi falar de Guerra e Paz de Leon Tolstói, mas não tinha a menor noção de que período ele era, para mim poderia ser qualquer coisa entre 1500 e 2000. Imagino que muita gente também tenha essa dificuldade e esse livro me ajudou um pouco nisso. Ele apresenta em ordem cronológica os períodos históricos, agrupando algumas correntes no mesmo capítulo. Não sei se esse é a melhor opção de organização, pois ainda achei um pouco confuso, em especial porque é a literatura mundial, então o livro aborda também a literatura chinesa, sul-americana, russa, indiana e etc (o que, ao mesmo tempo, é um ponto super positivo do livro).

Por ser leigo eu não sei dizer se há informações erradas no livro, nem sei se ele seria interessante para quem já é mais avançado em literatura, mas para mim, como iniciante, achei sensacional! Eu aprendi um monte de coisas e consegui enxergar melhor como a literatura de uma época reflete sua História, o que estava acontecendo e o que eles passavam naquele período. Conhecer mais sobre os autores também me fez perceber como não houve nenhuma glamour na vida deles, pelo contrário, a maioria passou por tragédias e muitos nem se quer viveram o suficiente para apreciar o sucesso de suas obras.

Por fim, outro ponto super positivo deste livro é a quantidade de indicações de obras que ele dá. Além dos livros que ele destaca e se aprofunda em cada capítulo, no final deles existe um tópico de Leitura Adicional em que dezenas de outros livros são indicados com uma breve sinopse. Minha lista de leituras (que já era grande) passou a ficar gigantesca, sei nem se tem como ler tudo numa vida só!

Por fim, queria acrescentar que existem duas edições desse livro: a normal e a de tamanho reduzido (sim, o tamanho físico mesmo, não redução de conteúdo). Eu comprei o menor por ser mais barato. A letra é um pouco pequena, então se você tem problemas de visão não recomendo muito, mas de resto é uma edição tão boa quanto a outra. É também um ótimo livro para se ter em cada para consulta. Recomendo com certeza!


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Livro da Literatura

ISBN: 978-85-250-6055-6

2016 – Globo Livros

352 páginas (Pt/Br)

Sinopse: O mais novo volume da coleção As grandes ideias de todos os tempos é dedicado ao estudo das grandes obras e autores da literatura mundial. O livro da literatura é uma viagem pelas grandes obras da humanidade, desde a Ilíada à Paixão Segundo G. H., e explora os romances, os contos e as poesias mais importantes de cada época. A edição inclui alguns dos principais escritores brasileiros, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.
Escrito por professores e pesquisadores, o livro apresenta o contexto, a história e as tradições literárias que influenciaram cada obra de ficção. Os artigos incluem uma minibiografia do escritor e linhas do tempo que contextualizam suas obras de acordo com o momento histórico.
A linguagem simples e o projeto gráfico dinâmico mostram esquemas que explicam a estrutura das obras e outros livros relacionados. Sem complicar, O livro da literatura é uma leitura prazerosa e informativa que vai agradar aos apaixonados por literatura e ajudar os estudantes.
Dividido em sete partes, o livro aborda as escolas e correntes literárias desde a Antiguidade, passando pelo Iluminismo, a ascensão do romance até a literatura contemporânea. Quem gosta de ler, irá se surpreender com as sugestões de leitura relacionadas aos seus livros favoritos e descobrirá novos autores.

2 comentários sobre “Resenha | O Livro da Literatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s