Sobre a Escrita - Stephen King

Resenha Relâmpago | Sobre a Escrita – Stephen King

Sobre a Escrita é um livro de não ficção onde Stephen King fala sobre seu processo de escrita e sua vida particular.


Olá, Sonhadores! É uma grande pena que eu não tenha feito uma resenha deste livro na época em que eu o li, pois acho que teria tido um resultado bem satisfatório. Essa foi uma leitura muito legal e que resolvi trazer então no formato de resenha relâmpago hoje. Infelizmente não vou conseguir lembrar tudo que o livro aborda nem como foi minha experiência, mas farei o possível para ser o suficiente para te despertar interesse em conhece-lo!

Esse livro mistura um pouco a biografia de Stephen King com explicações de suas técnicas de escrita. O objetivo principal, evidenciado pelo próprio título, era o autor contar como funciona sua rotina de escritor, o que e como ele costuma executar suas tarefas profissionais e, com isso, tentarmos descobrir qual o segredo do seu estrondoso sucesso como um dos maiores escritores de terror contemporâneos.

Stephen King acaba indo bem além disso, e nos conta como foi desde o principio de sua carreira e o que ele aprendeu com o tempo até chegar no seu método atual. Isso é muito interessante porque nos mostra que ninguém nasce um grande sucesso, todos cometemos erros e evoluímos com o tempo. Acho que essa é uma das principais lições que tiramos com essa leitura.

O que não falta hoje em dia são cursos de escrita criativa que tentam pelas mais diversas técnicas construir uma nova geração de autores. E é muito claro que cada pessoa se dá melhor com uma técnica diferente. A que o Stephen King usa pode ser extremamente eficiente para ele, mas pode não funcionar para você. Não só na parte genérica da escrita, mas também nas técnicas voltadas ao gênero mais escrito pelo autor.

Um coisa que ele aborda também é como ele desenvolveu seu estilo e o que ele pensa sobre o uso de alguns artifícios literários. Por exemplo, ele é um grande crítico dos advérbios terminados em -mente. Ele afirma que é algo que devemos evitar o máximo possível. Porém, é tudo questão de estilo, eu por exemplo, gosto tanto de usar quanto de ler textos que utilizam esse recurso.

Enfim, se para fãs do autor esse livro já é uma grande recomendação, para escritores então é fundamental. Vale muito a pena saber mais sobre um dos maiores nomes que temos na literatura hoje em dia.


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Sobre a Escrita

Stephen King

ISBN: 978-85-810-5277-9

2015 – Suma das Letras

256 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Mestre – essa é a palavra que costumam usar para se referir a Stephen King, um dos maiores escritores de ficção de todos os tempos. Sendo assim, Sobre a escrita é tanto uma autobiografia quanto uma aula de um mestre, eleita pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção do mundo e vencedora dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção.
O livro começa com um relato íntimo e honesto das memórias e experiências de Stephen King, desde a infância até a carreira literária, passando pelos vícios em drogas e por um acidente quase fatal. Essa narrativa autobiográfica introduz com perfeição os conselhos de King sobre a profissão de escritor, já que contempla os livros e filmes que o influenciaram na juventude, seu processo criativo de transformar uma ideia em um novo livro, os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso e muito mais. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, o autor ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, construindo uma obra essencial sobre a arte de contar uma história em palavras.

As Resenhas Relâmpagos são um formato que decidi trazer para o blog para falar de livros que li faz tempo, mas que, por algum motivo, acabei não fazendo a resenha na época. Como o tempo passou e já não lembro o suficiente deles para fazer uma resenha completa, criei este formato diferente. Nele falo de forma um pouco mais breve e superficial sobre livros que acho que valem a pena terem seu espaço por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s