Resenha | Agatha Christie: Uma Biografia – Janet Morgan

Olá, Sonhadores! Na resenha da Autobiografia de Agatha Christie, eu mencionei várias vantagens e motivos para você dar uma oportunidade para lê-la. Porém, hoje vamos falar de outro tipo de biografia: a escrita por outra pessoa, porém autorizada. Vou falar um pouco de como foi a minha experiência de leitura, quais as vantagens de escolher este tipo e sobre as diferenças entre as autorizadas ou não!

A Autobiografia eu já tinha lido faz um bom tempo, mas esta eu li recentemente. Talvez você esteja se questionando sobre o porquê de alguém ler a biografia da mesma pessoa duas vezes. Eu também acho um pouco exagerado, mas há algumas justificativas. Primeiro, como eu disse, houve um grande intervalo de tempo entre uma leitura e outra. Eu já não lembrava mais os detalhes da vida da Agatha, então ler esta biografia foi como reler aquele livro que a gente gostou um dia. O segundo motivo foi curiosidade: queria conhecer mais as diferenças entre os dois estilos de biografia e também descobrir coisas da vida da autora que ela não quis contar no outro livro.

Mas antes de eu começar a falar as vantagens desse tipo de biografia, vamos esclarecer alguns detalhes. Quando esse livro foi escrito, Agatha já havia falecido. Janet Morgan conta no prefácio do livro que muitos escritores se ofereceram para a família de Agatha para produzirem uma biografia dela, mas eles nunca aceitaram. Agatha já havia escrito uma Autobiografia e, além disso, era uma mulher reservada, nunca gostou de expor sua vida particular na mídia. Sua filha, Rosalind, por muito tempo rejeitou os pedidos até que um dia, enfim, foi convencida. Para a surpresa da mesma, escolheram Janet Morgan para ser a autora. Apesar de, na época, ela nunca ter escrito uma biografia, foi alguém que passou confiança para a família de que não tentaria sujar o nome de Agatha Christie.

Esta foi, portanto, uma biografia autorizada pela família. Ela vai ter mais detalhes da vida de Agatha, coisas que ela não quis contar, mas, ao mesmo tempo, ainda passou pelo filtro da família. Por mais que Janet diga que teve muita liberdade durante a produção, não temos como saber, não é? Porém, sendo autorizada podemos considerar como fatos oficiais. Agatha teve muitas outras biografias não autorizadas, que contavam fatos falsos e exagerados de sua vida e que foram parte da razão de Rosalind de rejeitar os pedidos de biografias. Eu ainda não li uma das não autorizadas, mas a sensação que me passa é de estar participando de uma fofoca. Dá curiosidade? Dá. Mas não podemos acreditar em qualquer coisa.

No caso deste livro não precisamos nos preocupar com isso. Janet fez uma pesquisa avançada no passado. Revirou arquivos, analisou pertences, entrevistou amigos e conhecidos. No final, conseguiu produzir uma biografia tão extensa quanto a Autobiografia e nos trouxe mais informações. Foi como saber mais sobre uma história por outro ponto de vista. Vale super a pena tanto quanto o primeiro!

Se ainda não está convencido de ler nem uma das duas biografias que já apresentei, como uma última carta na manga vou te dar mais alguns motivos. Você tem interesse pelas Guerras Mundiais? Bem, Agatha passou pelas duas e isso teve uma influência enorme em sua vida. É um caso super interessante para você conhecer como era a vida de uma mulher naqueles períodos. Ela também trabalhou como farmacêutica (o que deu a ela todos os conhecimentos sobre venenos que ela usa em seus livros) e também como arqueóloga (que também teve muita influência sobre diversos dos seus livros). Quer saber a origem de Hercule Poirot e Miss Marple? E mais, quer saber o que Agatha acha de suas próprias criações? Eu fiquei chocado! Se você gosta dos livros da autora, sei que você gosta de mistérios. E teve mistérios na vida de Agatha também: em um momento ela simplesmente desapareceu e mobilizou todo o pais em sua procura! Ou seja, motivos para ler não faltam!


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Agatha Christie: Uma Biografia

Janet Morgan

ISBN: 978-85-465-0115-1

2018 – Best Seller

476 páginas (Pt/Br)

Sinopse: A única biografia autorizada da escritora que marcou a literatura policial e se tornou uma das autoras mais vendidas do mundo.
Agatha Christie é dona de um legado que agrada o público e ultrapassa décadas. Conhecida popularmente como a Dama do Crime, as obras da autora já foram adaptadas para o cinema, a TV e o teatro. Além disso, foi elencada pelo Guinness World Records como a autora com mais livros vendidos no mundo, somando, ao todo, mais de quatro bilhões de cópias; A ratoeira, peça escrita por Agatha, estreou em 1952 e é famosa por ser a mais encenada na história do teatro, há mais de sessenta anos em cartaz; e seu famoso detetive Hercule Poirot foi o primeiro personagem fictício a entrar no obituário do New York Times.
Em Agatha Christie: Uma biografia, a autora Janet Morgan traz detalhes dos bastidores da intensa vida pessoal da Dama do Crime: manipulação de venenos, desaparecimento, investigação por parte do serviço de espionagem britânico durante a Segunda Guerra Mundial, expedições arqueológicas, experiência com fotografia, e muito mais. Uma obra essencial para quem deseja conhecer melhor a espetacular autora de romances policiais e o gênio por trás do emblemático detetive belga, dono de um espesso bigode e cabeça de ovo, Hercule Poirot.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s