Resenha | O Segredo do Best-Seller – Jodie Archer & Matthew L. Jockers

Olá, Sonhadores! Vocês tem o hábito de acompanhar os livros que estão na moda? Não é nenhuma surpresa que a maioria das pessoas concentrem seu consumo de livros em obras populares, afinal são as que chegam mais fácil em seus ouvidos. Mas será que o marketing e essa popularidade são as únicas coisas que fazem um livro se tornar um Best-Seller? Dois pesquisadores decidiram investigar isso mais a fundo e publicaram o que descobriram em: O Segredo do Best-Seller!

Mesmo antes de conhecer este livro eu tinha em mente que para uma obra se tornar um Best-Seller ele precisava ser boa. Na verdade, isso se aplica a qualquer tipo de produto. Não importa quanto haja divulgação, se for ruim não vai funcionar. Principalmente com a internet onde facilmente temos acessos a análises e resenhas de consumidores. Mas aí entra a questão: como seria um bom livro?

Provavelmente você já ouviu críticas em cima de livros populares, onde a qualidade deles é questionada. Críticos literários mais conservadores parecem ter repulsa de obras que fujam do padrão da tal “alta literatura”, mesmo que elas façam muito sucesso. Sendo assim, então um livro bom seria um livro de sucesso? Mas ele não fez sucesso por ser bom? Essas conclusões nunca chegaram a lugar nenhum para mim. Porém, O Segredo do Best-Seller trouxe respostas mais consistentes.

Este livro vai trazer o resultado de uma pesquisa científica que, através de uma análise minuciosa de lançamentos dos últimos 30 anos que se tornaram ou não Best-Sellers, conseguiram identificar padrões e semelhanças. Desta forma, os pesquisadores descobriram quais características são mais comuns em livros de sucesso e quais tendem a fracassar. De forma simples para leigos, eles expõem essas informações que, além de muito interessantes, podem ser bem úteis se você busca ser um autor de sucesso ou é uma editora decidindo em qual livro deve investir.

O livro divide os resultados em 4 categorias: Tema, Enredo, Estilo e Personagem. Em cada uma são descritas as características mais favoráveis e desfavoráveis para um livro se tornar um Best-Seller. Por exemplo, sobre Personagens, os casos de sucesso são os que os personagens agem e movimentam a história. Literalmente através do uso de verbos. O próprio livro exemplifica: ao invés de dizer “Daniela estava feliz” é muito melhor dizer que “Daniela riu”. O uso do discurso indireto livre, onde o narrador compartilha os pensamentos de um personagem e através disso conhecemos mais sobre ele, pode ser muito interessante, mas somente quando o personagem deixar os pensamentos de lado e fazer alguma coisa é que a história vai pra frente. E, segundo a pesquisa, é isso que a maioria dos leitores querem: movimento.

Não pretendo ficar compartilhando nessa resenha todos os segredos que Jodie Archer e Matthew Jockers descobriram, recomendo que vocês leiam o livro. Tem coisas muito inesperadas e tem coisas óbvias que inconscientemente a gente já tinha uma noção, mas ver isso sendo comprovado por dados é muito legal.

De bônus, em cada categoria eles adicionaram listas de quais livros se tornaram referencias de melhores execuções. Por exemplo, eles identificaram qual o melhor padrão de estrutura de enredo e descobriram que Cinquenta Tons de Cinza, O Código de Vinci e mais alguns outros livros são referencias ideais do uso dessa estrutura. No final, eles fazem um apanhado de tudo e nos revelam o livro que teve o melhor resultado: O Best-Seller Ideal. Você consegue adivinhar qual é? Foi uma surpresa até mesmo para os pesquisadores. Não vou revelar qual livro é, mas pretendo ler em algum momento, pois fiquei extremamente curioso.

Seja você um autor ou um editor em busca de produzir o próximo Best-Seller, ou apenas um leitor curioso atrás de indicações interessantes, esse livro compensa demais. Quem tem interesse de conhecer mais sobre a parte técnica da pesquisa, não vai encontrar muita coisa neste livro. No posfácio é explicado apenas um pouco do método. Mas, mesmo assim, não deixa de ser interessante. Eu que sou da área de TI e amo análise de dados achei incrível!


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Skoob Goodreads


O Segredo do Best-Seller

Jodie Archer & Matthew L. Jockers

ISBN: 978-85-824-6540-0

2017 – Astral Cultural

240 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Se perguntarmos para a maioria das pessoas sobre sucesso no mundo dos livros de ficção, vamos ouvir que é um jogo incerto de bolas de cristal. As vendas de E. L. James ou de Dan Brown parecem uma excentricidade — ocorrências aleatórias em um mercado incompreensível. É frequente ouvirmos que só a moda justifica o sucesso que fazem. Mas e se houvesse um algoritmo que pudesse revelar um DNA secreto de bestsellers, independente do gênero? Graças a Jodie Archer e Matthew Jockers, o algoritmo existe, o código foi descoberto e os resultados trazem uma nova compreensão sobre como funciona a ficção. O segredo do best-seller oferece, por exemplo, uma nova teoria explicando por que cinquenta tons de cinza vendeu tão bem. Revela quais temas costumam vender mais. E tudo com base em dados fascinantes retirados de um estudo de cinco anos e vinte mil livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s