Matéria Escura - Blake Crouch

Resenha | Matéria Escura – Blake Crouch

Matéria Escura é um livro do escritor Blake Crouch, publicado em 2016.


Olá, Sonhadores! Depois de uma longa espera na minha lista de leitura, finalmente chegou a vez de eu conhecer Blake Crouch, esse autor que ficou tão popular nos últimos anos com seus dois livros: Matéria Escura e Recursão. Pretendo ler ambos, mas decidi começar por Matéria Escura por ter sido lançado primeiro e hoje venho falar um pouco sobre essa experiência.

“É a grande beleza da juventude. A ausência de peso que a tudo permeia porque ainda não houve nenhuma escolha errada, nenhum caminho tomado, e a estrada que se bifurca num ponto adiante é cheia de puras e ilimitadas possibilidades.”

Sobre o Livro

Eu peguei esse livro para ler sem saber absolutamente nada sobre ele. Desde as primeiras páginas foi um caminho que eu não fazia ideia de para onde estava sendo levado. Isso foi interessante, então antes de falar sobre a história, fica aqui como uma sugestão para você. Mas caso queria ler já tendo uma noção, continue aqui comigo.

A história conta a aventura de Jason, um cientista que abandonou sua promissora carreira para ter uma vida mais tranquila com a esposa e o filho sendo um simples professor universitário. O mesmo fez sua esposa, se dedicando mais a família do que a sua promissora carreira como artista plástica. Um dia, quando ele saiu para passar rapidamente pela comemoração de um colega cientista que acabou de ganhar um prêmio, ele é sequestrado e acaba desacordado. Quando recupera a consciência, o professor está em um laboratório com pessoas que ele não conhece, mas que conhecem ele.

Apesar de ter o mesmo nome e aparência, Jason não é quem essas pessoas acreditam que ele seja, mas ao mesmo tempo não sente segurança em revelar isso. Ele fica interpretando esse papel até encontrar uma oportunidade de fugir e voltar para sua família. Porém, enquanto busca por respostas, surgem ainda mais perguntas, e tudo o leva para algo muito além da nossa compreensão.

Matéria Escura - Blake Crouch

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Essa foi uma leitura sensacional para mim. O livro tem todos os elementos que me atraem. Primeiramente, ele é super tranquilo e rápido de se ler, mas sem ser superficial. Durante a narrativa tem alguns pontos de reflexão e descrição que realmente nos fazem pensar, dando um equilíbrio ideal para a leitura.

Sem dúvidas, a originalidade da história e a ficção científica que o autor criou como base é super interessante. Quer dizer, não é algo totalmente original, já vimos várias vezes coisas semelhantes, mas ele soube faze-la de forma única, criativa e lógica. O livro tem uma temática muito absurda e complexa, e fazer com que tudo não fique muito abstrato e subjetivo, com regras bem definidas, foi outro ponto positivo para o livro.

O livro também fala muito sobre as decisões que tomamos na nossa vida, questionando escolhas, arrependimentos. E essa abordagem está super conectada com essa ciência explorada na história. Foi uma ideia sensacional e um dos pontos altos do livro para mim.

A caminho do final começamos a nos perguntas COMO o autor vai resolver os conflitos que ele mesmo criou sem ser muito forçado ou clichê. Aqui digo que ele passou raspando. Foi um final satisfatório, que conseguiu ficar ali no meio termo.

Fiquei muito curioso para ler o outro livro do autor e essa, com certeza, é uma super indicação para todos os tipos de leitores!

“Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Matéria Escura - Blake Crouch

Matéria Escura

Blake Crouch

ISBN: 978-85-510-0122-6

2017 – Intrínseca

352 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s