Retrospectiva Literária

Retrospectiva 2º Semestre 2021

Olá, Sonhadores! Bem-vindos a um dos posts que eu mais gosto de fazer aqui pro blog: a Retrospectiva Semestral! No último semestre, eu li insanamente mais do que estava acostumado, mas dessa vez eu precisei diminuir um pouco o ritmo. Tive muito trabalho, em Agosto teve o BEDA, em Outubro e Novembro minha vida ficou um caos por causa da mudança de casa, ou seja: li menos. Mas, mesmo assim, considero que li bastante. Afinal foram 24 livros!


Leituras do Semestre

Mas vamos para o que interessa! Um dos motivos que me fazem gostar de montar esse post é que eu consigo ter uma perspectiva melhor do quanto eu li e do que eu li. Seguem abaixo todas as leituras com os respectivos links para as resenhas (dos que eu fiz, claro) e as páginas deles no Skoob, Goodreads e na Amazon caso queira comprar usando meu link (e ajudando o blog <3).

Corte de Espinhos e Rosas

Sarah J. Maas

Avaliação: 2 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Análise de Discurso

Sérgio Freire

Avaliação: 5 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Phantastes

George MacDonald

Avaliação: 3 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Cipreste Triste

Agatha Christie

Avaliação: 5 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Ausência na Primavera

Mary Wesmacott

Avaliação: 5 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Ponti

Sharlene Teo

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Grande Gatsby

F. Scott Fitzgerald

Avaliação: 3 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Livro dos Mortos do Antigo Egito

E. A. Wallis Budge

Avaliação: 3 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente

TCD

Avaliação: 2 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Ponto de Virada

Monja Coen

Avaliação: 3 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Darwin Sem Frescura

Pirula & Reinaldo José Lopes

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Cores Vivas

Patrice Lawrence

Avaliação: 2 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Mulheres Sem Nome

Martha Hall Kelly

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Emma

Jane Austen

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

A História da Arte

E. H. Gombrich

Avaliação: 5 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

É Culpa de Macron

Gisele Servare

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Mistério dos Três Pedaços

Sophie Hannah

Avaliação: 5 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Amor Segundo Buenos Aires

Fernando Scheller

Avaliação: 3 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Clube do Crime das Quintas-feiras

Richard Osman

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Velho e o Mar

Ernest Hemingway

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Método Bullet Journal

Ryder Carroll

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

A Paixão Segundo G.H.

Clarice Lispector

Avaliação: 2 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

O Navio das Noivas

JoJo Moyes

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar

Diário de um Banana

Jeff Kinney

Avaliação: 4 de 5.

SkoobGoodreadsComprar


TOP 3 – Livros Favoritos

#1

Ausência na Primavera

#2

A História da Arte

#3

Mulheres Sem Nome

Não é novidade nenhuma a dificuldade que eu tenho em escolher coisas favoritas. Só que mais difícil ainda é ordena-las de 1 a 3! Os três livros desse TOP merecem estar nele, mas um não é melhor que o outro, cada um é o melhor do que se propõe. Minha ordenação foi única e exclusivamente pelo impacto que a leitura teve em mim. Em terceiro lugar temos Mulheres Sem Nome de Martha Hall Kelly, um livro que conseguiu fazer eu me interessar pelo tema da Segunda Guerra Mundial e quebrar esse pé atrás que eu tinha com esse tipo de livro. Em segundo lugar eu escolhi A História da Arte, pois é um livro super completo, interessante e me fez aprender muito sobre esse tema que eu já gosto tanto! Foi um livro caro, mas que valeu o investimento. E em primeiríssimo lugar foi a releitura (sim, RELEITURA) de Ausência na Primavera. Esse foi um livro que me transformou muito a primeira vez que eu li, e por causa disso eu decidi reler ele depois de tantos anos para tentar entender melhor o que nele me afetou tanto. E nossa, foi surpreendente fazer isso e perceber coisas que me passaram batido na época. Esse foi um livro escrito pela Agatha Christie sob um pseudônimo, pois não se trata de um livro policial, e isso só mostra como ela era talentosa.


Premiações

Caso você ainda não esteja familiarizado, todos semestre eu escolho arbitrariamente 5 premiações que se encaixem nos temas dos livros que li para decidir qual deles foi o melhor! Para dar uma chance de cada um ter seu minutinho de fama, não vou incluir os que já estão no TOP 3. Então vamos lá, seguem abaixo as categorias:

A Volta do Pior Livro!

Sim, ele voltou, aquele que é tão temido de todas as edições da retrospectiva: o Prêmio Pior Livro! As primeiras retrospectivas que eu fiz aqui em 2018 e 2019 tinham essa parte em que eu escolhia a pior leitura do semestre. Eu parei de fazer isso depois que mudei para esse formato atual com 5 categorias de premiações, e nunca mais escolhi a pior leitura. As minhas leituras, em sua grande maioria, tem sido boas, então não tinha mais sentido a necessidade de escolher um pior… até esse semestre. Dessa vez foram três livros que eu detestei muito, então achei apropriado usar de novo essa categoria. Primeiro temos Corte de Espinhos e Rosas que se salvou de ser o pior livro porque o problema dele é mais uma questão de ser superestimado. Ele em seus defeitos sim, é meio tosquinho também, é irritante o fato dele receber mais atenção do que muitos livros do mesmo gênero que não um milhão de vezes melhores, mas ainda assim ele consegue não ser o pior! Depois temos Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente que foi uma mega decepção, uma enganação total, pois absolutamente todos os textos só falam de relacionamentos e acho que existem coisas muito mais cruéis no mundo. Não invalidando o sofrimentos por amor, mas eu imaginei que o livro seria mais diverso. E ele só se salvou de ser o pior porque apesar de extremamente repetitivo, ele tem textos bons. E o pior dos piores, o vencedor dessa categoria foi: Cores Vivas. Eu raramente faço resenhas de livros que eu não gosto, mas esse eu tive que fazer, pois foi desesperador de ler. Tive tantas críticas contra ele que nem compensa colocar aqui, vai ler minha resenha que você vai entender.

Melhor Livro Clássico

Agora vamos falar de coisa boa, livros clássicos! Se você ainda não costuma ler livros clássicos e tem aquela barreira herdada do Ensino Médio, não se preocupe, tudo tem seu tempo. Eu também tive dificuldades, mas hoje em dia eu adoro lê-los e consigo reconhecer a importância deles. E você não precisa ficar de um lado ou do outro, é possível ler de tudo, basta olhar minha lista de leitura desse semestre, mais eclética impossível! E acompanhe sempre o Leitor dos Sonhos, pois eu sempre trago indicações ótimas de clássicos super interessantes. Mas enfim, vamos ao que interessa: o vencedor dessa categoria é Emma da Jane Austen! Eu já li outros livros da autora e tinha gostado, mas essa foi minha primeira leitura em inglês. Então foi uma experiência totalmente diferente, eu diria que até mais imersiva.

Melhor Livro Policial

Os concorrentes dessa categoria são Cipreste Triste da Agatha Christie, O Mistério dos Três Pedaços da Sophie Hannah e O Clube do Crime das Quints-feiras. Esse último infelizmente não vai ganhar, pois ele não atingiu minhas expectativas. Não é um livro ruim, mas também não é tudo aquilo que parecia ser. Cipreste Triste quaaase ganhou, afinal Agatha né? Mas decidi dar o prêmio para O Mistério dos Três Pedaços porque a autora (que atualmente tem os direitos de escrever usando o famoso Hercule Poirot) conseguiu fazer um mistério complexo e interessante e de bônus dar uma aprofundada na personalidade do personagem. Foi uma leitura super interessante e até mesmo o P.S. Allen que não é fã do Piort gostou dele nesse livro!

Melhor Livro de Não Ficção

Eu li bastante coisa de não ficção esse semestre e todas foram ótimas, cada uma no assunto que se propunha. Então para escolher o vencedor eu considerei o livro que foi mais agradável e divertido de ler. E o vencedor foi Darwin Sem Frescura. Neste livro o Pirula e o Reinaldo José Lopes falam sobre a teoria da evolução e explicam de forma interessante vários pontos sobre o tema que a maioria das pessoas confundem ou não entendem. E é algo ótimo de se saber, pois muitas vezes a biologia é usada como argumento falacioso por pessoas mal intencionadas para manipular os outros.

Melhor Livro do Clube de Leitura

Sigo participando do clube de leitura da minha querida amiga blogueira Mãe Literatura e esse semestre tivemos grandes leituras. Se Mulheres Sem Nome não tivesse no TOP 3 com certeza estaria aqui, mas neste caso o vencedor que eu escolhi foi Ponti da autora Sharlene Teo. Devo dizer que não é um livro perfeito e nem que vai agradar a todos. Ele é muito específico e tem pontos que não atrai a maioria dos leitores. Só que acho que ele merece esse prêmio porque, óbvio, eu gostei, mas também por ter sido uma leitura tão diferentona e surpreendente. É o tipo de livro que marcou e acho que quando um livro te marca é porque a leitura definitivamente valeu a pena.


E com isso 2021 chega ao fim! Espero que 2022 seja um ano com leituras tão incríveis como esse para todos nós. Continuarei por aqui trazendo minhas resenhas e posts sobre o meio literário. Então, caso você ainda não tenha feito isso, me siga aqui e no Instagram também. Assim você vai saber sempre que eu trouxer novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s