Resenha | O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

Olá, Sonhadores! O Grande Gatsby é um título bem famoso não apenas por ser um clássico americano, mas também graças a todas as adaptações que a história já recebeu em outras mídias. Eu assisti ao filme com Leonardo DiCaprio a um tempo atrás, gostei, e graças a essa edição super bonita lançada pela editora Excelsior eu decidi adquirir o livro para ler também!

Sempre que você sentir vontade de criticar alguém, disse-me ele, lembre-se de que nem todas as pessoas deste mundo tiveram as mesmas oportunidades que você.

Sobre a História

Apesar de receber o foco e certo protagonismo na história, não é Gatsby quem a conta, mas sim Nick Carraway. Ele é um jovem do interior que decidiu se aventurar na cidade grande atrás de conquistar sucesso e riqueza. Apesar desse objetivo, Nick não é uma pessoa tão ambiciosa e extravagante assim. Quando ele se muda para Nova Iorque não demora muito para ele perceber como as pessoas desse lugar são diferentes dele. A história se passa numa época de decadência moral e cultural dos EUA, após a Primeira Guerra Mundial e o crescimento da economia e isso é o que o autor mais da foco em seus personagens e contextos.

Uma das pessoas extravagantes que Nick conhece na história é o riquíssimo Jay Gatsby que, por acaso, é seu vizinho e costuma dar super festas em sua mansão, atraindo todos da região. Outros dois personagens centrais desse trama são a prima de Nick, Daisy, e seu marido Tom. Daisy e Gatsby já tiveram um romance no passado, foram separados pela guerra, mas agora o rapaz está determinado a conquista-la de volta. O triângulo amoroso é o contexto central da trama e Nick acaba envolvido em todos os desdobramentos da história, arrastado de lá para cá, tentando não tomar partido por nenhum dos lados, até que a simpatia que ele tem por Gatsby o influencia a ajuda-lo.

Minhas Considerações

A história tem um contexto muito interessante, mas a escrita do autor, a forma com que ele conta as coisas as vezes, é um pouco esquisita. Em vários momentos eu não entendi bem o que aconteceu ou o que ele quis passar. E acho que ter assistido o filme antes e já ter uma noção melhor dos acontecimentos ajudou a apreciar melhor a leitura. Eu já tinha um pouco de receio de ler, pois apesar de eu estar um pouco acostumado já a ler clássicos, os clássicos americanos, em especial, costumam não me agradar tanto.

Da mesma forma que alguns acontecimentos, os personagens são meio surreais. Eu acredito que o autor, ao representar a sociedade da época, exacerbou as características que ele queria criticar (pelo menos eu acho né, vai que as pessoas eram realmente surtadas daquele jeito hahah). Mas ao mesmo tempo que tudo parece exagerado, senti que isso me ajudou entender a época e, com certeza, é um conhecimento que vou ter guardado na memória.

O livro em si é curto, mas tem bastante conteúdo. E nada aprofundado, tudo é mais uma forma de crítica contra aqueles comportamentos. A trama e os conflitos acho que agradariam bastante gente, mas não tenho certeza se o livro agradaria num geral. Se quiser encarar a leitura precisa ir com a cabeça um pouco disposta a complexidades e sutilezas.


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Grande Gatsby

F. Scott Fitzgerald

ISBN: 978-65-874-3530-5

2021 – Excelsior

224 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Jay Gatsby, o anfitrião milionário de monumentais festas em sua mansão, suscita muita desconfiança em seus convidados no que diz respeito à origem de sua fortuna, obtida após sua participação na Primeira Guerra Mundial. Gatsby é apaixonado há anos por Daisy, uma aristocrata casada com o astro esportivo Tom Buchanan, e prima de Nick Carraway, um corretor de títulos que vive em Long Island, em uma casa vizinha à do protagonista.
Ao ser enfim convidado para uma das festas da Gatsy, Nick se torna seu amigo e, por meio dessa relação, Gatsy busca se aproximar de Daisy na esperança de reatar o velho romance, agora que se tornou um homem rico e capaz de impressioná-la.
O triângulo amoroso entre Daisy, Gatsby e Tom começa a ganhar ares de tensão até que culmina em uma sucessão de tragédias, revelando a verdadeira face dos personagens e da sociedade aristocrata norte-americana da década de 1920, marcada pela busca pelo glamour e pelo materialismo desenfreado.
Escrito pelo célebre autor americano F. Scott Fitzgerald, O grande Gatsby é considerado uma das melhores obras literárias do século XX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s