O Clube do Crime das Quintas-Feiras - Richard Osman

Resenha | O Clube do Crime das Quintas-Feiras – Richard Osman

Olá, Sonhadores! Bem-vindos a primeiríssima resenha de 2022 que vai se sobre um livro que fez muuuito sucesso ano passado: O Clube do Crime das Quintas-Feiras de Richard Osman. Eu demorei um pouco para ler devido a correria da vida no último semestre, mas desde que ouvi falar sobre ele eu fiquei com bastante vontade de ler. Afinal, eu, como grande fã de Agatha Christie, super me identifiquei com a proposta dessa história. Mas será que funcionou? Será que eu gostei? Bom, vamos falar sobre ela então!

“Depois de certa idade, você pode fazer basicamente o que quiser. Ninguém vai repreendê-lo, exceto os médicos e os filhos.”

Sobre a História

A história deste livro gira em torno de um clube formado por um quarteto de idosos que moram em uma espécie de condomínio para aposentados na Inglaterra. Eles se reúnem para debater e tentar resolver casos de crimes que nunca foram solucionados pela polícia. Só até aqui eu já acho bem interessante, a própria Agatha Christie fez algo parecido em Os Treze Problemas, um de seus livros de contos. Nele ela reúne Miss Marple e outros personagens para cada um contar sua história de mistério enquanto os outros membros do grupo tentam solucionar. Eu achei que seria algo parecido com isso, mas não foi bem assim…

Neste livro basicamente não mostra o grupo tentando solucionar nada do passado. Logo no início já acontece um crime que está totalmente ligado ao condomínio e eles aproveitam para tentar, pela primeira vez, solucionar um caso no presente! Cada membro do grupo possui habilidades específicas que os ajudam na investigação. Sem escrúpulos, eles vão metendo o nariz onde não foram chamados, conseguem se infiltrar na polícia para obter informações e fazem de um tudo para descobrir a verdade. Todo o livro gira em torno dessa caçada, onde familiares e amigos começam a aparecer envolvidos na história.

Minhas Considerações

Uma primeira problemática que eu ouvi falar sobre este livro, foi o fato de que não é muito bom que civis se envolvam em investigações da polícia. O que de certa forma faz sentido, afinal você pode acabar atrapalhando o trabalho deles ou se metendo em encrencas por se envolver com assuntos perigosos e não ter os mesmos recursos que a polícia para se proteger. E este livro, por ser divertido, talvez incentive os leitores a fazerem o mesmo que esse grupo de idosos. Não é algo tão problemático assim, mas fica aqui o disclaimer.

Como mencionei, esse é um livro divertido, apesar da temática. O mistério em si, de quem cometeu o crime não foi tão empolgante. Acho que faltou um pouco de clima na história para fazer a gente se importar e ficar curioso de fato. Então o destaque acaba ficando por conta mesmo da diversão. Os velhinhos são personagens muito cativantes e ousados. É muito engraçada a forma com que eles fazem as coisas de forma inconsequente, mas ao mesmo tempo muito convictos do que estão aprontando.

Um ponto que eu não sei se realmente é um problema do livro, ou se foi só uma questão pessoal minha, foi a narrativa que achei um pouco confusa em alguns momentos. Como eu li durante um período super conturbado da minha mudança para o apartamento novo, pode ser que tenha sido isso, mas não sei. Muitas vezes eu ficava perdido no que estava acontecendo, algumas coisas não ficavam muito claras. Você (que já leu) teve essa sensação também? Me conte, pois achei estranho.

Sei que o autor já lançou uma sequência, mas ainda não li. Não sei se ele pretende tornar isso uma série, mas acho que tem potencial. Se ele conseguir melhorar os problemas desse primeiro livro (que eu ouvi falar que ele melhorou mesmo), tem tudo para ser um grande sucesso. Você já leu? Deixa nos comentários o que achou! Se ainda não leu, vale a pena conferir!

“Vários anos atrás, todos acordavam cedo, pois havia muito o que fazer e o dia só tem vinte e quatro horas. Agora acordam cedo pois há muito o que fazer e seus dias estão contados.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Richard Osman

ISBN: 978-65-556-0178-7

2021 – Intrínseca

400 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Fenômeno editorial que o mundo não via desde o lançamento de Harry Potter, O Clube do Crime das Quintas-Feiras é um exemplo concreto de como uma história de mistério e assassinato pode ser extremamente engraçada.
Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para ― segundo consta na agenda da sala de reunião ― discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado.
Com todos os integrantes acima dos setenta anos, o Clube do Crime das Quintas-Feiras não é a equipe de detetives mais convencional em que se conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth… bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela.
Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes ― além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores ―, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s