Nêmesis - Agatha Christie

Resenha | Nêmesis – Agatha Christie

Nêmesis é um livro de Agatha Christie com sua icônica personagem Miss Marple.


Olá, Sonhadores! Hoje é aquele dia bom, dia de resenha de livro da Agatha Christie! Nessa releitura eu resolvi ousar e peguei um dos livros da autora que não me agradou tanto quando li pela primeira vez. Fiquei curioso para saber se atualmente ele me causaria o mesmo efeito, mas também queria descobrir o que me fez não ter gostado tanto dele na época. Se você tem interesse nele, vem comigo que vou contar tudo sobre essa minha experiência sem dar nenhum spoiler.

“- Francamente, é triste, mas hoje em dia a gente só se interessa por mortes!”

Sobre o Livro

Essa é uma aventura de Miss Marple, uma das últimas de sua carreira e que, de várias formas, resgata muitas coisas que aconteceram em outras histórias e que a levaram a ser quem ela é neste ponto. O principal resgate é justamente o que engata a trama: a morte de um conhecido, Jason Rafiel.

O Sr. Rafiel era um milionário que Miss Marple conheceu em uma viagem retratada no livro Mistério no Caribe. Ele a ajudou solucionar um crime ocorrido na ocasião e também foi onde surgiu essa anedota dela se denominar Nêmesis. Depois de alguns anos sem contato, Miss Marple fica sabendo pelos jornais da morte dele e, quase simultaneamente, é informada pelos advogados do falecido que ele havia deixado uma proposta para ela.

Essa proposta pedia para que ela investigasse um crime do passado, mas não dava nem se quer uma pequena pista de que crime era, onde ocorreu, quem foi a vítima, absolutamente nada. E caso ela conseguisse realizar essa missão, seria recompensada com uma boa parte da sua herança. Movida não só pelo dinheiro, mas também pela curiosidade, ela aceita o desafio e assim começa mais um trabalho de Nêmesis.

Nêmesis - Agatha Christie

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Sobre minha primeira experiência com o livro, ficou claro neste releitura o motivo de eu não ter gostado tanto. Ele é um pouco mais denso e nebuloso se comparado aos outros livros da autora. Acho que na época eu ainda não tinha muita preparação para este tipo de leitura e esperava algo mais simples. Tanto que dá claramente para perceber que ele é formado muito mais por longos parágrafos do que muitos diálogos como normalmente são.

Porém, uma coisa que talvez tenha me influenciado na época, mas que também me incomodou agora, é que esse papo de a Miss Marple não ter nem uma pequena dica de por onde começar a investigação não é real, é só um tentativa de fisgar sua curiosidade como leitor e a curiosidade da própria Miss Marple. Porque a partir do momento que ela aceita o desafio, começam a surgir pequenas ajudas preparadas pelo Sr. Rafiel que vão guiando Miss Marple por onde ela precisa ir. Achei isso meio sem graça e fraca a motivação de que ele fez isso porque queria que ela se inteirasse do caso sem qualquer influencia e pré-conceitos.

Eu não lembrava de quase nada do livro, nem mesmo quem é o(a) assassino(a), mas consegui descobrir não só quem era quando a motivação sozinho antes da revelação. Não sei se é tão óbvia assim, ou se foi apenas o fato de eu ter lido com bastante atenção, mas é algo que vale a pena destacar aqui.

Não é um livro dela que eu recomendo começarem a lê-la por ele. Acho, inclusive, que é um dos que você deve deixar por último, justamente por você precisar dessa experiência literária, e também por toda as referências que a autora trás de suas outras obras.


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Nêmesis

Agatha Christie

ISBN: 978-85-209-3989-5

2015 – Harper Collins

266 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Ao folhear seu jornal vespertino, Miss Jane Marple se depara com a inesperada notícia da morte de Jason Rafiel, um milionário que a ajudou a evitar uma tragédia não muito tempo atrás, numa viagem ao Caribe. Uma semana depois, ela descobre que o finado lhe deixou uma herança que ela só receberá se conseguir solucionar mais um mistério.
Mas como resolver esse caso se Mr. Rafiel não forneceu qualquer informação acerca do crime, do lugar, do assassino ou da vítima? Por onde Miss Marple poderia sequer começar? Seria essa apenas uma brincadeira de mau gosto? Ou o ato final que provará, de uma vez por todas, sua perspicácia e vocação como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s