Resenha | Mistério no Caribe – Agatha Christie

Olá, Sonhadores! Já que não podemos nos dar ao luxo de tirar umas férias no Caribe, então que tal ler esta aventura de férias da nossa querida senhorinha Miss Marple? No livro deste mês de Agatha Christie vamos investigar uma morte repentina muito suspeita e, ao mesmo tempo, aproveitar um banho de sol para relaxar. Vamos lá?

“A senhorita gostaria de ver o retrato de um assassino?”

Sobre a História

Não é porque Miss Marple é uma solteirona aposentada que ela não mereça passar uma temporada de férias no Caribe. Não que ela particularmente desejasse isso, mas seu sobrinho a convenceu de ir e pagou todas as despesas, então por que não? O problema é que Miss Marple está entediada agora. Ela está tão acostumada a observar e mexericar sobre a vida alheia no dia a dia no vilarejo em que mora que não tem muito o que fazer no Caribe com turistas desconhecidos que vem e vão.

Durante uma conversa com o Major Palgrave, Miss Marple faz esse desabafo e o homem, que não perde uma oportunidade de narrar as aventuras que passou na sua juventude para entreter seus ouvintes, conta uma história confusa de um suposto assassinato que saiu impune, mas que de alguma forma ele tinha a foto da pessoa que cometeu o crime. Miss Marple, cansada e distraída, mal estava prestando atenção na história, mas no momento que Palgrave ia lhe mostrar a foto, ela notou que ele recuou de forma muito estranha. O major parecia ter visto algo ou alguém atrás dela que o deixou transtornado.

No dia seguinte, para a surpresa de todos, o major Palgrave foi encontrado morto em seu bangalô. Isso afetou especialmente o casal Tim e Molly, proprietários do resort que Palgrave e Miss Marple estavam hospedados. Eles ficaram alarmados disso prejudicar seus negócios. A morte foi dada como natural, mas Miss Marple não ficou muito convencida e decidiu investigar por conta própria.

Minhas Considerações

A maior parte das obras de Agatha Christie são romances policiais que, em parte seguem um mesmo formato, em partes são únicos e originais. Porém, há uma grande diferença entre os livros com Hercule Poirot, dos livros com Miss Marple como detetive. Isso sem dúvidas faz com que muitos leitores prefiram um ao outro. Eu adoro ambos, mas particularmente gosto um pouco mais de Miss Marple. Primeiramente pelo fato de ela não se declarar (nem se considerar) uma detetive, mas principalmente por ser um tipo de pessoa improvável de ser um. Outra coisa que adoro nos livros com a velhoca é o futrico que sempre tem. É incrível como ela consegue coletar informação das pessoas que adoram uma fofoca, ou como ela consegue futricar para que uma informação chegue numa pessoa chave para o que ela quer.

Isso nos leva a alguns pontos do porquê achei esse livro ótimo e recomendo. Primeiro que eu fui feito de trouxa e passei longe de acertar quem era o/a assassino/a, mesmo sendo uma RELEITURA! Segundo que a futricagem não só é usada pela Miss Marple, mas também pelo assassino! De alguma forma todos sabiam que o major Palgrave sofria de hipertensão e por isso sua morte foi tomada como natural, mas ao mesmo tempo ninguém sabia como sabia, pois ninguém se lembrava do Palgrave dizer isso. Inclusive havia gente que se lembrava do oposto!

Outro ponto muito interessante foi que, como eu disse, Miss Marple não prestou muita atenção na história do assassinato que o major contou a ela. Da mesma forma que todo mundo que também ouviu a mesma história não deu atenção. Sendo assim, ninguém sabia ao certo quais eram os detalhes e cada um dizia ter ouvido uma versão diferente. Isso complicava imensamente as coisas para a investigação, mas me deixava, como leitor, cada vez mais curioso!

Definitivamente é uma obra da Agatha que você deve ler!

“Acho que talvez tenhamos que agir depressa. Muito depressa. Fui tola. Extremamente tola. Eu devia ter me dado conta desde o primeiro instante do que tudo significava. Era tão simples…”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Mistério no Caribe

Agatha Christie

ISBN: 978-85-254-3207-0

2015 – L&PM

235 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Com as despesas pagas por seu sobrinho, Miss Marple vai passar o inverno em uma ilha no Caribe e, quando tudo parecia monotonia, o major Palgrave morre. As suspeitas de Miss Marple eram corretas: ele fora envenenado, provavelmente por saber alguma coisa que deveria permanecer em segredo. Uma grande nuvem negra paira agora sobre a ilha, e Miss Marple se vê investigando o crime junto ao Sr. Rafiel, um velho milionário que acreditou em sua versão, e antes que as próximas vítimas sejam encontradas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s